Currículo de dentista: como elaborar um bom currículo profissional

curriculo dentista profissional mao cruzada
Compartilhe:

Seja durante o processo de graduação ou mesmo logo depois de terminá-la, a construção de um bom currículo de dentista é um dos primeiros passos a serem dados.

Afinal, este tipo de documento não fala apenas de você mesmo, mas também sobre a sua habilidade de se apresentar a fim de demonstrar a sua qualificação para algum trabalho, por exemplo.

No entanto, é muito comum que, por vezes, as pessoas se sintam perdidas sobre como construir um bom currículo. E esta dificuldade se estende para toda e qualquer área de atuação.

Sendo assim, neste artigo você irá conferir alguns pontos importantes que você deve saber para montar um ótimo currículo de dentista e, quem sabe, conseguir a vaga de trabalho.

O que é o currículo de dentista?

curriculo dentista mulher tablet
Dentista preenchendo ficha.

De uma forma simples e direta, um currículo de dentista nada mais é do que um tipo de documento que é composto por informações pessoais que demonstram o nível de qualificação e adequação de um candidato a determinada vaga de trabalho na odontologia.

Por conta disso, e entendido a relevância deste tipo de documento, é necessário manter o currículo de dentista sempre atualizado. Assim, demonstrar de maneira clara a formação acadêmica, a experiência profissional e algumas habilidades pessoais pode alavancar bastante a apresentação de um currículo de dentista.

Outro ponto que deve ser ressaltado, mas que pouco se fala, é que um currículo de dentista ou outro qualquer deve chamar a atenção do recrutador de forma rápida. Afinal, um único recrutador analisa inúmeros currículos por dia e, portanto, tem pouco tempo para verificar as informações contidas no documento.

Qual é a diferença entre dentista e ortodontista?

Embora possa parecer ser a mesma coisa para muitas pessoas, sim, existe uma diferença entre a profissão de dentista e ortodontista.

Por sua vez, o dentista é um profissional com capacidade de atuar na área da odontologia e que, assim, realiza todos os procedimentos gerais, ele não tem um área de atuação específica.

Algumas funções de um dentista são a prevenção, diagnóstico e também o tratamento de doenças que afetam os dentes e gengivas. Bem como, a sua prestação de serviços tem íntima ligação com a manutenção de higiene e saúde bucal.

Por fim, um profissional ortodontista tem sua especialização focada na ortodontia, como o próprio nome pressupõe. Desse modo, a sua função está ligada a correção dos dentes e ossos do maxilar.

Ou seja, no caso de correção e/ou o alinhamento dos dentes, o profissional capacitado para realizar o procedimento adequado não é o dentista, mas, sim, o ortodontista. Ele será quem acompanha o paciente durante o processo de alinhamento e conquista da harmonia dos dentes.

Se quiser saber mais sobre a função de um ortodontista, confira: Ortodontia: o que faz, tratamentos, sua especialização e quanto ganha. Veja também: Endodontia: o que é, o que faz o especialista e como se especializar.

Para que serve o currículo de dentista?

curriculo dentista mulher sorrindo papel mao
Dentista avaliando currículo de candidato.

Até aqui você já entendeu tanto a diferença entre as profissões de dentista e ortodontista, como também o que é um currículo de dentista. No entanto, ainda cabe demonstrar de forma mais aprofundada a utilidade de um currículo de dentista.

Um currículo de dentista serve para que um profissional já formado ou em formação demonstre um pouco sobre a sua vivência na área da odontologia.

Assim, é no currículo de dentista que existe não apenas a chance de conquistar uma vaga de emprego, mas também a oportunidade de ganhar experiência em se apresentar, “vender seu peixe”.

Por isso, manter um currículo bem estruturado, organizado, atualizado, de fácil compreensão e que, sempre que possível, chame a atenção do recrutador é de grande importância.

Uma vez que, quanto mais fácil a informações pessoais estiverem dispostas de uma forma que atraia seu recrutador, a “venda do peixe” será mais rápida.

No próximo tópico você entenderá melhor a respeito da importância de um currículo de dentista completo.

