Imagiologia Médica: O que é e a Importância da Especialidade

imagiologia medica analise exames
Compartilhe:

Você pode chamar de imagiologia médica, diagnóstico por imagem, ou simplesmente, de exame de imagem, mas não pode negar a importância desta área para a Medicina.

Afinal, trata-se de uma especialidade médica que se ocupa do uso das tecnologias de imagem para realização de diagnósticos. Auxiliando assim, outras especialidades da área médica.

Contudo, não é só os seus mais variados nomes que geram dúvidas, mas também sua atuação. E tem ainda quem confunda esta especialidade com a radiologia. Mas, elas têm mesmo diferença? A resposta você confere a seguir.

Veja também outros pontos acerca da imagiologia como seus principais exames, funcionamento, como se formar na área e o mercado de trabalho, por exemplo.

Boa leitura!

O que é a Imagiologia médica?

imagiologia medica analise exames medicos

A Imagiologia médica é uma especialidade da área da Medicina que auxilia em diagnósticos clínicos e, consequentemente, a fundamentar escolhas terapêuticas mais eficazes.

Sendo assim, podemos já dizer que a imagiologia é uma das áreas essenciais dentro do campo médico por auxiliar grande parte dos especialistas em seus mais precisos diagnósticos e tratamentos.

Considerando que o profissional atuante nesta área recorre às mais avançadas tecnologias de imagem, que permitem visualizar o corpo humano em sua integridade.

Ou seja, este especialista consegue identificar diferentes problemas do nosso organismo através da Ciência Médica Moderna, usando as mais variadas metodologia, tais como: a radiação, os ultrassons ou as ondas de radiofrequência.

Qual a diferença entre radiologia e Imagiologia médica?

Vamos falar a verdade, o nome “radiologia” é bem mais popular que “imagiologia”, não é? E como ambas atuam com diagnóstico por imagem, claro que você deve estar se perguntando se existe alguma diferença entre elas.

Na verdade, não é que existam diferenças, trata-se de coisas distintas, mas também inseparáveis pois uma precisa da outra – e aí, brigou? Calma, não precisa surtar! Nós te explicamos!

A radiologia nada mais é do que um dos muitos métodos utilizados pelos especialistas em  imagiologia médica para executar estudos sobre órgãos e sistemas. Contudo, assim como ela, há outras técnicas usadas durante o trabalho deste profissional. Um bom exemplo são tomografias computadorizadas.

Claro que não há diferença alguma no resultado, ele sempre será igual, mas o que muda mesmo é a forma como as imagens podem ser analisadas. Sendo assim, quando mais próxima a visão for, melhor e mais preciso será o diagnóstico feito pelo médico.

Contudo, ainda há gente que não acredita na importância desta especialidade, e sim, ela é indispensável no dia a dia dos médicos. Saiba o porquê abaixo!

Importância da Imagiologia para identificação de patologias

Como já ressaltado por aqui, a imagiologia médica é uma especialidade associada a dois componentes – o de diagnóstico e o outro de tratamento (especialmente de dor).

Sendo assim, ela recorre à análise dos nossos órgãos e sistemas do corpo humano, por meio do uso de imagens. Assim, o profissional é capaz de identificar patologias que, sem dúvidas sem a sua análise mais precisa, passariam despercebidas.

Ou seja, a imagiologia médica é muito importante no diagnóstico precoce de determinadas patologias, a exemplo o cancro do pulmão.

Ela contribui de forma ativa no tratamento de dor, fazendo valer a captação de imagens como maneira de guiar a injeção de anestésicos ou anti-inflamatórios. Tal situação onde a visualização e controle através de imagem são fundamentais.

Vale dizer que a imagiologia permite também a identificação e remoção de lesões como,  de maneira teleguiada. Esta área ainda serve como auxílio nos casos de reprodução e fertilização,  onde seja necessária intervenção médica.

Por fim, é uma especialidade igualmente importante quando se fala em levar a cabo outros exames, como as biópsias. Então, é uma área promissora e em alta – presente comumente em grande parte das clínicas médicas e hospitais.

