Como atrair pacientes: dicas e estratégias que nem todo mundo conhece!

como atrair pacientes medica solicita
Compartilhe:

 

Não é novidade para ninguém que a tecnologia mudou a vida de todos nós, não é mesmo? E sim, engana-se quem pensa que a área da saúde não aderiu às novas tendências de como atrair pacientes. Muito pelo contrário: estar de olho nas novidades é essencial para aumentar a clientela.

O melhor de tudo é que você não precisa investir uma grande quantia em dinheiro para conseguir se destacar perante à concorrência. Ideias inovadoras, que realmente façam a diferença e oferecer uma experiência excelente são fundamentais.

Neste conteúdo, entenda como atrair pacientes para o seu negócio e também como evitar problemas nessa divulgação. Veja também a importância do marketing médico para a área da saúde. Boa leitura!

Como atrair pacientes para o seu consultório: avaliação inicial e atendimento

como atrair pacientes medico atendimento

Atrair pacientes para o seu consultório, principalmente para uma avaliação inicial, não é tarefa fácil nos dias de hoje. Isso porque apenas um bom local e atendimento não bastam: é preciso agregar valor e oferecer algo a mais.

Esse movimento se deve à alta concorrência do mercado, que hoje afeta até às menores cidades do país, considerando que muitos profissionais de saúde têm aberto suas clínicas e consultórios e trabalhado por conta própria.

Na sua avaliação inicial, a dica principais é focar na chamada experiência do paciente, afinal, a primeira impressão é a que fica, lembra?

Considere todas as coisas que vão fazer seu paciente voltar – um atendimento humanizado, com interação e onde ele possa se sentir à vontade para tirar todas as dúvidas. Ou seja, deixe-o falar sobre as suas queixas e preste atenção em cada uma delas para oferecer um melhor diagnóstico e tratamento.

como atrair pacientes secretaria medica

Vale ressaaltar que, se seu atendimento não for satisfatório o suficiente, é provável que o paciente não retorne ao seu consultório (mesmo que ele necessite)

Então, foque em manter os seus pacientes, a satisfação deles e, consequentemente, o sucesso de sua clínica. Comece com um bom atendimento do início ao fim – se preferir, ofereça treinamento aos seus funcionários.

Além de uma boa avaliação inicial e de um atendimento excelente, outros ascpetos são importantes para atrair pacientes. Confira as principais estratégias.

16 Estratégias de como atrair e fidelizar pacientes

1. Infraestrutura: conforto é mais importante do que luxo

A clínica não precisa ser luxuosa, mas sim, ter uma infraestrutura é essencial. Manter-la limpa (em todos os seus ambientes), organizada e contar com equipamentos inovadores, por exemplo, faz toda a diferença.

O objetivo aqui é oferecer aos pacientes o melhor em conforto e bem-estar para que se sintam bem no pré, durante e pós-atendimento. Para tornar um ambientes agradável, contratar um arquiteto especializado em clínicas e na área da saúde é fundamental.

Lembre-se: tudo o que você fizer para ter uma clínica mais confortável e humanizada não é gasto e sim, investimento.

2. Descuba o perfil dos seus pacientes

como atrair pacientes consulta medico

Conhecer o perfil dos seus clientes e as suas necessidades é muito importante para definir as melhores estratégias e alavancar e captar mais pacientes, além de manter os que já estão.

Quer algums exemplos?

Se você atende crianças acompanhadas pela mãe, talvez seja interessante ter uma clínica com uma decoração mais lúdica; agora, se o seu perfil de clientes é um público mais idoso, priorizar o conforto e acessibilidade, em todos os sentidos é indispensavel.

3.Construa e mantenha a sua reputação

Construir uma boa reputação com os seus pacientes é essencial para mantê-los em sua clínica.

Um médico que passa credibilidade e confiança consegue ser autoridade em um mercado tão amplo e referência para outros que estão iniciando. Quando o paciente te conhece e sabe que você é bom no que faz, claramente que quando precisar, é você a primeira pessoa para quem ele irá ligar.

