Captar pacientes: dicas valorosas para movimentar o seu consultório

captar pacientes aperto maos
Compartilhe:

Um grande e comum desejo entre os médicos é ver o consultório lotado, ou seja, captar pacientes.

A rotina corrida e a agenda cheia, os obriga a fazer dupla jornada, trabalhando em clínicas particulares e hospitais (pois é, isso é uma realidade).

Porém, mesmo com tudo isso, ter a agenda completa continua sendo a segurança da saúde financeira das clínicas e consultórios.

Contudo, parece que captar pacientes tem se tornado algo cada vez mais difícil, o que resulta em vagas sempre disponíveis e até mesmo pouco movimento.

Isso acontece, principalmente, devido a alta movimentação do mercado e o surgimento de diversas clínicas e consultórios nos últimos tempos.

Por isso, a captação de pacientes se tornou um desafio grande para os profissionais da saúde.

No entanto, isso não quer dizer que você deva desistir ou desacreditar que é capaz de alavancar os seus atendimentos, pelo contrário, se a captação de clientes é um grande desafio – encare-o!

Neste artigo trazemos algumas estratégias que você pode usar para captar pacientes para sua clínica ou consultório, além de dicas eficientes como, por exemplo, de fazer o melhor atendimento pelo Whatsapp e informações úteis que podem te ajudar a encher a agenda e driblar a alta concorrência do mercado.

Boa leitura!

O que é captar pacientes?

captar pacientes visita medica
Como captar pacientes?

Como você já deve ter percebido, captar pacientes é muito importante e é um dos grandes sonhos de todo médico, mesmo que ele esteja cheio de tarefas e uma vida corrida.

Esta captação de pacientes consiste, basicamente, na implementação de estratégias e ações ligadas ao Marketing que tem como principal objetivo identificar perante o mercado novos pacientes.

Ou seja, é através destas estratégias que você médico ou dentista, por exemplo, poderão lotar a agenda de consultas e ampliar os atendimentos de suas clínicas ou consultórios.

Por mais que pareça uma ação simples e direta, a verdade é que se caracteriza como um dos maiores desafios da carreira de um profissional da saúde.

Afinal, seu consultório ou clínica não é o único na cidade/estado/país não é mesmo?

O mercado tem ampliado o leque de opções e, hoje em dia, já temos inúmeras clínicas e consultórios espalhados por todo o Brasil que não deixam de ser seus concorrentes.

Enfim, captar novos pacientes para o seu consultório ou clínica não tem nada de simples.

Trata-se mesmo de uma tarefa complexa que engloba questões como a inovação do consultório até fidelização de paciente – que deverão não só retornar para as consultas, como indicar o seu trabalho para mais pessoas, gerando um ciclo que resultará em bons resultados financeiros e uma agenda cada vez mais cheia.

Entretanto, para que isso venha a acontecer, é importante esforço e dedicação da sua parte. Tenha em mente boas estratégias para captação de pacientes é essencial (abaixo listamos as principais estratégias para isso).

Contudo, aqui já vai uma dica: um dos melhores caminhos a se seguir é o meio tecnológico, sendo assim, invista em tecnologia e inovações para fazer esta captação.

Importância de boas estratégias para captar pacientes

captar pacientes medico sentado paciente
Importância de sempre ter estratáegias para captar pacientes.

Se chegou até aqui, é porque você notou o quanto boas estratégias são importantes na captação de pacientes.

Estratégia, aliás, é a palavra-chave do sucesso de qualquer negócio e aqui ela é a peça que faltava para você alcançar uma grande quantidade de consultas.

É fato que a concorrência na área médica cresceu muito com o tempo.

Nos últimos anos, muitas clínicas populares aumentaram, principalmente, devido à falta de condição de centenas de pessoas de arcar com os custos de um plano de saúde e até mesmo ao alto índice de desemprego que assombra o país.

E claro que em meio a um cenário tão competitivo como este você deve estar se perguntando: como vou me promover e ganhar visibilidade para a minha clínica/consultório?