Quais patologias é possível identificar com a imagiologia médica?

imagiologia medica medica paciente deitada

Esta área é capaz de identificar as mais variadas patologias existentes na Medicina, considerando os diferentes tipos de exames e métodos usados.

Por exemplo, uma simples radiografia pode identificar fraturas ósseas, pneumonia e tuberculose, mas as doenças cardiovasculares precisam passar por uma ressonância magnética e serem observadas mais a fundo.

Tem também procedimentos úteis na investigação de patologias de grande incidência e de grupos específicos como acontece com exames de mama (mamografia, ultrassom e ecografia da mama, por exemplo). Muito necessários no diagnóstico precoce de doenças do público feminino, entre elas o câncer.

Mas há outras patologias possíveis de identificação com a imagiologia, como problemas urinários e de próstata e problemas estomacais (esôfago, estômago e duodeno).

Saibam a seguir como funciona cada exame da área e a importância de cada um deles!

Como funcionam os exames imagiológicos?

De forma geral, os exames de imagem buscam analisar as estruturas internas do nosso corpo, atrás de anormalidades e identificação de padrões.

E os tipos de imagens fornecidas pelos exames depende do procedimento feito. Elas podem ser imagens estáticas ou em movimento, a exemplo das ultrassonografias, e os profissionais da área de imagiologia médica precisam saber interpretá-las da forma mais clara possível.

Por este motivo que temos as mais diversas aplicações para testes em imagiologia. Visto que eles fornecem dados preciosos para avaliar a eficácia de tratamentos, além de detectar o impacto de lesões e auxiliar em diagnósticos das mais diversas doenças.

Confira logo abaixo os principais exames feitos na área de radiologia médica – sem dúvidas você já precisou fazer algum deles em determinado momento!

Principais exames que a radiologia médica realiza

imagiologia medica profissional mostrando exame

Quando falamos a primeira vez em radiologia médica, muita gente já logo a associa aos exames de raio X. Essa é uma relação óbvia, mas como você pode ver mais acima, esta especialidade vai além disso.

Isso porque, com o avanço de novas tecnologias, o profissional da área pode usufruir de diversos aparelhos e métodos diagnósticos disponíveis para unidades de saúde.

Veja abaixo alguns dos principais exames feitos pelo especialista em radiologia médica para diagnosticar diferentes tipos de doenças:

– Tomografia computorizada

A tomografia computadorizada se baseia na emissão de feixes de raio X. Porém, sua realização permite uma abrangência ampla, uma visualização mais precisa das estruturas de um corpo humano. Para simplificar, este exame tão popular permite que seja analisada cada região do nosso corpo em fatias.

– Ressonância magnética (RM)

Ao contrário do raio X e da tomografia, o funcionamento da ressonância magnética não exige uso de radiação. Ela avalia com uma qualidade melhor que o exame anterior ossos, articulações, músculos, vasos e outros tipos de tecido, por exemplo.

– Exame de mama

Através dos exames de mama é possível identificar os mais variados problemas das mamas, especialmente o câncer de mama. Por isso, a realização deles é tão importante. Mamografia, ultrassom de mama e ecografia mamária são alguns dos exames que as mulheres podem realizar para detectar problemas.

– Densitometria

Assim como os exames citados acima, este também é um exame de extrema importância – principalmente no diagnóstico da osteoporose. Ele é feito em um aparelho de dupla emissão de raio-X, porém com baixa dosagem de radiação,

para definir massa óssea em regiões como coluna lombar e fêmur.

– Ecografia

Ecografia é uma outra forma de chamar o exame que conhecemos como ultrassom ou ultrassonografia. Não é invasivo e é realizado por um ecógrafo. E há diferentes tipos do exame, conforme a região a ser analisada: ecografia abdominal, transvaginal, do aparelho urinário e da próstata, entre outras.

