Como atrair pacientes: Avaliação Inicial, Estratégias e Dicas

como atrair pacientes medica solicita
Compartilhe:

Não é novidade para ninguém que a tecnologia mudou a vida de todos nós, não é mesmo? E sim, engana-se quem pensa que a área da saúde não aderiu às novas tendências de como atrair pacientes, pelo contrário, elas se tornaram essenciais para isso.

Você não precisa investir uma grande quantia em dinheiro para conseguir se destacar perante à concorrência. Mas sim tempo para ter ideias inovadoras que realmente façam a diferença, e nisso nós podemos te ajudar.

Neste artigo trazemos algumas dicas de como atrair pacientes para o seu negócio e também como evitar problemas nessa divulgação (que segue regras). Fora o fato de te mostrar a importância do marketing médico para a área da saúde.

Como atrair pacientes para o seu consultório – Avaliação Inicial

como atrair pacientes medico atendimento

Como atrair pacientes para o seu consultório, principalmente para uma avaliação inicial, não é tarefa fácil nos dias de hoje. Isso porque, um bom local e atendimento não bastam, tem que oferecer mais do que isso.

E grande parte disso se deve à alta concorrência do mercado, que hoje afeta até às menores cidades do país – considerando que muitos profissionais de saúde têm aberto suas clínicas e consultórios e trabalhado por conta própria.

Na sua avaliação inicial, a dica é focar na chamada experiência do paciente, afinal, a primeira impressão é a que fica, lembra?

Considere todas as coisas que vão fazer seu paciente voltar – um atendimento humanizado, com interação e onde ele possa se sentir à vontade para tirar todas as dúvidas.

E que tal usa a internet a seu favor e fazer a divulgação dos seus serviços? (Abaixo você confere algumas regrinhas que precisam ser seguidas com relação a isso).

Qualidade do atendimento

O atendimento precisa ser priorizado, obviamente. Foque em oferecer um atendimento humanizado ao paciente, além de ético e adequado tecnicamente. Ou seja, deixe-o à vontade para fazer suas queixas e preste atenção em cada uma delas para oferecer um melhor diagnóstico e tratamento.

Atendimento ao cliente satisfatório

como atrair pacientes secretaria medica

Se o seu atendimento não for satisfatório o suficiente, é provável que o paciente não retorne ao seu consultório (mesmo que ele necessite). E é claro que você tem que entender estes casos, e o melhor, evitá-los.

Então, foque em manter os seus pacientes, a satisfação deles e, consequentemente, o sucesso de sua clínica. Comece com um bom atendimento do início ao fim – se preferir, ofereça treinamento aos seus funcionários.

Infraestrutura do local

A clínica não precisa ser luxuosa, mas sim, ter uma infraestrutura é essencial. Manter-la limpa (em todos os seus ambientes), organizada e contar com equipamentos inovadores, por exemplo, faz toda a diferença. É gastar para ganhar, vamos assim dizer.

O objetivo aqui é oferecer aos pacientes o melhor em conforto e bem-estar para que se sintam bem no pré, durante e pós-atendimento.

15 Estratégias de como atrair pacientes na sua clínica

Agora, está na hora de falarmos de estratégias de atração. Isso porque, de nada adianta um bom e organizado ambiente e um atendimento de qualidade, se ninguém souber do seu trabalho. Como atrair pacientes é essencial para manter seu negócio de pé.

E como ter um negócio de sucesso no século XXI? Simples! Marcando presença onde o seu público-alvo está, no caso, na internet. Isso é tão real que já foi confirmado que os brasileiros são os que estão mais conectados no mundo.  

Sendo natural o uso do ambiente digital em, praticamente, todos os setores do mercado. Por isso, veja 15 estratégias para se dar bem na web e captar muitos pacientes para sua clínica. Já pega o caderninho para anotar!

– Defina seu público e conheça suas necessidades

como atrair pacientes consulta medico

Público-alvo é aquele para onde as suas ações de marketing se direcionam, pois é o foco do seu negócio.

