DATASUS: o que é, qual seu objetivo, como realizar consulta aos dados

datasus tabnet
Compartilhe:

O desenvolvimento da tecnologia é de longe uma das grandes responsáveis pela promoção da evolução de outras áreas do conhecimento, ou ao menos no auxílio desta evolução, como é o caso do DATASUS.

Assim, seja para armazenar dados e administrar todas as informações recebidas por um sistema ou órgão, é a tecnologia que auxilia, em grande parte, no seu melhor funcionamento.

E, sendo uma das demonstrações do desenvolvimento tecnológico, o DATASUS, que foi formalizado pelo decreto número 100 e criado pela Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), ajuda na organização dos dados do Sistema Único de Saúde.

Mas, o DATASUS não tem apenas esta incubência. Se você quiser saber um pouco mais sobre ele, confira este artigo até o fim e descubra desde o que é até as informações mais importantes que podem ser adquiridas por meio do uso deste sistema.

O que é o DATASUS?

datasus vacina
DATASUS: médico explicando relatório a paciente.

Antes de mais nada, cabe conceituar de maneira precisa o que afinal é o DATASUS. Sendo assim, o DATASUS é o departamento de informática do Sistema Único de Saúde (SUS). E este, por sua vez, é um órgão da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde.

Além disso, em se tratando um pouco da atuação do DATASUS, este departamento foi capaz de desenvolver cerca de 200 sistemas que têm a competência para atuar em função do Ministério da Saúde.

Vale ressaltar que a importância do DATASUS não diminuiu com o passar dos anos, uma vez que ele ajuda na criação de soluções tecnológicas e softwares que atuam voltado para sanar as necessidade das secretarias estaduais.

Qual é o objetivo do DATASUS?

Entendido um pouco sobre o que se trata o DATASUS, cabe entender melhor qual é o seu principal objetivo.

Desta feita, o foco do DATASUS é realizar a coleta, processo e disseminação de informações a respeito da saúde no país.

Além disso, o DATASUS ainda visa auxiliar, quanto aos órgãos do SUS, dar suporte em informática e em relação a sistemas necessários para o planejamento, operação e controles deles.

As atribuições do DATASUS não para por aí, pois este departamento carrega consigo, também, a função de usar informações integradas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com o fim de realizar projetos específicos na área da saúde.

Assim, a obtenção destas informações permite que haja uma melhor análise da situação da saúde em determinados territórios, como também a ação mais adequada a ser tomada. As informações que vão sendo obtidas ficam em programas como TABWIN e TABNET.

Iremos tratar sobre o TABNET em um ponto específico, confira agora a importância do DATASUS.

No entanto, de maneira prévia, cabe chamar atenção para o fato de que o DATASUS está em constante atualização e, por isso, suas informações são bastante confiáveis para uso.

Qual é a importância do DATASUS?

datasus sipni
DATASUS: médica utilizando celular no consultório.

Uma vez entendido o que é o DATASUS, então, fica mais claro e fácil de entender a sua importância.

Assim, a sua relevância para o campo da ciência e da saúde se dá, além de outros pontos, por conta do seu potencial de armazenamento de dados que, sim, pode ser discutido como se dá seu registro.

E, a partir disso, como dito anteriormente, é possível uma análise da saúde em territórios por todo o Brasil e, assim, tomar a medida cabível para a resolução de problemas que existam nessas localidades.

Além disso, a transparência do DATASUS apresenta os dados que são obtidos faz com que eles sejam ainda legítimos, seja para o uso no estudo da ciência e saúde ou para o desenvolvimento delas.

Isto partindo do ponto em que os dados adquiridos são suficientes para conseguir visualizar os pontos fracos e, então, fortalecê-los, e observar os pontos fortes e desenvolver eles ainda mais.

Como o DATASUS auxilia gestores da saúde pública?

Quando se trata do DATASUS como uma ferramenta que auxilia os gestores da saúde pública, então, deve-se falar em Business Intelligence. De maneira literal, o Business Intelligence pode ser traduzido como inteligência de negócios.

Por sua vez, é um processo que auxilia na orientação das ações da empresa a partir da coleta de dados. Mas, em relação ao DATASUS, tanto pode ser usado dentro do setor público quanto no privado.

A partir da explicação do que seria um Business Intelligence, vê-se que o DATASUS alcança o seu principal fim, nesse caso, o de dar suporte para os gestores da saúde pública tomarem melhores decisões.

Por exemplo, uma das ferramentas criadas por meio da união entre a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde e o DATASUS foi o SargSUS. Esta ferramenta tem o princípio primordial de dar apoio aos gestores municipais na criação e envio do RAG (Relatório Anual de Gestão) para o Conselho de Saúde.

Vale ressaltar que o RAG é um instrumento da gestão do SUS e que está disciplinado na lei 8.142/90, artigo 4º e item IV. Assim, referenciado também pela lei complementar 141/2012 e pela Portaria 575/2-12 do Ministério da Saúde.

