Formatura de Medicina: saiba tudo sobre seu planejamento e organização

formatura de medicina formanda
Compartilhe:

A formatura de medicina é um momento muito especial na vida dos estudantes. Ela simboliza a conquista de um sonho e é o pontapé inicial para novas realizações.

Só quem passou os perrengues dos seis anos de curso sabe o que significa esta celebração. Muitas provas, trabalhos, notas, leituras diversas, atividades complementares obrigatórias, além da residência que gera uma pressão a mais nos futuros médicos.

Diante de todos estes obstáculos, nada mais justo do que um preparo cuidadoso e bem planejado para a formatura de Medicina, que a torne uma noite inesquecível na vida dos formandos.

No entanto, a formatura de Medicina não é como qualquer outra formatura, ela possui características específicas que a destacam das demais. A preparação envolve uma série de situações e detalhes que necessitam de atenção constante da comissão.

Pensando nas dificuldades de se organizar uma festa e que muitos nem sabem por onde começar, preparamos este post para te ajudar nesta missão. Então já separa aquela belíssima moldura para colocar o tão sonhado diploma de doutor.

O que é a formatura de Medicina?

formatura de medicina menina formanda

A formatura é uma cerimônia festiva de conclusão de um curso de ensino primário, médio ou universitário. É o fim de um ciclo para os estudantes e o início de uma nova jornada.

Um momento que marcará vidas para sempre, pois trata-se de uma grande conquista para grande parte dos estudantes, sendo tratada como uma ocasião de grande importância na vida de um formando.

E engana-se quem pensa que toda formatura é igual a outra. Na realidade, cada curso tem sua particularidade que vai além das cores das faixas de formatura.

O curso de Medicina por si só já se destaca, por ser compreendido por muitos universitários como um dos mais difíceis. E por ser o sonho de muitos pais verem seus filhos seguirem esta carreira.

Mas não é fácil mesmo, são seis anos de estudo árduo e residência até finalmente conquistar o tão sonhado diploma de doutor.

E, visto desta forma, é natural que a formatura seja também um grande destaque. Os formandos em Medicina merecem este presente, pois deixarão de ser estudantes para, enfim, salvar vidas.

Pelo fato de ser um curso com maior duração dos demais, a formatura de Medicina possui duas características importantes.

A primeira delas é que os formandos pretendem gastar mais para fazer deste evento memorável.

Então, a decolarão é bem elaborada, o buffet e bar tem aquela atenção especial e, em casos de grandes universidades, até artistas nacionais são chamados para tocar.

Podemos considerar que, enquanto a maioria dos alunos têm quatro anos para arrecadar o dinheiro da formatura, os estudantes de Medicina possuem dois anos a mais para fazer isso, o que os favorece e os ajuda a conseguir os recursos necessários para tornar a formatura uma grandiosa celebração.

Quais os eventos que compõem a formatura de Medicina?

formatura de medicina estudante

Como já dissemos por aqui, a formatura de Medicina é muito mais que um evento, ela é uma grande conquista para os estudantes, que passaram anos lutando e esperando ansiosamente por este momento.

Uma particularidade da formatura de Medicina é uma maior quantidade de eventos durante a graduação e residência.

Uma situação que também tem relação com o tempo de preparação, que destacamos ser dois anos a mais para os formandos em Medicina. Com este tempo extra é possível criar festas e comemorações, além de eventos para arrecadar fundos.

A formatura de Medicina é composta por alguns eventos que, com planejamento e eficiência, trazem ainda mais brilho para a celebração. Confira alguns destes momentos que fazem parte desta noite tão incrível para os futuros doutores e doutoras.

Culto ecumênico e/ou missa

O culto ecumênico é um conjunto de ritos de diferentes religiões celebradas em uma mesma cerimônia.

Os formandos podem optar ou não por realizá-lo e quando realizar o culto dependerá também da vontade de cada turma e disponibilidade do local escolhido, que não deve ser feito em templos religiosos, mas sim, em um local confortável para todos (auditório ou em outras dependências da universidade, por exemplo).