Bom, nós temos algumas dicas para te ajudar nisso, considerando que atualmente não basta ser o mais qualificado, o com o melhor currículo, o mais simpático e atencioso com os pacientes…você precisa se diferenciar perante os demais.

Confira abaixo dicas preciosas de como captar pacientes e manter a sua clínica no topo das mais buscadas, mesmo com tantas espalhadas pelo país.

Como captar pacientes?

captar pacientes medico mostrando tablet
Táticas para captar pacientes.

Como dissemos anteriormente, com cada vez mais clínicas e consultórios à disposição das pessoas, captar pacientes se tornou um grande desafio.

Sem contar que para fazer isso com sucesso, não basta só investir em profissionalização e educação continuada ou em um bom atendimento, você tem que mostrar seus diferenciais, ou melhor, as suas garras.

Pensando em te ajudar a dar a visibilidade que a sua clínica ou consultório tanto precisa e aumentar o número de consultas marcadas na sua agenda, nós separamos alguns pontos importantes que você deve considerar no seu planejamento de captação de pacientes, para que ele seja concluído com sucesso.

Você deve desde entender o seu público até investir em novas tecnologias e inovações que temos hoje no mercado para atrair todos os tipos de pacientes possíveis.

Além é claro, de manter um bom ambiente e recepção na sua clínica (já falamos disso aqui, inclusive).

Confira mais dicas essenciais e coloque-as hoje mesmo em prática!

Saiba quais são as necessidades que levam pacientes à clínica

Para realizar o melhor e mais qualificado atendimento, é preciso antes de tudo, entender as necessidades de cada paciente da clínica/consultório.

Cada pergunta respondida fará com que seu atendimento seja completo e humanizado, e que os seus pacientes se sintam bem e satisfeitos – retornando ao local e indicando o seu trabalho para mais pessoas.

Construa sua autoridade em sua área de atuação

Quando você conquista credibilidade e se torna autoridade em um determinado assunto, a confiança das pessoas em você tende a aumentar.

Por isso, é muito importante sempre se manter atento às tendências e se educar constantemente para passar o melhor atendimento aos seus pacientes.

Invista em identidade visual e ações de marketing

Com certeza você já deve ter ouvido a frase: “Quem não é visto, não é lembrado” e na área da saúde não é diferente.

Trabalhar no Marketing do local é tão importante quanto investir em você e nos seus funcionários. Comece marcando presença na internet através de um site profissional, por exemplo, e você colherá bons resultados.

Seja ativo em perfis profissionais de mídias digitais

Não é novidade que as mídias digitais são excelentes meios de divulgação e comunicação, sendo ótimas ferramentas na captação de pacientes para sua clínica. Seja o mais ativo possível, sem deixar o seu profissionalismo de lado.

Utilize a tecnologia para contato abrangente com potenciais pacientes da clínica

E que tal ampliar ainda mais os seus contatos utilizando não só as mídias digital, mas também plataformas feitas exclusivamente para a área da saúde?

A Sinaxys é uma destas ferramentas que te ajuda a captar mais pacientes por meio de uma rede de parceria, mas há inúmeras espalhadas pelo mercado.

Tenha uma abordagem que cative e passe confiança

O bom atendimento é um dos principais pontos que destacamos ao longo deste artigo e já até indicamos que você conhece as necessidades dos seus pacientes.

Cativar e passar confiança ao paciente, faz com que aquele gelo inicial seja quebrado e vocês possam conversar de forma mais próxima.

Solidifique a confiança ao longo do tratamento, propiciando indicações de novos pacientes

De nada irá adiantar fazer tudo que puder para captar pacientes, se estes não voltarem a se consultar com você, não é mesmo?

Por isso, que você deve realizar o melhor atendimento possível para que o paciente tenha as melhores impressões a seu respeito e sinta confiança em volta e ainda te indicar para outras pessoas.

Dicas para captar pacientes pela internet

captar pacientes medico mascara estendendo mao
Como captar pacientes online?

Como já citamos por aqui, inovar e aderir às novas tecnologias faz toda a diferença na captação de pacientes para sua clínica médica ou consultório, pois isso se torna um diferencial.