Por isso, conhecer este público e entender as necessidades dele é muito importante para definir as melhores estratégias e alavancar e captar mais pacientes, além de manter os que já estão. Se você não sabe definir o seu público-alvo, basta seguir alguns passos e fazer uma pesquisa e planejamento preciso.

– Construa sua reputação e autoridade no mercado

Construir uma boa reputação com os seus pacientes é essencial para mantê-los em sua clínica.

Um médico que passa credibilidade e confiança conseguem ser autoridade em um mercado tão amplo e referência para outros que estão iniciando, por exemplo. Quando o paciente te conhece e sabe que você é bom no que faz, claramente que quando precisar, é você a primeira pessoa para quem ele irá ligar.

– Tenha uma conta no Google Meu Negócio

Ter uma conta no Google Meu Negócio hoje é como estar em uma vitrine de uma das melhores lojas de um centro de compras.

O Google é uma das principais plataformas de buscas na web atualmente e, com certeza, todos nós já precisamos pesquisar algo nele algum dia. Então, garantir destaque nesta plataforma é essencial para você ser reconhecido.

– Invista em ações de Marketing

Quando o assunto são serviços de saúde, é preciso ser notado no tempo certo. E graças as ferramentas e estratégias de marketing usadas nos dias de hoje, isso é possível no ambiente digital, sendo um dos principais motivos para investir em marketing.

Quando usadas de forma correta, geram bons resultados e podem até custar menos do que você imagina. Um bom exemplo é um site profissional.

– Tenha um site profissional e otimizado.

Assim como o Google é uma vitrine, o site também é. Ou seja, ótimas ferramentas de como atrair pacientes.

Se bem feito, gera atração e bons resultados ao negócio. Porém, ele precisa ser bem estabelecido na web para ser encontrado facilmente pelos mecanismos de busca. Então, se pensa em ter um site, não esqueça das técnicas de SEO.

– Gere conteúdo informativo nas suas redes sociais

Investir em redes sociais é importante na hora de como atrair pacientes, afinal, quem não tem uma rede social hoje em dia?

Vale dizer que conteúdo bom é aquele que explora temas relevantes e gera credibilidade. Porém, nada de sair dando diagnósticos, a ideia aqui é atrair e chamar para consultas através de informações que gerem interesse ao seu público.

– Crie anúncios no Google e redes sociais

Ter uma conta no Google e em redes sociais também ajuda a clínica a fazer campanhas de anúncios nesses locais. Mas se posso utilizar serviços gratuitos, por que apostar em mídia paga? Principalmente porque sem anúncios, o alcance é limitado. Por isso, uma completa estratégia de marketing envolve tanto a mídia orgânica quanto a paga.

– Monitore a concorrência

como atraii pacientes clinica

Se você não costuma monitorar a concorrência, saiba que este é um grande erro na hora de como atrair pacientes. Saber o que outras marcas e profissionais da sua área estão fazendo, te ajuda a criar estratégias que te farão se destacar neste amplo e competitivo mercado.

De forma resumida, monitorar os concorrentes é uma atividade de extrema importância para garantir o diferencial de uma empresa.

A ideia não é ser um espião no mercado, mas sim, ser antenado perante às tantas mudanças e evoluções que acontecem no setor. Fora o fato de entender o comportamento dos pacientes mais a fundo e gerar insights que vão ajudar a otimizar suas estratégias

– Invista em treinamento de atendimento e vendas

Já falamos por aqui do poder que os treinamentos têm na vida de profissionais, especialmente aqueles que lidam diretamente com as pessoas, como é o caso dos especialistas da área da saúde.

Um bom atendimento vai desde a recepção até a hora de dizer tchau ao médico. Porém, nem sempre estes profissionais recebem a orientação que deveriam e a clínica acaba sendo prejudica com pacientes insatisfeitos e que não retornam.

Por este motivo, é essencial que os seus funcionários sejam capazes de orientar os pacientes sobre os serviços disponíveis, por exemplo.

É preciso que parte do seu investimento vá para cursos de capacitação e treinamentos periódicos para todos, em especial, para a recepção – que está em primeiro plano no seu negócio e é quem recebe seus pacientes.

