Franquias na área da saúde: por que investir nesse modelo de negócio

franquias area saude equipe medica
Compartilhe:

Ainda hoje com a permanência do isolamento social por conta da atual pandemia da covid-19 há muita gente que, quando o assunto é investimento, não volta o seu olhar para as franquias na área da saúde.

Desse modo, podendo perder grandes oportunidades, uma vez que este é um dos setores que se encontra em constante crescimento e que, por fim, pode render um ótimo retorno financeiro.

Afinal, mais do que nunca a área da saúde vem sendo muito valorizada não apenas no sentido monetário, contudo levando-se em conta a sua relevância mundial no combate de novas doenças que possam surgir e, por consequência fazendo acender continuamente o seu valor de mercado.

No entanto, antes de começar o seu investimento em franquias na área da saúde, então, é necessário que se entenda melhor sobre o que realmente se trata. Por isso, criamos este texto informativo para que você consiga tirar as dúvidas mais frequentes relacionadas ao tema.

O que são franquias na área da saúde?

franquias area saude medindo pressao

Com um sistema público tão saturado na maioria dos casos, como o SUS via exemplo, a situação das pessoas que mais precisam de atendimento médico termina por se agravar.

Quem tem um reserva de emergência guardada e consegue realizar alguns exames particulares pode ter uma vantagem, porém pode ser fatal para aqueles que não possuem a mesma oportunidade.

Foi pensando nisso que se criou o sistema das franquias na área da saúde. Isto é, com a finalidade de dar maior acessibilidade para mais pessoas terem consultas particulares, entretanto por meio de um pagamento mais barato que o dos planos de saúde.

De maneira muito simples, as franquias na área da saúde são um tipo de serviço que, ao contrário dos planos de saúde, oferecem para os seus usuários consultas e exames particulares com preços mais competitivos e acessíveis.

Além disso, uma das vantagens do plano de saúde é o fato de que não há a necessidade de manter o vínculo com o serviço, bem como acontece com o exemplo dos planos de saúde onde se cobra um valor mensal.

Sendo assim, igual a maioria da prestação de serviços, os usuários das franquias na área da saúde só procuram utilizá-las ao passo que passa a existir uma necessidade, sem pagamento mensal, taxas ou declaração de carência.

Por que é interessante investir hoje na área da saúde?

franquias area saude medico familia

De acordo com uma pesquisa feita em 2018 pelo Serviço de Proteção de Crédito (SPC) por meio da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que uma porcentagem quase que igual a 70% (69,7%) dos brasileiros não têm plano de saúde particular.

Como também, ainda segundo a pesquisa, o número chega a ser igual a 77% entre as pessoas que são de classe C, D, e E. Porém o dado ainda mais alarmante é que 44.8% daqueles que não possuem algum plano de saúde terminam por usar o SUS, um sistema bem saturado.

Por consequência, os demais 20,9% pagam com o próprio dinheiro para que tenham algum acesso aos serviços de saúde. No entanto, o que entra dentro desta pesquisa não é somente aqueles que não têm um plano de saúde, mas também quem possui algum.

Sendo assim, um dos fatores que mais definiu na hora de contratar um plano de saúde foi a análise do preço, nesse caso se ele era acessível, equivalente a resposta de mais de 40% dos entrevistados.

Por isso, com tantas dificuldades enfrentadas pela maioria das pessoas, logo surgem as franquias na área da saúde. Como já dito, elas têm a vantagem no fornecimento de uma maior acessibilidade às pessoas que usam seus serviços.

Então, termina por ser muito atrativa para quem realmente precisa de atendimento de qualidade, mas sem pagar preços altíssimos através de plano de saúde, ou esperar horas para obter atendimento em uma fila de espera como no SUS.

Entretanto, há muitos outros motivos que podem levar você a pensar melhor e decidir investir nas franquias na área da saúde, veja logo a seguir.