E marcar presença na internet é um destes diferenciais que você pode adquirir.

De acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma Doctoralia revelou que 92% dos brasileiros buscam informações sobre saúde na internet.

Diante disso, é indispensável que você ofereça além do procedimento clínico que o paciente busca, a melhor experiência em atendimento,  o agendamento mais rápido e simples, um maior conforto em todas as etapas do processo e um pós-atendimento cuidadoso.

Pensando em tudo isso e em como a internet é um excelente meio de captação de novos pacientes, separamos algumas ações que podem ajudar você a destacar a sua clínica ou consultório entre a concorrência e ter a melhor classificação do mercado.

Com diferenciais que só você pode oferecer, captando assim, um alto número de pacientes.

Veja abaixo as nossas dicas de fazer esta captação por meio de redes sociais, como o Instagram e Whatsapp – muito utilizados atualmente, inclusive.

Como captar pacientes pelo Instagram?

Como dissemos, ter uma presença online é extremamente importante atualmente, pois torna a sua clínica mais visível para os futuros pacientes.

E o WhatsApp e o Instagram se consolidaram como ótimas ferramentas para fazer essa captação.

Considerando que cada vez mais as pessoas estão utilizando as mídias digitais para pesquisar produtos e/ou serviços ou simplesmente esclarecer dúvidas sobre determinados temas.

Porém, é preciso entender como cada uma destas mídias funcionam e nós vamos te ajudar nisso. Confira dicas valiosas sobre como usar o Instagram na captação de pacientes:

1 – Utilize uma conta business para conseguir informações sobre o seu público e alcançar ainda mais pacientes;

2 – Usar hashtags é uma ótima forma de levar as suas publicações a mais pessoas;

3 – Aposte no engajamento, fazendo conteúdos atrativos e que gerem comentários e compartilhamentos;

4 – Não deixe passar nenhum comentário ou mensagem dos seus seguidores;

5 – Invista em anúncios para aumentar o alcance da sua conta e otimizar resultados.

Como falar com pacientes pelo WhatsApp?

captar pacientes medico mao paciente
Métodos para captar pacientes.

Sim, você precisa ter o WhatsApp como o principal meio de comunicação entre os pacientes.

Isso porque, além de um ótimo e popular aplicativo de conversas, é uma ferramenta que torna possível a troca de mensagens de forma instantânea – fazendo com que o atendimento seja mais rápido e ágil.

Porém, nós sabemos que há muitas dúvidas quando o assunto é falar com os pacientes pelo Whatsapp e é compreensível, afinal, não estávamos preparados totalmente para este boom digital que deu, principalmente por conta da pandemia da Covid-19.

1 – Utilização do WhatsApp Business (Empresarial);

2 – Divulgue o número do Whatsapp em todos os canais de comunicação, como seu site ou outras redes sociais, por exemplo.

3 – Use as outras mídias sociais para despertar o interesse do seu público (como o Instagram que falamos acima);

4 – Não deixe de responder seus pacientes ou não demore para fazer isso. Se preciso, programe respostas automáticas para eles saberem se você está ou não disponível;

5 – Crie conteúdos que esclareçam as dúvidas dos pacientes, afinal, é para isso que está no Whatsapp.

Vale ressaltar que o Conselho Federal de Medicina (CFM) autoriza a comunicação entre médicos e seus pacientes pelas mídias digitais, mas com certas regras que precisam ser seguidas, tais como:

1 – Não utilizar o WhatsApp ou outra ferramenta para atendimento médico, apenas para esclarecimento de dúvidas dos pacientes;

2 – Não fazer a divulgação de novos equipamentos e nem expor os pacientes, mesmo que eles tenham autorizado;

3 – Não anunciar técnicas exclusivas ou informar valores de tratamentos e consultas.

Por isso, antes de esclarecer as dúvidas dos pacientes. Inicie a conversa já explicando que aquele canal é somente para isso e, caso precise de atendimento, vocês podem marcar presencialmente ou online (por ferramentas exclusivas para a área da saúde).