Quanto melhor a preparação, melhor será a motivação e, consequentemente, os resultados de como atrair pacientes.

– Invista em ações de pós-venda e fidelize os seus pacientes

como atrair pacientes consulta medico na mesa

Fidelizar o seu paciente é o segundo passo que você deve dar, logo após conquistá-lo através dos outros passos já ditos por aqui. É fato que, se ele gostou da sua clínica, vai pensar em você primeiro assim que uma nova necessidade aparecer.

Contudo, conseguir a fidelização do paciente pode não ser algo tão fácil como parece, visto que ele recebe anúncios o tempo todo.

Por isso, para ganhar vantagem, encontre maneiras de mostrar ao cliente que ele não é só mais um.

Envie cartões de aniversário, faça pesquisas de satisfação e peça a opinião dele. Isso causa uma boa impressão. Outra ideia é fazer campanhas de conscientização como prevenção ao câncer de mama, ao câncer de próstata e à saúde mental.

– Busque processos automatizados para o atendimento

Usar a tecnologia a favor da clínica é uma ótima ideia para quem busca realizar um bom e rápido atendimento e se diferenciar perante o mercado.

Uma dica de como atrair pacientes é usar e abusar de prontuários feitos sob medida, que te ajudam a organizar os dados e evitar os atrasos nos atendimentos – com isso, evita também as reclamações e insatisfações de seus pacientes.

Esses documentos conseguem deixar o fluxo correr de forma mais ágil, considerando que cada funcionário (desde a recepção) sabe como fazer e conhecer quais os próximos passos do atendimento.

Os prontuários eletrônicos, no caso, nada mais são do que uma maneira de deixar este processo mais dinâmico e organizado.

– Acompanhe as opiniões dos pacientes

Acompanhar as opiniões de seus pacientes dentro e fora da internet é importante. Afinal, por que alguns deles não chegaram a voltar, mesmo sabendo que precisavam?

Hoje em dia, grande parte da população busca referências na internet antes de ir a determinado estabelecimento – e podemos dizer que com os médicos isso é até mais forte, pois se incentiva conhecê-los antes de fazer qualquer procedimento.

Por isso, converse com seus pacientes – como dissemos anteriormente – faça uma pesquisa de satisfação com eles para entendê-los e para que eles possam apontar pontos a serem melhorados no seu negócio.

– Faça parcerias

As parcerias são importantes em uma empresa ou negócio por diversas razões, tais como: a possibilidade que a parceria nos dá de ter um maior alcance e poder unir forças e talentos das partes (know-how como alguns chamam).

Para ser mais direto, com parcerias e associações você poderá ter acessos a recursos e habilidades que antes não tinha ao longo do seu projeto.

Isso ajuda a reduzir gastos também, pois sem as parcerias, é provável que você tentasse partir para outras fontes de recursos e, sem dúvidas, teria maiores gastos e problemas com um deles.

– Crie um perfil em um portal médico

Diante da grande concorrência que a área médica oferece, criar um perfil em um portal especializado na área da saúde tem suas vantagens (e são muitas!) para como atrair pacientes.

A internet pode te dar recursos como automatização de processos até mesmo a realização de consultas de forma online e segura, o que ganhou muito destaque perante à pandemia da Covid-19; Além da otimização de processos, você pode expandir o seu mercado/atuação, fidelizar pacientes e se tornar uma grande referência na especialidade.

– Ofereça atendimento remoto via Telemedicina

Oferecer diferentes tipos de exames é outra maneira eficiente de atrair novos clientes para o seu negócio e você pode fazer isso mesmo que sua equipe não seja tão grande – lembra que falamos de otimização de processos?

Pois é! Uma ótima dica é ofertar o atendimento remoto via Telemedicina, que como já falamos, se tornou algo muito presente no mercado graças à pandemia da Covid-19.