Colação de grau

Trata-se de uma cerimônia realizada no último ano de faculdade com o intuito de conceder o grau acadêmico ao estudante concluinte.

Dessa forma, o formando passa a ser tratado pelo título de bacharel(a) ou licenciado(a). Só cola grau quem alcançou aprovação em todas as disciplinas e no trabalho de conclusão de curso e  cumpriu as exigências da graduação.

Jantar de formatura

Considerada uma cerimônia mais íntima do que outras, é neste evento que são reunidos os amigos e familiares dos formandos para degustar um delicioso jantar e também homenagens como apresentação de vídeos com os melhores momentos da turma.

O cardápio fica por conta da Comissão de Formatura juntamente com os alunos.

Baile de formatura

O baile de formatura é, sem dúvidas, a etapa mais divertida da cerimônia dos formandos. Cada detalhe do baile é divertido e a ideia é justamente trazer esta diversão aos formandos, depois de anos de “sofrimento”.

Dicas de planejamento da formatura de Medicina

formatura de medicina estudantes lendo

Abaixo listamos algumas dicas de planejamento da formatura de Medicina para que você saiba como esse evento deve ser organizado.

Formação de uma comissão de formatura organizada

Para formar uma comissão, é preciso, primeiramente, organizar uma reunião com os interessados em fazer parte do grupo. É importante ter em mente que o perfil do integrante deve ser o de uma pessoa: organizada, comprometida,  e com boas habilidades comunicativas.

Planejamento financeiro eficiente

Use o tempo do curso a seu favor e comece o quanto antes a arrecadação. Se preciso, faça arrecadação extra por meio de rifas, por exemplo, e já vá pesquisando fornecedores que possam não só te oferecer os melhores preços, mas garantem os melhores serviços.

Auxílio de profissionais externos

Profissionais badalados costumam ter suas agendas cheias, sendo a antecipação dos trabalhos da comissão mais que necessária.

Com um pouco mais de tempo, também é possível analisar o trabalho dos fornecedores com calma, discutir com a turma e resolver contratempos que possam surgir. Façam pesquisas e peçam indicações; entendam os serviços que serão prestados; e sejam claros quantos aos seus desejos.

Ideias para festa de formatura de Medicina

Para animar a festa, seja criativo! Utilizar jogos e atividades simples como adivinhação e/ou oferecer comidas em recipientes (limpos!) de suprimentos médicos para os convidados são ótimas ideias.

Como lembrancinhas, você pode dar copos e as camisetas personalizadas estão entre os principais em formatura de medicina, ou um minicapelo ou Kit ressaca para garantir o bem-estar deles no dia seguinte.

Dicas de decoração para a festa de formatura

  • Investir em itens temáticos, como jarras com doces em formato de pílulas ou até servir shots de bebidas em seringas;
  • Apostar nas cores do curso para dar mais identidade ao local;
  • Personalizar copos, algo que está em alta e não esquecer das lembrancinhas ao final do evento para que os convidados sempre possam relembrar este momento com você.

Erros que se deve evitar na organização da formatura de Medicina

formatura de medicina formando

A formatura é um sonho, mas se houver erros por menor que sejam estes, podem tornar a celebração um pesadelo para os estudantes, e nós sabemos que ninguém quer isso. Afinal, foram tantas as dificuldades enfrentadas para chegar até este momento.

Por isso, a organização da formatura precisa ser impecável. Por meio dela, é possível atender a maioria dos pedidos dos estudantes no dia do evento, adequando essas vontades ao orçamento disponível.

Aliás, uma comissão bem organizada sabe a importância de arrecadar fundos ao longo da graduação.

Entre os erros que você deve evitar na hora de organizar a tão sonhada formatura, estão:

1 – Falta de planejamento

Se você e sua turma querem ter uma grande formatura, precisam discutir isso já no primeiro ano do curso. Começar a planejá-la o quanto antes evita que vocês gastem mais do que deviam com coisas desnecessárias, por exemplo.

