Chatbots para WhatsApp de clínicas médicas: o que são, vantagens e como escolher

CHATBOT PARA WHATSAPP
Compartilhe:

Os pacientes costumam reclamar da demora no atendimento pelo WhatsApp? Ou então, esquecem das consultas e você acaba perdendo pacientes? 

Os Chatbots para WhatsApp são recursos que ajudam a reduzir e até mesmo eliminar estes problemas. Tudo isso sem contar com a redução de erros, dos custos e do aumento da qualidade e disponibilidade. 

Afinal, com esses robôs, o seu atendimento pode ficar disponível 24 horas e 7 dias por semana. Perguntas simples e recorrentes, como horário de funcionamento, também podem ser solucionadas com o Chatbots. 

Quer entender melhor sobre essa tecnologia? Continue lendo este conteúdo!

Veja também como escolher o melhor para sua empresa, as opções mais conhecidas do mercado e as vantagens dos Chatbots para WhatsApp. Boa leitura!

Confira os seguintes tópicos:

  • O que são Chatbots?
  • Quais as vantagens de usar um Chatbot para WhatsApp em clínicas médicas?
  • Desvantagens de ter um Chatbot e como combatê-las 
  • Como escolher um Chatbot para WhatsApp de clínicas médicas?
  • Melhores Chatbots para WhatsApp para atendimento de clínicas 
  • Procurando profissionais para atender na sua clínica médica? Conheça a Sinaxys! 

O que são Chatbots?

Os Chatbots são sistemas, ou robôs, que podem ser  configurados e incorporados ao WhatsApp para automatizar a troca de mensagens com os seus pacientes. Vários tipos de empresa optam por este recurso, principalmente as que trabalham com prestação de serviços, como as clínicas médicas. 

Com os Chatobots, é possível configurar mensagens e criar todo um diálogo onde o “robô” consegue responder às principais dúvidas dos pacientes, como horário de funcionamento da clínica, valores de consulta e médicos disponíveis. 

Quando bem configurados, a comunicação continua humanizada e, inclusive, pode até passar despercebido pelos seus pacientes. 

O mecanismo utilizado pelos Chatbots para criar um diálogo “real” com as pessoas é chamado de Machine Learning ou aprendizado de máquina, onde o robô é “treinado” pelo sistema a oferecer as respostas certas. 

No próximo tópico, confira mais detalhes sobre as principais vantagens dos Chatbots

CHATBOT PARA WHATSAPP

Quais as vantagens de usar um Chatbot para WhatsApp em clínicas médicas?

1.Atendimento 24×7

Com certeza, a sua clínica deve receber mensagens fora do expediente de funcionamento de atendimento. Isso porque é muito comum as pessoas, após o horário comercial, pesquisarem no Google ou até mesmo nas redes sociais por serviços diversos. 

Com um Chatbot, esses pacientes não ficam a ver navios e conseguem ter as respostas básicas imediatamente quando enviam a mensagem. 

O que não acontece quando você dependem de uma equipe inteiramente “humana” para fazer todo o atendimento.

2.Economia com equipe 

Pegando o ganho da vantagem anterior, um Chatbot ajuda a reduzir os custos com equipe de atendimento. Isso não significa que você não precisará de pessoas no seu atendimento e sim, que este processo pode ser otimizado.  

Outra vantagem é que você pode, inclusive, realocar os colaboradores para outras áreas e até aperfeiçoar a experiência do atendimento presencial. 

3.Redução do trabalho manual

Uma vez tendo o Chatbot com as mensagens mais simples sendo respondidas, é possível fazer uma triagem mais rápida, entregando em tempo hábil as respostas para os pacientes.

Com isso, temos uma redução com uma atividade manual e uma maior rapidez no atendimento, o que é essencial para oferecer uma boa experiência aos seus pacientes. 

CHATBOT PARA WHATSAPP

4.Maior agilidade no atendimento

Ainda sobre agilidade, sabemos que, nem sempre, o paciente pode esperar até um atendente responder o que ele precisa. Com um Chatbot, você entrega respostas rápidas, podendo sair, inclusive, na frente das clínicas concorrentes. 

Basta imaginar a situação onde um paciente necessita urgente fazer um orçamento de um exame. Com qual clínica ele tem a possibilidade de fechar: com aquela que respondeu na hora ou a que demorou uma tarde inteira para atendê-lo?

5.Lembrete de consultas e horários

Outro gargalo bem comum nas clínicas e consultórios é a falta dos pacientes no dia da consulta devido ao esquecimento.  

Com um Chatbot, você pode enviar lembretes com o dia, horário e nome do profissional, contribuindo para que aquele paciente vá até à clínica. 

Dessa forma, além de reduzir as faltas, você acaba economizando com equipe e também em termos de tempo, já que não precisa disponibilizar um profissional para fazer somente este contato ativo. 