Crescimento econômico do setor em tempos de pandemia e foco total na saúde

franquias area saude medico anotacao

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) o número de lojas franqueadas aumentou em cerca de 2,9%, isso mesmo em meio ao primeiro ano da pandemia.

Embora o setor tenha obtido um certo nível de retração, no 4º trimestre do ano de 2020 o setor de franquias teve um aumento de 22,8%. Valendo ressaltar que segundo a própria ABF o setor de franquias na área de saúde tem sido o mais promissor.

Dessa forma, nas palavras da coordenadora da ABF, Thais Ramos: “As franquias de saúde e beleza demonstraram grande resiliência e agilidade(…). É importante destacar também o crescimento de serviços essenciais por meio do franchising como odontologia, oftalmologia, clínica geral e cuidados com idosos que tiveram mais uma vez seu valor e potenciais reconhecidos mesmo com o mercado passando por tantas transformações”.

Além disso, ainda segundo a ABF, em um levantamento utilizando 18 redes de franquias na área da saúde, as adaptações e inovações dentro deste setor foram muito importantes para a manutenção do desempenho do segmento de saúde.

Por isso, vê-se que há não apenas um contínuo crescimento dentro do setor de franquias na área da saúde, mas também uma manutenção da sua potencial adaptação a situações adversas como de uma pandemia. Bem como, um aumento na procura deste setor, conforme a coordenadora da ABF.

Outros fatores que motivam o investimento na área da saúde

franquias area saude medica coracao

Conheça abaixo alguns fatores que motivam o investimento em franquias na área da saúde.

Envelhecimento da população

Segundo dados elaborados no ano de 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas idosas era de 13% e que tinha a tendência de dobrar nos próximos anos.

Assim, se observa uma maior longevidade na população brasileira. Logo, se há uma população mais velha, então significa que o cuidado será ainda maior com a saúde das pessoas.

Por consequência, uma procura maior por atendimento médico especializado será cada vez mais frequente. Portanto, o crescimento das franquias na área da saúde será constante, como dito inicialmente.

Além do mais, por conta do cuidado constante das pessoas mais velhas com a sua saúde, dificilmente seu investimento em franquias na área da saúde não obterá retorno algum. Afinal, o público que precisa dos cuidados especiais sempre será grande.

Altos índices de doenças que necessitam acompanhamento constante

Segundo a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), por meio da Organização Mundial de Saúde (OMS) as doenças crônicas, aquelas que têm a necessidade de acompanhamento constante, constituiu 7 das principais causas de morte em todo o mundo.

Assim, as organizações chamam a atenção para o trabalho de prevenção de doenças, principalmente aquelas de origem cardiovascular. Além disso, as doenças que devem ter um olhar global atento são o câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas.

Desse modo, como você verá neste texto, fazendo com que um crescimento de autocuidado seja cada vez maior e, então, haja um aumento na demanda dos profissionais que trabalham com o processo de prevenção de doenças.

Tratamentos preventivos trazem custo bem menor que procedimentos cirúrgicos e internações

Sendo um dos meios mais simples de se economizar dinheiro a longo prazo, isto é, no sentido de evitar gastos altíssimos com cirurgia, por exemplo, a prevenção se torna a melhor opção dentro de um cenário com um autocuidado cada vez mais presente.

Por isso, vem se tornando mais frequente a procura por serviços tais como fisioterapia, nutrição, exames de rotina e muitos outros que ajudam a evitar maiores complicações na saúde a longo prazo.

Serviço público de saúde insatisfatório para o atendimento de toda a população brasileira

Países como o Brasil com um população idosa crescendo cada vez mais, bem como possuindo uma população que, em sua maioria, não tem acesso a atendimento médico de qualidade, se torna comum o saturamento do serviço público de saúde.

Assim, ou as pessoas recorrem às suas reservas de emergência para o pagamento de planos de saúde caros ou mesmo exames em momentos pontuais que também são caros.