Boas dicas não? Ao segui-las você não só garante um atendimento seguro e de qualidade aos seus pacientes, mas aprende a gerenciar o seu próprio tempo sem se desesperar com estas ferramentas.

Podemos dizer que quanto mais canais utilizar para se comunicar e espalhar o seu trabalho, maior será a captação de pacientes potenciais para a sua clínica ou consultório.

Mas, afinal, e se eu quiser contratar uma empresa especializada nisso? Vai funcionar também?

Nós respondemos às suas perguntas logo abaixo. Confira!

É interessante contratar empresa especializada para captar pacientes?

captar pacientes medico conversa paciente
Captar pacientes: conversa amistosa entre médica e paciente.

Tudo vai depender da sua necessidade e do seu objetivo. É fato que ao contratar empresas especializadas seus gastos serão muito maiores do que simplesmente investir em contas nas mídias sociais, por exemplo.

Porém, se mesmo após estas dicas que passos, você ainda tiver dúvidas em relação às estratégias e ações de Marketing, conversar com especialistas pode te ajudar.

O mais importante aqui é você alcançar a meta de encher a sua clínica ou consultório de pacientes e se destacar perante à concorrência, quanto mais divulgar o seu trabalho e fazê-lo da melhor forma possível, mais pacientes você terá.

Caso tenha decidido contratar especialistas e não sabe onde encontrá-los, confira nossa dica abaixo!

Conheça a Sinaxys

E se o assunto é o aumento na captação de clientes, saiba que a Sinaxys pode te ajudar nisso.

A Sinaxys possui, além de uma plataforma fácil, prática e intuitiva, uma rede de parceiros que muitos profissionais capacitados fazem parte. É por meio desta ampla rede que ela recebe e encaminha os pacientes.

Vale ressaltar que com a Sinaxys, você não só realiza a captação de pacientes como dinamiza a sua carreira por meio de uma rede de network profissional onde você encontra outros profissionais para fechar parcerias e ainda encontra inúmeras vagas na área da saúde, que se adequem ao seu perfil.

Então, aí vai mais uma dica: não perca tempo e crie a sua conta na plataforma, que pode está onde você estiver, na palma da sua mão.

Ah! E não deixe de conferir novos conteúdos no nosso blog, afinal, estamos sempre nos atualizando para que você também possa se atualizar sobre tudo a respeito da sua área.

Quer ser parceiro ou ampliar as suas possibilidades? Acesse já o nosso site e confira tudo que podemos te oferecer.

Conclusão

captar pacientes consulta
Como captar pacientes de forma eficaz?

A captação é algo necessário para médicos que querem ver suas clínicas ou consultórios lotados.

Porém, manter a agenda cheia tem sido um desafio cada vez maior, considerando que o número de clínicas no país aumentaram consideravelmente.

Por isso, demos dicas preciosas de como captar clientes – construir autoridade em meio a sua área de atuação, entender as necessidades de seus pacientes e investir em identidade visual e ações de Marketing são umas delas, afinal, captação é isso: implementação de estratégias e ações ligadas ao Marketing.

Como inovar e aderir às novas tecnologias  faz toda a diferença na captação de pacientes, a internet tem sido uma ferramenta indispensável para os médicos.

Porém, há regras a se seguir ao usar WhatsApp e Instagram, por exemplo, além de táticas infalíveis para conseguir resultados positivos nestes meios. E aqui, destacamos algumas para te ajudar.

Contudo, se você pensa em contratar empresas especializadas para captar pacientes, talvez seja  interessante, dependendo da sua necessidade, objetivo e, claro, do quanto está disposto a gastar, pois especialistas são um investimento mais caro do que simplesmente criar contas em redes sociais.

Por fim, não importam os meios, mas sim, os resultados. O importante é você captar pacientes e ter a boa visibilidade da sua clínica ou consultório.

Acompanhe o nosso blog para continuar bem informado sobre a área médica, Clique aqui!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere, profissional da saúde!

Baixe o app da SINAXYS gratuitamente

medico sinaxys

Encontre as melhores vagas de emprego na área da saúde.

medico sinaxys

Encontre vagas de emprego na área da saúde.