Importância de um currículo de dentista completo para boa colocação no mercado de trabalho

curriculo dentista mulher sorrindo
Dentista cuidando de questões administrativas.

Devido ao currículo de dentista ser o primeiro contato que um graduado ou graduando tem com o recrutador, quanto mais completo ele estiver, melhor serão as chances de conquista da vaga.

De maneira resumida, a relevância de um currículo de dentista completo é que este tipo de documento é a porta de entrada para o mercado de trabalho e  que tem o poder de despertar o desejo do recrutador em conhecer mais sobre o candidato e, portanto, tendo a chance de ter uma entrevista.

Por isso, um currículo de dentista completo é aquele que, dentre outras informações, contém informações pessoais, experiências profissionais, habilidades pessoais, atividades extracurriculares e etc.

Vale ressaltar que um dos erros mais comuns dos profissionais ao criarem um currículo é a falta de importância dada ao documento. Assim, é normal que a apresentação curricular esteja confusa, informações bagunçadas, mal estruturadas e que, muitas vezes, são descartados.

Afinal, se o candidato não se preocupa em como se apresentar, porque se iria preocupar em oferecer ótimos serviços ao ser contratado pela empresa, clínica?

Sendo assim, ressaltamos mais uma vez a importância de se ter um currículo de dentista bem estruturado, completo e que responda o máximo de dúvidas do seu recrutador quanto ao seu perfil profissional.

Como fazer currículo para dentista recém formado?

Uma das maiores dificuldades, como dito no início deste artigo, é a criação de um currículo logo depois que se forma. Pois, grande parte dos graduados estão perdidos tanto em como criar um bom currículo quanto em como está funcionando o seu mercado de trabalho.

A primeira dica que pode ser muito útil para você é seja objetivo e convincente. Além de seu recrutador ter pouco tempo para analisar o seu currículo de dentista, falar demais no currículo pode demonstrar que você está perdido ou mesmo confundir seu recrutador.

Outro ponto, que mesmo sendo óbvio muita gente ainda erra, é dispor de suas informações pessoais como nome completo, idade, endereço, estado civil, meios para contatos e toda informação essencial para que haja contato posterior com você.

Além disso, no currículo de dentista, deixe bem claro qual é o seu objetivo profissional. Bem como, trate de suas experiências profissionais, detalhar elas irá demonstrar o quão profundas foram suas experiências.

Mas, atente-se para o fato de falar sobre as suas experiências mais recentes e que seja relevante tanto para a sua área quanto para a vaga de sua candidatura.

Por fim, não esqueça de colocar sua formação acadêmica, os idiomas que domina junto com o nível de domínio. Como também coloque outras informações interessantes sobre si mesmo, podem ser trabalhos voluntários, intercâmbios, cursos com suas respectivas durações e traços de sua personalidade.

Como fazer um currículo para estágio de odontologia?

Antes de saber como fazer um currículo para estágio de odontologia, você deve saber o que se faz em um estágio. Assim, como aluno, há a realização do exame de muitos pacientes e o contato com vários tipos de problemas comuns à profissão.

Além disso, existem os estágios que são obrigatórios e, portanto, não remunerados, e também aqueles que não são obrigatórios e a remuneração pode variar de R$700,00 a R$1500,00.

Por sua vez, quanto as dicas para estruturar seus currículo de dentista visando um estágio você pode seguir as dicas anteriores para o currículo de um recém formado.

No entanto, quando se trata de um primeiro estágio, logo você não tem experiências para contar, exceto quando se candidatou ao voluntariado. Por isso, algumas informações devem ser modificadas.

Entretanto, a fim de conseguir uma vaga de estágio mais rápido, então, escolha sua área de atuação e, por meio disso, será possível direcionar melhor a sua carreira.

Além disso, entenda as atribuições do estágio para o qual quer se candidatar a vaga, alinhar suas perspectivas com o que você terá que fazer durante o estágio é o melhor a se fazer para desempenhar bem a função.