6.Análise do atendimento

Os Chatbots também permitem o envio de pesquisas de satisfação automaticamente, para que você possa analisar o atendimento da sua clínica. Assim, ao final de um período, basta emitir um relatório para acompanhar a nota dada pelos pacientes. 

3 Desvantagens de ter um Chatbot e o que fazer diante delas

1.Mensagens pouco humanizadas

As mensagens do Chatbot são inseridas pelo time de atendimento, certo? No entanto, elas precisam de um olhar especial para que o paciente não tenha a impressão de que está falando com um robô. 

Usar emojis e uma linguagem mais próxima torna os textos mais humanizados. Outra dica é perguntar a opinião das pessoas sobre as mensagens do Chatbot.

2.Pacientes desacostumados com essa tecnologia

Há alguns anos, não convivíamos com a internet e até mesmo com os celulares. Com o passar do tempo, fomos nos adaptando a esses recursos. No entanto, para algumas pessoas, isso foi mais fácil. 

Para outras, um verdadeiro desafio. Porém, de uma forma ou de outra, todo mundo precisou se adaptar às novas dinâmicas de comunicação. 

Então, ao implantar um chatbot na sua clínica, pode ser que alguns pacientes não se acostume de cara com o sistema, o que pode levar, inclusive, às reclamações. 

O melhor caminho para isso é a informação: converse com os pacientes sobre a mudança no atendimento, sempre reforçando os pontos positivos deste novo formato. 

3.Problemas com o próprio sistema

Internet que cai, celular que trava, sistemas fora do ar: toda tecnologia está arriscada a sofrer com algum tipo de instabilidade e com o Chatbot não seria diferente. 

Porém, não é por causa disso que você vai deixar de apostar neste recurso. O melhor caminho para se precaver contra possíveis instabilidades é buscando um sistema de Chatbot que ofereça um bom suporte. 

Pensar também em soluções alternativas enquanto um possível problema não é normalizado também é interessante.

CHATBOT PARA WHATSAPP 

Como escolher um Chatbot para WhatsApp de clínicas médicas?

Se você decidiu adquirir um Chatbot para WhatsApp, tenha muita atenção no momento da escolha, mesmo que a urgência e a demanda sejam grandes. 

O primeiro passo é entender as necessidades da sua clínica e exatamente o que você precisa: é um Chatbot para atendimento fora do horário comercial? Quais são os principais questionamentos que a recepção recebe? 

Depois, analise qual é o canal que a sua clínica mais recebe contato, se é por WhatsApp ou pelas redes sociais, como o Instagram. 

Por último, pesquise no mercado as opções disponíveis. Dê prioridade as que oferecem testes gratuitos, um bom suporte e que atendem às necessidades da sua clínica.

Melhores Chatbots para WhatsApp para atendimento de clínicas 

Existem milhares de opções de Chatbots para WhatsApp no mercado. Se você está procurando um sistema como esse para implantar na sua clínica, listamos os principais:

  1. Sirena
  2. Zendesk
  3. Octadesk
  4. ManyChat

Todos eles podem ser incorporados às redes sociais, ou seja, caso um cliente envie uma mensagem por esses canais, também pode ser atendidos.

Esses sistemas também permitem a configuração de mensagens automáticas e a geração de relatórios variados sobre o atendimento.

Primeiro plantão médico

Procurando profissionais para atender na sua clínica médica? Conheça a Sinaxys! 

Encontrar médicos e outros profissionais da área da saúde para trabalhar é um grande desafio para muitos gestores e/ou donos de clínicas e hospitais. O principal gargalo é justamente unir esses dois lados. 

Conte com a Sinaxys para divulgar as suas vagas disponíveis e encontrar os profissionais que você precisa!

A Sinaxys é uma plataforma que conecta profissionais da saúde às oportunidades disponíveis da seguinte forma:

  • O gestor ou dono da clínica faz o cadastro, escolhe um plano e insere as vagas disponíveis na plataforma. É possível inserir a descrição, carga horária, valores e até fotos do local;
  • O profissional de saúde, sem pagar nada, se cadastra na Sinaxys, preenche o perfil e se candidata às vagas. Por ser gratuita, as chances de você conseguir candidaturas é maior.

A partir de R$ 79,00 você pode divulgar suas vagas na Sinaxys e, assim, preencher o seu quadro de funcionários. 

Atualmente, a Sinaxys conta com mais de 7 mil profissionais cadastrados e registra mais de 50 mil acessos por mês!

Não perca tempo: clique aqui para se cadastrar na Sinaxys! 

Confira também

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere, profissional da saúde!

Baixe o app da SINAXYS gratuitamente

medico sinaxys

Encontre as melhores vagas de emprego na área da saúde.

medico sinaxys

Encontre vagas de emprego na área da saúde.