Atenção as regras do Marketing Médico na atração de novos pacientes

como atrair pacientes consulta

Obviamente que você deve ter notado a grande evolução tecnológica que ocorreu, afinal, isso acabou afetando diretamente o comportamento das pessoas – o que aconteceu na área médica também.

Isso porque, os pacientes deixaram de ser apenas pacientes em consultórios médicos para se tornarem formadores de opiniões na internet através de suas próprias experiências e expectativas.

Então não é incomum vermos estes pacientes buscando referências nas redes, antes de ir ao médico – inclusive, isso é até recomendado.

Por esta razão, já ficou claro que mesmo o setor de tanta procura e necessidade como é o caso da área da saúde precisa de destaque no mercado para não deixar de lucrar e crescer enquanto companhia.

Claro que por estarmos falando de um assunto sério, há regras a serem seguidas tanto pelos profissionais de medicina quanto pelos da área de marketing/comunicação, a fim de garantir uma promoção ética.

Vale ressaltar que, apesar de estratégias de  publicidade e marketing neste segmento serem permitidas, as práticas de divulgação para a área médica são regulamentadas pelo Conselho Federal de Medicina – com isso, há regras que precisam ser seguidas. Confira abaixo o que é e o que não é permitido.

O que é permitido?

É permitido na hora de como atrair pacientes a divulgação de forma ética e cuidadosa. Feito isso, você não só estará gerando atração como construindo a imagem da empresa e fornecendo conhecimento em torno da saúde.

Claro que não pode deixar de indicar consulta e avaliação médica, pois a internet não substitui um consultório médico.

O que não é válido?

Divulgação sem a fonte, visto que não gera credibilidade e nem confiança, prejudicando a imagem do médico ou estabelecimento.

Também não é válido garantir o “dom da cura” ou um resultado a ser atingido, mesmo que você seja um excelente profissional. Muito menos usar casos de sucesso para isso.

Nada de usar a internet para sugerir diagnósticos ou dar receitas sem uma consulta, todo cuidado é pouco com relação à conteúdos médicos.

Pensar em criar pânico acerca de determinada doença somente para como atrair pacientes ou se autopromover também não é uma boa ideia.

Facilite a sua busca por vagas de emprego na área da saúde

como atrair pacientes medicos sorrindo

E se você está em busca de grandes  oportunidades na área da saúde e de formas de criar uma rede de network eficaz e suficientemente capaz de dinamizar sua carreira, a Sinaxys é a solução!

Com a Sinaxys, você tem um site e aplicativo incrível e com muitas vagas na área da saúde, que vão de acordo com o perfil de cada um. Tudo para que você escolha a melhor opção!

Além do mais, você tem conteúdos exclusivos sobre a área da Medicina para te deixar em dia com as últimas tendências do momento.

Acesse o site e confira todas estas novidades!

Conclusão

Por fim, podemos concluir que atrair e fidelizar pacientes/clientes é muito importante atualmente e se tornou um grande desafio para clínicas, hospitais e médicos de todo o país.

Isso porque, a Medicina é uma área muito disputada em universidades e com amplo mercado de atuação, que exige cada vez mais de seus especialistas quando o assunto é se destacar perante à alta concorrência.

Para superar tudo isso, é necessário oferecer diferenciais aos pacientes que passam pelas clínicas, como bom e humanizado atendimento, uso de tecnologias (que são muitas hoje em dia), investir em marketing de conteúdo e ferramentas que facilitam o dia a dia de profissionais da área como a Telemedicina e portais voltados ao segmento da saúde, por exemplo.

Conte com a Sinaxys para te manter atualizado sobre as novas tendencias e tecnologias da área da saúde e dinamizar sua carreira, através de uma plataforma prática, rápida e segurança.

Acesse o site para saber mais, baixe nosso app nas principais lojas e se este conteúdo foi útil para você, compartilhe!

Veja mais conteúdos sobre a área da Medicina em nosso blog.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere, profissional da saúde!

Baixe o app da SINAXYS gratuitamente

medico sinaxys

Encontre as melhores vagas de emprego na área da saúde.

medico sinaxys

Encontre vagas de emprego na área da saúde.