Surge, então, a insatisfação com o sistema de saúde que não tem capacidade de atender a todos e também a insatisfação da maioria das pessoas por não conseguir pagar exames particulares devido aos preços.

Por isso, as franquias na área de saúde são ótimas resoluções para todos estes problemas, uma vez que é um setor ainda em crescimento e, assim, não está saturado. Bem como, dar maior acessibilidade às pessoas por conta dos seus valores baixos.

Observando todos esses fatores, por que é interessante investir em franquias na área da saúde?

Há muitos motivos para que você comece a investigar mais a fundo, hoje mesmo, sobre investimentos no setor de franquias na área da saúde.

No entanto, a fim de facilitar ainda mais o seu trabalho, então, separamos alguns dos principais motivos para você realizar investimentos nesta área com tantas vantagens e com um futuro promissor.

franquias area saude anotacao mao

Melhor custo benefício

Ao contrário do que aconteceria com você caso quisesse abrir a sua própria clínica, montar um equipe especializada e o tempo investido na ampliação do seu negócio, dentro de um sistema de franquias na área de saúde sua economia seria enorme.

Uma vez que, ao se tornar um franqueado(a), então tudo isso já estará alinhado para você. Além de carregar consigo uma chance maior de sucesso por conta do franqueador já possuir o nome e credibilidade consolidados neste mercado.

Suporte ao franqueado

Com tanto conhecimento prático de anos de atuação no mercado de franquias na área da saúde, o seu franqueador irá te dar o suporte necessário para o funcionamento do seu negócio. Por exemplo, o oferecimento de treinamentos para o seu desenvolvimento pessoal dentro do setor.

Não sendo necessário que haja mais gasto com a contratação de pessoas especializadas, assim, com o fim de te passar uma espécie de know-how.

Baixa concorrência

Mesmo com um grande e constante crescimento no setor, no Brasil ainda há poucas empresas atuando no mercado das franquias na área de saúde.

Portanto, tornando ainda mais fácil a chance de sucesso por ser baixíssimo o nível de concorrência. Além do mais, apenas 44% dos investidores anjo possuem o interesse em investir na área de saúde.

Baixo risco de fracasso do negócio

Devido a população brasileira está envelhecendo e haver um aumento tanto na necessidade quanto no interesse do autocuidado, então, a chance de fracasso se tornam cada vez mais remotas.

E até mesmo por ter um nome já consolidado no mercado das franquias na área de saúde, logo, fica ainda mais difícil de haver fracasso por causa de já deter conhecimento quanto às expectativas do público-alvo.

Marca empresarial que conta com a confiança do público

Como já dito, ao investir em um franquia que já possui há algum tempo sua atuação no mercado de franquias na área de saúde, logo será economizado tempo de análise e estudos que podem levar anos.

Afinal, se faz necessário que conheça bem o seu público-alvo a fim de atender a todas as suas necessidades e expectativas.

Assim, uma franquia já fez tudo isso para você e irá entregar tudo pronto, isto é, no sentido de já conhecer o público, seus anseios e também oferecer segurança por conta da credibilidade já construída no setor.

Exemplos de franquias na área da saúde

franquias area saude medica

Dentro do setor das franquias na área de saúde, ainda que seja um mercado não saturado e com pouco interesse em investimentos, há algumas franquias que se destacam muito das demais. Sendo assim, separamos algumas das principais para que você possa analisar aqui mesmo.

Doctor Med

Dentre muitos benefícios que podem ser destacados dentro da Doctor Med é que ela, até então, é uma das únicas franquias com experiência comprovada de 9 anos no segmento de clínicas populares e com associação a ABF.

Além disso, quando o assunto é tecnologia a Doctor Med se apresenta com um software de gestão exclusivo de alta performance com app do paciente, médico e franqueado. E ainda não retém nenhuma taxa de publicidade, por isso, auxiliando ao franqueado no marketing local.