4.Tenha uma conta no Google Meu Negócio

Ter uma conta no Google Meu Negócio hoje é como estar em uma vitrine de uma das melhores lojas de um centro de compras.

O Google é uma das principais plataformas de buscas na web atualmente e, com certeza, todos nós já precisamos pesquisar algo nele algum dia. Então, garantir destaque nesta plataforma é essencial para você ser reconhecido.

Ao fazer isso, assim que alguém pesquisar pela sua clínica na internet, ela será encontrada mais facilmente.

5. Invista em ações de Marketing

Quando o assunto são serviços de saúde, é preciso ser notado no tempo certo. Afinal, por mais que você tenha serviços excelentes na sua clínica, as pessoas precisam saber disso.

Portanto, considerando as orientações do CFM sobre publicidade médica, divulgue os seus serviços nas redes sociais, e aposte também em ações de mídia off , como planfletos e até anúncios em rádio.

6. Tenha um site profissional

Assim como o Google é uma vitrine, o site também é. Se bem feito, gera atração e bons resultados ao negócio.

Para isso, busque uma empresa especializada neste tipo de serviço e mantenha uma produção constante de conteúdo, através de um blog.

7. Gere conteúdo interessante nas redes sociais

Investir em redes sociais é importante na hora de como atrair pacientes, afinal, quem não tem uma rede social hoje em dia?

Vale dizer que conteúdo bom é aquele que explora temas relevantes e gera credibilidade. Porém, nada de sair dando diagnósticos, a ideia aqui é atrair e chamar para consultas através de informações que gerem interesse ao seu público.

8.Invista em mídia paga Crie

Ter uma conta no Google e em redes sociais também ajuda a clínica a fazer campanhas de anúncios nesses locais. Mas se posso utilizar serviços gratuitos, por que apostar em mídia paga? Principalmente porque, sem anúncios, o alcance é limitado. Por isso, uma completa estratégia de marketing envolve tanto a mídia orgânica quanto a paga.

Busque um profissional chamado gestor de tráfego para colocar essa estratégia em prática.

9.Monitore as clínicas da concorrência

como atraii pacientes clinica

Se você não costuma monitorar a concorrência, saiba que este é um grande erro na hora de atrair pacientes.

Saber o que outras clínicas e profissionais da sua área estão fazendo ajuda a criar estratégias para se destacar no mercado amplo e competitivo da saúde.

De forma resumida, monitorar os concorrentes é uma atividade de extrema importância para garantir o diferencial de uma empresa.

A ideia não é ser um espião no mercado, mas sim, ser antenado perante às tantas mudanças e evoluções que acontecem no setor. Fora o fato de entender o comportamento dos pacientes mais a fundo e gerar insights que vão ajudar a otimizar suas estratégias

10. Invista em treinamentos

Já falamos por aqui do poder que os treinamentos têm na vida de profissionais, especialmente aqueles que lidam diretamente com as pessoas, como é o caso dos especialistas da área da saúde.

Um bom atendimento vai desde a recepção até a hora de dizer tchau ao médico. Porém, nem sempre estes profissionais recebem a orientação que deveriam e a clínica acaba sendo prejudica com pacientes insatisfeitos e que não retornam.

Por este motivo, é essencial que os seus funcionários sejam capazes de orientar os pacientes sobre os serviços disponíveis, por exemplo.

É preciso que parte do seu investimento vá para cursos de capacitação e treinamentos periódicos para todos, em especial, para a recepção – que está em primeiro plano no seu negócio e é quem recebe seus pacientes.

11. Não esqueça das ações de pós-atendimento

como atrair pacientes consulta medico na mesa

Fidelizar o seu paciente é o segundo passo que você deve dar após atraí-lo.

Afinal, se ele gostou da sua clínica, vai pensar em você primeiro assim que uma nova necessidade aparecer.