Além disso, busque indicações de professores, eles são pessoas da sua área tanto com mais experiência quanto com uma visão ampla sobre as suas habilidades também. Assim, eles podem até ser seus tutores a respeito do desenvolvimento do seu ponto forte e melhoria dos pontos fracos.

Por fim, caso você se candidate a vagas de estágio online, então, estude as palavras-chave e estude cada uma delas.

Desse modo, ao construir o seu currículo você pode repetir algumas vezes a área que quer atuar, assim, o seu potencial recrutador irá encontrar mais rápido o seu currículo de dentista na internet.

Como fazer um currículo para auxiliar de dentista?

Um currículo de auxiliar de dentista também deve seguir os mesmo princípios que aqui foram apresentados quanto a toda sua estruturação. Assim, a estrutura de um currículo de auxiliar de dentista deve seguir a seguinte linha:

  • Objetivo (auxiliar de dentista);
  • Experiência profissional;
  • Formação;
  • Informações adicionais (cursos com suas durações, intercâmbios e etc);
  • Idiomas que domina (nível de domínio);
  • Dados pessoais.

Fazendo dessa forma, a ordem da estrutura estará mais propícia para a verificação das informações em ordem de importância para o seu recrutador.

Como deve ser o currículo de um dentista?

curriculo dentista mulher preenchendo papel
Dentista sorridente no consultório.

Neste tópico você irá conferir alguns pontos que devem ser, obrigatoriamente, abordados dentro de um currículo de dentista, seja você recém formado ou alguém já experiente em sua área.

Além de conferir as dicas a seguir, veja também: Como montar um consultório odontológico? Equipamentos, custo, e mais.

Apresentação estética do currículo médico

A apresentação estética de um currículo de dentista tem a ver com a maneira que as informações são dispostas, a organização quanto com a aparência de um currículo. Há sites gratuitos como o Canva  que você pode tanto criar do zero um currículo mais estético quanto usar algum dos templates já prontos e substituir por suas informações.

O que colocar no objetivo de um currículo de dentista?

Na parte do objetivo em seu currículo você não pode se empolgar e escrever tudo o que vier à cabeça. Busque ser objetivo e escrever um texto pequeno e simples, o indicado é o tamanho máximo de duas linhas.

Nessas duas linhas você pode informar tanto os detalhes de sua área de atuação quanto as expectativas profissionais. Dê muita importância a este tópico para que consiga se destacar dos demais profissionais.

Apresentação das atividades no currículo médico demonstrando evolução profissional

Nesse ponto, você pode apresentar desde os cursos, palestras e congressos. No entanto, se atente para a ordem que você deve usar. Assim, busque colocar na ordem abaixo:

  • Data;
  • Nome do evento;
  • Nome do curso;
  • Horas-aula.

Não se esqueça das atividades extracurriculares

As atividades extracurriculares podem ser colocadas, também, no fim do currículo. É indicado colocar estas atividades adicionais depois dos idiomas que domina. Não se esqueça de apresentar cada uma delas de maneira resumida e busque enfatizar aquelas que têm mais a ver com o perfil da vaga.

As qualidades e principais características profissionais devem ser bem evidenciadas

Antes de colocar as suas qualidades pessoais e características profissionais, uma dica importantíssima é ler com o que a vaga quer ser preenchida. A partir disso, você pode colocar a atividade desenvolvida e as qualidades, características obtidas com isso. Por exemplo:

  • Atividade (Representante de turma)
  • Habilidades adquiridas (Liderança, comunicação, negociação e etc).

Atenção ao tamanho ideal de currículo médico

Busque sempre ser objetivo, um currículo de dentista longo além de ser cansativo, poderá acabar com o tempo de análise de seu recrutador antes mesmo que ele verifique as informações mais importantes.

Quais as informações que devem constar no currículo do dentista?

curriculo dentista homem entrevista profissional
Dentista recebendo currículo de candidata.

Uma vez entendido como deve ser um currículo de dentista, então, neste ponto você compreenderá, mais a fundo, como as informações devem constar no seu currículo.