Dr. Exame

Algumas das vantagens que podem ser listadas da franquia Dr. Exame é a possibilidade de faturar o valor de R$200 mil por mês, ter um suporte na escolha do ponto comercial e até um software de gestão personalizado.

Os benefícios não param por aí, pois que a Dr. Exame oferece treinamento presencial da equipe, atendimento e sistema, além de cadastro inicial da rede de parceiros e um apoio contínuo ao franqueado.

Mednet

A franquia Mednet é a líder de mercado há mais de 26 anos e conta com uma estrutura muito tecnológica, por exemplo, tendo um software próprio que já é adequado às obrigações do programa do governo.

Bem como, tem o CRM de gestão em núvem, uma espécie de funil de venda e o investimento na franquia Mednet é muito baixo. O retorno do seu investimento pode vir depois de 24 a 36 meses e podendo ter um faturamento médio de R$90 mil reais.

Odontoclinic

Por sua vez, a Odontoclinic, assim como as demais, conta com um suporte ao franqueado para que ele realmente consiga ter o retorno do seu investimento, por isso levam muito a sério o suporte aos seus franqueados e tem em sua equipe executivos reconhecidos e com experiência comprovada na gestão de negócios.

Além disso, a franquia possui o certificado RA1000 do Reclame Aqui que destaca ela das demais quando o assunto é atendimento aos consumidores.

A Odontoclinc também é referência quando se trata de tecnologia, pois o franqueado tem a chance de oferecer aos seus clientes os produtos mais inovadores do mercado brasileiro (confira um lista de equipamentos odontológicos com 12 itens essenciais).

Sorridents

Por fim, na franquia da Sorridentes existe a disponibilidade de serviços de atendimento abrangentes. Desse modo, é totalmente possível que se tenha acesso aos melhores clínicos gerais para o atendimentos em algumas áreas, tais como estética, ortodontia, clínica, implantes e outros mais.

A Sorridentes leva ao pé da letra os princípios de acessibilidade, conforto, conveniência e muita qualidade. Permitindo que clientes de baixa renda tenham acesso a toda a sua estrutura.

AmorSaúde

O AmorSaúde é uma franquia que pretende levar atendimento médico e odontológico de qualidade e humanizado à população brasileira.

E isso tudo com condições especiais para atingir aqueles que não têm acesso a planos de saúde ou não podem esperar meses na fila por um atendimento.

Em 2021, o AmorSaúde se consolidou como uma das grandes opções de acesso a medicina de qualidade durante a pandemia, atingindo a marca de 301 unidades em todo o Brasil. Ao todo, são 235 clínicas próprias e outras 66 conveniadas.

Confira: Administração Hospitalar: saiba como reduzir custos e aumentar o faturamento

Conclusão

franquias area saude computador estetoscopio

Neste artigo você conferiu alguns dos principais motivos para que inicie os seus investimentos dentro do setor de franquias na área da saúde, bem como resposta para algumas das perguntas mais frequentes que se relacionam com este setor.

Além do mais, você pôde conferir alguns fatores que tornam muito interessante a realização do investimento dentro do mercado de franquias na área de saúde e que pode te dar, em pouco tempo, um ótimo retorno financeiro.

Outrossim, é possível encontrar as referências dos dados usados em pesquisas, como também o acesso às melhores franquias nacionais caso haja um interesse real em investir no mercado das franquias na área de saúde.

Esperamos que tenha gostado de todo o conteúdo, que consiga entender ainda mais sobre o assunto e, por fim, tomar a sua decisão para investir no setor de franquias na área de saúde que possui um constante crescim.

Recrute Médicos Enfermeiros e Dentistas com a Sinaxys e aumente o faturamento do seu empreendimento de saúde agendando mais consultas e realizando mais exames.

Compartilhe:

Receba ofertas e candidate-se a vagas na área da saúde

Crie seu perfil, tenha acesso a vagas de trabalho e receba ofertas que combinam com o seu momento de carreira.