Lembre-se que é preciso pensar na quantidade de detalhes que este evento carrega.

Vocês vão precisar escolher verificar não só o local onde será feito a festa e o dia do evento, mas também quais serão os fornecedores, fazer e entregar os convites, definir o cardápio do buffet, iluminação, filmagem… enfim, são muitos pontos que fazem a diferença na hora da formatura.

É por isso que, quanto mais cedo a turma se mobilizar, menor o risco de algo dar errado no dia.

Outro ponto importante a destacar, que muitos não sabem é que o planejamento de uma formatura precisa ser não só feito com antecedência, mas também a longo prazo e todos devem se mobilizar para dar certo.

Afinal, a comissão de formatura pode até liderar esse plano, mas não pode decidir tudo sozinha. Toda a turma deve ser consultada, considerando que a formatura é de todos. É como diz aquele velho ditado: a união faz a força!

2 – Não fazer uma boa gestão das finanças

Como dito anteriormente, fazer um bom planejamento evita que os formandos gastem com o que não precisam e, realmente, fazer um bom planejamento, principalmente das finanças é crucial na organização da formatura, pois trata-se do dinheiro que pagará os fornecedores do evento.

Fora isso, também devemos considerar situações que podem vir a acontecer como algum aluno desistir de participar ou algum item sair mais caro que o esperado, por exemplo.

Portanto, se a comissão não tiver um controle exato de todas as fontes de renda, pode levar um susto ao final do curso.

Além disso, é importante controlar a inadimplência dos colegas, que lamentavelmente é comum de acontecer, e definir formas de arrecadação extra, como rifas ou festas.

Não se esqueça de fazer uma reserva de emergência para se prevenir quanto a algum imprevisto – uma boa dica é investir o que já foi arrecadado para multiplicar os ganhos.

3 – Não escolher a comissão corretamente

Escolher bem a comissão é uma tarefa de extrema importância, visto que são estas pessoas as responsáveis por liderar todo o planejamento da festa e garantir que os sonhos de todos os formandos se realizem.

Muitos cometem o erro de escolher a comissão só por amizade ou popularidade, o que pode ocasionar em problemas como alguns integrantes serem displicentes com as atividades que deveriam realizar, atrasando tarefas e causando erros.

Assim, é importante que os integrantes sejam estudantes responsáveis e que gostem de se envolver com planejamento e estratégia, e, acima de tudo, que saibam se comunicar com seus colegas de sala claramente, explicando com detalhes sempre que for necessário.

4 – Não realizar uma pesquisa de fornecedores

Da mesma forma que a escolha da comissão deve ser bem pensada, a escolha dos fornecedores também.

s estudantes precisam conversar e calcular tudo antes de finalmente assinar o contrato, pois são os fornecedores que prestarão os serviços necessários para o bom andamento do evento.

Já ouviu aquele ditado: “o barato pode sair caro”?

Pois é, um dos grandes erros é contratar fornecedores que ofertam preços bem abaixo do que a concorrência e, como ocorre em muitos casos, eles não conseguem cumprir suas promessas na cerimônia.

Uma dica é pesquisar sobre os fornecedores que pretende contratar. Ver trabalhos feitos anteriormente e opiniões dos clientes são uma boa forma de descobrir a reputação deles e saber o que você pode esperar.

Já destacamos o planejamento antecipado e contínuo que gera muitas vantagens aos formandos e na escolha dos fornecedores é um ponto mais que positivo.

Começar cedo ajuda a conseguir reservar os fornecedores com antecedência, o que pode garantir bons descontos, principalmente se já der para pagar uma parte do valor à vista.

Lembre-se que a escolha de um fornecedor errado pode fazer com que sua formatura tenha falhas, o que ninguém deseja depois de passar meses e anos planejando, não é mesmo?