Dados pessoais

As informações pessoais, a depender de como queira estruturar seu currículo, devem ser destacadas logo nas linhas iniciais. Por exemplo:

  • Nome completo;
  • Idade;
  • Estado civil;
  • Endereço;
  • Telefone;
  • E-mail.

Caso queira colocar uma foto, leve em consideração adicionar uma seja mais formal.

Informações acadêmicas

Aproveite este campo para adicionar todos os cursos que você fez, mas de maneira cronológica e decrescente. Ou seja, sempre inicie pelos mais recentes. Descreva da seguinte maneira:

  • Curso;
  • Carga horária;
  • Nome da instituição;
  • Ano de início;
  • Ano de conclusão.

Especializações médicas, caso houver

Caso tenha alguma especialização médica dentro da área de odontologia, não deixe de colocar no seu currículo de dentista. Esta área também é responsável por informar ao seu recrutador quais as habilidades que você detém.

Conheça um pouco das especializações existentes na odontologia, confira em: Especialidades odontológicas: veja todas reconhecidas pelo CFO – 2021

Experiência profissional

A experiência profissional, basicamente, funciona como um tipo de história que você conta ao recrutador. Mas, não seja prolixo, liste as experiências e liste-as começando com a mais recente até as mais antigas e vise descrever a função exercida com os seus respectivos resultados, caso tenha. Faça da seguinte forma:

  • Nome da empresa + breve descrição (segmento, porte, nacionalidade);
  • Cargo + data de início/fim + principais atividades e, se possível, alguns destaques/resultados.

Atividades diversas que agregam à descrição do profissional

As atividades diversas podem ser os cursos livres que você fez, algum trabalho voluntário, prática de esporte. No entanto, você não deve colocar as informações a toa, sempre ressaltar as habilidade que adquiriu com estas atividades.

Idiomas

Demonstrar a sua habilidade em falar mais de um idioma irá, além de destacar o seu currículo, fazer com que o recrutador entenda o quão apto você é para atuar em um mundo globalizado. Ressalte também o nível de domínio que você tem no idioma.

Voluntariado

Esta informação deve aparecer nas atividades complementares. Elas demonstram o seu nível de interesse em busca de experiências em sua área de atuação, ainda mais se você for alguém recém formado ou em busca de um estágio.

Bem como, é no trabalho voluntário onde muitas de suas habilidades podem ser desenvolvidas com mais rapidez.

Modelos de currículo de dentista

curriculo dentista entrevista
Dentista entrevistando candidata.

Basicamente, se você seguir cada uma de nossas dicas já poderá criar o seu próprio modelo de currículo. Entretanto, você pode conferir alguns exemplos de currículo acessando este link: modelos de currículo.

Conheça a Sinaxys

A Sinaxys é uma rede de networking profissional onde você pode, facilmente, encontrar várias vagas de emprego dentro da área de saúde, bem como você pode anunciar vagas para que outros profissionais se candidatem.

Além disso, a Sinaxys se preocupa em sempre produzir conteúdo que auxiliem os profissionais no crescimento de sua carreira.

Por isso, ao acessar o Blog Sinaxys poderá encontrar dicas, informações, assuntos em geral relacionados ao mundo médico.

Vagas para dentista

Como dito no tópico anterior, a Sinaxys é um rede de networking profissional e, por isso, dispõe de muitas vagas de trabalho, inclusive vaga para dentista.

Acesse este link e comece a sua busca agora mesmo!

Conclusão

curriculo dentista analise papeis

Neste artigo você conferiu algumas dicas importantes para construir um currículo que chame bastante a atenção do seu recrutador, seja você um profissional recém formado, em formação e em busca de um estágio, ou querendo se candidatar a vaga de auxiliar dentista.

Conteúdos como esses são frequentemente postados no Blog Sinaxys, por isso, não deixe de conferir o material gratuito a fim de alavancar a sua carreira e estar sempre atualizado.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere, profissional da saúde!

Baixe o app da SINAXYS gratuitamente

medico sinaxys

Encontre as melhores vagas de emprego na área da saúde.

medico sinaxys

Encontre vagas de emprego na área da saúde.