Como o DATASUS também pode auxiliar na gestão da saúde privada?

Uma vez que o DATASUS é responsável tanto pelos sistemas quanto pelos aplicativos necessários para registrar e processar as informações de saúde, surge a partir daí o CNES. Isto é, o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

O CNES possui todas as informações a respeito das bases instaladas com o fim de atendimento da população nacional e, nesse meio, inclui-se o segmento privado que tem convênio com o SUS.

Assim, os estabelecimentos de saúde, como o do âmbito privado, também podem ter o auxílio do DATASUS em sua gestão da mesma forma que os estabelecimentos públicos.

Informações importantes referentes ao DATASUS

datasus sia
DATASUS: médico no computador.

Até aqui você compreendeu a importância do DATASUS, seja dentro do setor privado ou até mesmo dentro do segmento público. No entanto, ainda cabe falar um pouco mais sobre a base de dados que podem ser adquiridas dentro deste departamento de informática. Sendo assim, confira cada um dos tópicos a seguir.

Quais dados e indicadores podem ser obtidos no DATASUS?

Dentro do departamento de informática do Sistema Único de Saúde, isto é, o DATASUS, podem ser obtidas muitas informações. Por isso, cabe a ressalva quando a organização das informações dentro do sistema.

Assim, o departamento tem a sua estrutura separada em seções, são elas, por exemplo:

  • Informações financeiras;
  • Informações de saúde;
  • Serviços e tabelas e aplicativos e etc.

Dentre todas as seções que você pode encontrar no site oficial do DATASUS, as mais importantes a serem consideradas são as seções de informações de Saúde (BI) e informação de saúde (TABNET).

As informações de Saúde (BI) somente aquelas pessoas que têm autorização podem acessar esta seção. A autorização é concedida pelos gestores dos sistemas de informação.

O Business Intelligence é a seção onde existe a utilização das tecnologias de inteligência de negócio com a finalidade de gerir os dados e a pesquisa na área da saúde.

No entanto, quando se trata do TABNET, esta seção é mais utilizada com o fim de cruzar dados a respeito de morbidade, condições de vida, incapacidade, acesso a serviços, fatores ambientais e qualidade da atenção à saúde.

O TABNET não dispõe apenas destes tipos de informação, mas também em relação a cadastro de redes de hospitais e também de ambulatórios, bem como sobre a rede de assistência.

Por fim, ainda com relação ao sistema do TABNET, o motivo que leva ao uso dele para fazer o cruzamento de dados é por conta da sua capacidade de criar tabelas que possuem exatamente todos os indicadores necessários. Não é preciso saber usá-lo de forma prévia, uma vez que o próprio site do DATASUS tem um tutorial para este fim.

Quem pode acessar o DATASUS?

Todas as informações que contém dentro do sistema do DATASUS podem ser acessadas por todo o público que tenha interesse nelas.

No entanto, vale ressaltar que os bancos de dados que existem em conjunto com o Sistema Único de Saúde não têm sua criação com datas próximas e, por isso, existe um certo nível de dificuldade para realizar o acesso às informações.

Entretanto, é completamente possível encontrar todos os bancos de dados e também as informações que se quer dentro do departamento de informática.

Vale chamar a atenção que os bancos de dados são organizados por meio de siglas, bem como pode-se fazer a consulta de informações hospitalares, informações sobre os óbitos e a respeito de internações.

datasus login
DATASUS: aplicativo médico para celular.

O que é o Tabnet DATASUS?

Falamos anteriormente a respeito deste tipo de sistema que existe no DATASUS, mas vale aprofundar ainda mais. O TABNET se trata de um tipo de instrumento que permite que haja o acesso às bases de dados da população e também dos sistemas de informações do SUS, por exemplo:

  • Taxa de mortalidade;
  • Internações que ocorreram nos hospitais;
  • Nascidos vivos;
  • Procedimentos ambulatoriais que foram realizados;
  • Estabelecimentos de saúde;
  • Saúde de família;
  • Câncer;
  • AIDS;
  • Imunização;
  • Acidentes de trabalho;
  • Violência e acidentes.

O TABNET também trata-se de um aplicativo que possibilita a realização de tabulações que, por meio delas, são apresentadas o cruzamento de informações, variáveis e tudo isso de acordo com o interesse de quem está acessando o DATASUS.

Outro ponto positivo quanto ao DATASUS é que as bases de dados têm a sua atualização feita constantemente.

Como fazer uma consulta no DATASUS?

Para que haja a verificação dentro do DATASUS é possível que o usuário selecione dois tipos de abas. São elas:

  • Relatórios: Nesta aba o usuário tem acesso à muitos relatórios que podem auxiliá-lo na gerência de dados ou mesmo no preenchimento das informações no sistema;
  • Consultar: Já nesta aba o usuário tem disponível os estabelecimentos de saúde que foram cadastrados, porém na base local. Depois que esta aba é selecionada, então, só pode ter acesso, verificar a base de dados dos estabelecimentos que foram selecionados e não há a permissão para modificação de nenhum dado.