Contudo, fidelizar o paciente pode não ser algo tão fácil como parece, visto que ele recebe anúncios o tempo todo. Dessa forma, para ganhar vantagem, encontre maneiras de mostrar ao cliente que ele não é só mais um.

Envie cartões de aniversário, faça pesquisas de satisfação e peça a opinião dele. Isso causa uma boa impressão. Outra ideia é fazer campanhas de conscientização como prevenção ao câncer de mama, ao câncer de próstata e à saúde mental.

12. Busque processos automatizados para o atendimento

Usar a tecnologia a favor da clínica é uma ótima ideia para quem busca realizar um bom e rápido atendimento para  se diferenciar perante o mercado.

Uma dica de como atrair pacientes é usar e abusar de prontuários feitos sob medida, que te ajudam a organizar os dados e evitar os atrasos nos atendimentos – com isso, evita também as reclamações e insatisfações de seus pacientes.

Esses documentos conseguem deixar o fluxo correr de forma mais ágil, considerando que cada funcionário (desde a recepção) sabe como fazer e conhecer quais os próximos passos do atendimento.

13. Acompanhe as opiniões dos pacientes

Acompanhar as opiniões de seus pacientes dentro e fora da internet é importante. Afinal, por que alguns deles não chegaram a voltar, mesmo sabendo que precisavam?

Hoje em dia, grande parte da população busca referências na internet antes de ir a determinado estabelecimento – e podemos dizer que com os médicos isso é até mais forte, pois se incentiva conhecê-los antes de fazer qualquer procedimento.

Por isso, converse com seus pacientes – como dissemos anteriormente – faça uma pesquisa de satisfação com eles para entender os pontos a serem melhorados no seu negócio.

Confira: Segurança do paciente: saiba conceitos básicos e os protocolos da OMS

14. Faça parcerias

Com as parcerias, você pode unir forças  com outras empresas para atrair mais pacientes.

Isso ajuda a reduzir gastos também, uma vez que, sem as parcerias, seria provável que você tentasse partir para outras fontes de recursos. O que, sem dúvidas, culminaria em maiores gastos e problemas com um deles.

15. Crie um perfil em um portal médico

Diante da grande concorrência que a área médica oferece, criar um perfil em um portal especializado na área da saúde tem suas vantagens (e são muitas!) para como atrair pacientes.

Afinal, a internet pode te dar recursos como automatização de processos até mesmo a realização de consultas de forma online e segura. Assim, você pode expandir o seu mercado/atuação, fidelizar pacientes e se tornar uma grande referência na especialidade.

16.Ofereça atendimento via Telemedicina

Oferecer diferentes tipos de atendimentos é outra maneira eficiente para atrair novos clientes e você pode fazer isso mesmo que sua equipe não seja tão grande – lembra que falamos de otimização de processos?

Pois é! Uma ótima dica é ofertar o atendimento remoto via Telemedicina, que se tornou algo muito presente no mercado devido à pandemia da Covid-19.

como atrair pacientes consulta

Facilite a sua busca por vagas de emprego na área da saúde

Buscando por uma nova oportunidade profissional na área da saúde? Conte com a Sinaxys para encontrar as vagas perfeitas para você!

A Sinaxys conecta você às oportunidades da saúde, de acordo com o seu perfil. Nesse aplicativo, clínicas e hospitais divulgam vagas com carga horária, salário e até fotos do local.

Basta você baixar a plataforma e pronto, é só preencher o seu perfil e buscar as vagas.

Confira as vagas que estão esperando por você: clique aqui para baixar a Sinaxys. 

Recrute médicos e dentistas para sua clínica, hospital ou consultório. Clique aqui e saiba mais. 

 

Compartilhe:

Posts que você também pode gostar

Receba ofertas e candidate-se a vagas na área da saúde

Crie seu perfil, tenha acesso a vagas de trabalho e receba ofertas que combinam com o seu momento de carreira.