Símbolos da Medicina

formatura de medicina medica

Conheça abaixo alguns dos símbolos da Medina e seus significados.

Bastão de Asclépio ou Esculápio

Filho do deus Apolo e da ninfa Corônis, uma mortal, Asclépio ou Esculápio, na mitologia grega e romana, é o deus da medicina e da cura.

Após a morte da mãe, foi criado pelo centauro Quíron, com quem aprendeu a arte da cura através do uso de plantas medicinais. Segundo a lenda, tornou-se um médico famoso por curar os doentes.

O bastão de Asclépio é considerado o símbolo oficial da medicina, estampando a bandeira da Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 1946.

Anel de formatura de Medicina

O anel de formatura não é apenas uma jóia, mas um símbolo de conclusão de uma fase e início de outro. Esta joia é um presente que, no Brasil, costuma ser dado no dia da formatura pelos pais ao formando, como sinal de reconhecimento.

Cada pedra simboliza um curso e, em Medicina, a pedra é a Esmeralda, visto que ela tem seu significado relacionado à natureza, vida e cura, e traz a ideia de restauração.

Qual o preço médio de uma formatura de Medicina?

formatura de medicina medico

Realizar uma formatura, como podemos imaginar, não é barato. Em média, cada formando costuma desembolsar entre R$ 3.000,00 e R$ 20.000,00 para participar dessa comemoração, dependendo do curso.

Geralmente, cursos como Medicina e Direito possuem formaturas mais caras, pois as festas costumam ser mais luxuosas.

Para se ter uma ideia, alguns alunos informaram que chegaram a desembolsar cerca de R$ 14.000,00 pela formatura em Medicina.

Porém, o valor exato vai depender de alguns fatores como:

  • A região onde será a formatura e a faculdade;
  • Quantidade de alunos na turma que irão aderir à formatura;
  • Quantidade de eventos que a formatura terá;
  • Porte e qualidade dos serviços contratados.

Agora que você tem uma ideia de quanto custa uma formatura de Medicina, deve estar se perguntando como pode economizar, e aqui vão algumas dicas: comece a arrecadação o quanto antes; faça arrecadação extra com rifas ou festas; invista o que já foi arrecadado para multiplicar os ganhos.

Conclusão

formatura de medicina formandos jogando chapeu

Destaca-se aqui a importância da formatura na vida dos estudantes, pois ela é muito mais que um simples evento, é um momento especial que marcará a vida deles para sempre. É o fim de um ciclo e o início de uma nova jornada. Este evento simboliza a conquista não só de um sonho, mas de todos que virão pela frente.

E considerando as inúmeras dificuldades enfrentadas durante o curso, principalmente pelos estudantes de Medicina, é justo que a formatura seja ainda mais especial para eles e que a preparação envolva uma série de situações e detalhes que necessitam de atenção constante da comissão.

Isso porque, as formaturas não são iguais, cada curso tem sua particularidade e em Medicina não é diferente. Pelo fato de ser um curso com maior duração dos demais, a formatura de Medicina possui duas características importantes.

A primeira delas é uma maior disposição dos formandos para gastos. Então, temos uma decoração mais elaborada, um buffet e bar com mais atenção e até artistas nacionais tocando, dependo da universidade.

Há ainda uma maior quantidade de eventos durante a graduação e residência e também alguns que compõem a formatura de Medicina: culto ecumênico e/ou missa, colação de grau, jantar e baile de formatura.

No entanto, para que tudo ocorra como o esperado, é preciso que o planejamento comece o quanto antes e seja contínuo. Assim, evitam-se possíveis erros que podem comprometer o evento.

Todos devem se mobilizar para dar certo. Afinal, a comissão de formatura pode até liderar esse plano, mas não pode decidir tudo sozinha. Toda a turma deve ser consultada, considerando que a formatura é de todos.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o curso de Medicina? Confira aqui.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

medico sinaxys

Encontre vagas de emprego na área da saúde.