Ressalta-se aqui que, na primeira página do site oficial do DATASUS, você deve escolher entre os tipos de consulta, profissional ou de estabelecimento. Caso seja profissional, é preciso digitar o nome do profissional ou mesmo o CPF ou CNS.

No entanto, se for à consulta do estabelecimento, basta digitar o nome fantasia da empresa, nome de registro e/ou número do CPC/CNS/CNES, a fim de verificar os dados e a situação registrada.

Ainda pode-se acessar o TABNET caso o usuário tenha o objetivo de realizar um cruzamento de informações, ter uma análise mais rica por meio deste tipo de sistema do DATASUS.

Sistemas administrados pelo DATASUS, como o CNES

Como já mencionado anteriormente, o CNES se trata do Cadastros Nacional de Estabelecimento de Saúde.

Este tipo de estabelecimento, de forma resumida, é todo espaço físico, edificado ou móvel, no segmento privado ou público, onde se realizam ações e serviços de saúde, por pessoas físicas ou jurídicas. Além disso, é obrigatório ter o CNES para:

  • Todo estabelecimento de saúde;
  • Áreas físicas;
  • Empresas e escritórios de RH;
  • Empresas e instituições referentes à equipamentos de saúde;
  • Serviços ambulatoriais e clínico-hospitalares;
  • Todos os setores que se relacionam com a saúde.

Com relação ao DATASUS, o CNES carrega consigo a principal função de proporcionar o controle rígido entre os estabelecimentos de saúde nacionais e que promovem o atendimento às pessoas.

Para que este tipo de controle seja realizado, antes é preciso a realização do cadastro do CNES dentro do DATASUS. O cadastro tem a obrigação de ser feito por quem é dono do estabelecimento de saúde e através do preenchimento da ficha cadastral.

Por sua vez, o dono do estabelecimento deve procurar pelo gestor local da Secretaria Municipal de Saúde ou da Secretaria Estadual de Saúde a fim de fazer o preenchimento da ficha cadastral.

Se você quiser saber mais sobre o CNES, confira: CNES profissional: O que é, como cadastrar e como consultar.

Papel do DATASUS perante a crise da pandemia da covid-19

datasus indicadores
DATASUS: médico apresentando informações.

Não apenas o DATASUS, mas o SUS em si teve o seu papel durante a crise da pandemia da covid-19, por exemplo, na distribuição de vacinas imunizadoras por todo o Brasil.

Ao passo que o DATASUS, com o seu poder de armazenamento de dados e constante atualização, informava a quantidade de pessoas diagnosticadas, tratadas, curadas ou que evoluíram para óbito. A partir disso, se tornou possível analisar a intensidade do combate bem como o quão efetivo ele estava sendo em relação a pandemia da covid-19.

Conheça a Sinaxys

datasus epidemiologia
DATASUS: tecnologia na saúde.

A Sinaxys é um site especializado em ajudar pessoas a encontrar oportunidades na área da saúde, seja contratando ou encontrando uma vaga de emprego que esteja conforme os perfis dos profissionais. Dessa forma, algumas das principais atividades da Sinaxys são:

  • Ajudar as pessoas a encontrar vagas de trabalho na área da saúde e escolher a que mais se encaixa no seu perfil;
  • Criar o seu próprio network, fazer conexões valiosas e se tornar um profissional referência;
  • Captar pacientes. Bem como, recebendo e encaminhando pacientes a outros profissionais;
  • Explorar novos caminhos. Como também, ajudar a se manter visível para contratantes à procura de profissionais.

Além de tudo isso, a Sinaxys está sempre atualizando o seu blog com conteúdo gratuito e de qualidade.

Um bom exemplo de conteúdo de qualidade é o seguinte artigo: Lista de equipamentos odontológicos com 12 itens essenciais.

Dessa forma, além de encontrar oportunidade de emprego, fazer networking, contratar, captar clientes, o site mantém seus usuários atualizados.

Conclusão

datasus consulta
DATASUS: telemedicina.

Sendo assim, neste artigo você conferiu informações gerais e específicas sobre o DATASUS.

Desse modo, aprendendo a como acessar a base de dados do departamento de informática do SUS, como cadastrar o seu CNES, o que é e também o principal objetivo do DATASUS.

Além deste conteúdo você também pode acessar este artigo: Especialidades odontológicas: veja todas reconhecidas pelo CFO – 2021.

Não apenas este artigo, mas como outros conteúdos gratuitos para que você se mantenha sempre atualizado como profissional. Bem como, acesse oportunidades de emprego que estejam de acordo com o seu perfil.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere, profissional da saúde!

Baixe o app da SINAXYS gratuitamente

medico sinaxys

Encontre as melhores vagas de emprego na área da saúde.

medico sinaxys

Encontre vagas de emprego na área da saúde.