– Biópsias

Neste caso também temos diferentes tipos: biópsia incisional – usada na retirada de um fragmento de uma parte do corpo e biópsia excisional – que consiste na retirada de um órgão ou lesão como um todo. Usada não só na investigação de câncer, mas de outros problemas como endoscopia com biópsia digestiva alta que busca identificar doenças no esôfago, estômago e duodeno.

– Raio X

Raio X é o nome popular do exame de radiografia, um método de imagem utilizado para produzir imagens de estruturas internas do corpo. Temos diferentes tipos deste exame capazes de identificar os mais variados problemas, nas mais diversas regiões do nosso corpo como: tórax, abdome, articulações, coluna, etc.

Como é a formação em Imagiologia médica?

imagiologia medica preparacao ressonancia magnetica

Para que os processos de imagiologia possam acontecer, é preciso que os imagenologistas – como são conhecidos os profissionais da área – entrem em cena, com o objetivo de realizar tal trabalho de maneira efetiva.

Assim como qualquer outra profissão, o primeiro passo é concluir um curso de graduação, no caso tecnológico, ou uma pós-graduação na área da saúde ou correlatas.

Afinal de contas, será necessário ter conhecimento sobre o corpo humano, bem como seu funcionamento e a composição dos sistemas.

Especialização em Imagiologia

A pós-graduação em Imagiologia tem duração estimada de dez meses e é destinada para profissionais graduados em cursos da área de saúde, como forma de aprimorar os seus conhecimentos e aprender a fazer exames com total segurança, além de saber interpretar as imagens obtidas por meio de exames de imagem,

reconhecendo a anatomia humana.

Entre os profissionais da saúde que podem fazer a pós-graduação em Imagiologia estão: fisioterapeutas, biomédicos e enfermeiros. E é durante a especialização na área de imagiologia que os profissionais acessam conceitos e práticas específicas com o objetivo de terem uma atuação com responsabilidade e excelência.

Mas você que não é destas áreas, mas mesmo assim quer seguie carreira em imagiologia, pode optar por fazer uma graduação na área – com duração média de três anos (falaremos dela mais adiante!).

O que se estuda em imagiologia?

imagiologia medica raio x

Como dissemos acima, o estudante precisa adquirir conhecimento sobre como funciona o corpo humano e a composição dos sistemas, para assim, conseguir realizar exames e diagnósticos de forma clara. Por este motivo, o curso de imagiologia aborda cinco pontos principais, tais como:

  • Anatomia e Patologia Aplicada a Imagem;
  • Anatomia Humana Geral;
  • Medicina Nuclear;
  • Tomografia Computadorizada;
  • Ultrassonografia, entre outras.

Mas, afinal, quanto tempo demora para se formar em imagiologia? Veja logo abaixo e prepare-se!

Quanto tempo demora a formação em Imagiologia ?

O curso de graduação em Imagiologia tem duração média de três anos. E, durante este período, o futuro tecnólogo é capacitado para atuar em diversos segmentos da área, tais como: tomografia, ressonância magnética, medicina nuclear, radioterapia e outros, sem a necessidade de interpretar os laudos e resultados de imagens.

Já a especialização na área, como já falamos mais acima, tem uma duração média da especialização em imagiologia médica é de dez meses, podendo ser menor ou maior conforme a instituição escolhida. Sendo uma opção ideal para quem já é da área da saúde e deseja aprimorar os conhecimentos em exames e diagnósticos por imagem.

Ou seja, o tempo de formação de um profissional em imagiologia pode variar muito, dependendo dos seus objetivos. Mas quanto ganha um profissional da área de imagiologia? Saiba mais a seguir!

Quanto ganha um Imagenologista?

imagiologia medica exame

De acordo com levantamento feito pelo site salario.com.br, com dados obtidos pelo Novo CAGED, eSocial e Empregador Web. A faixa salarial do Imagiologista fica entre R$ 3.614,40 e o teto salarial é de R$ 11.846,43,

Ainda segundo a pesquisa, a média do piso salarial de 2022 está em R$ 4.756,09, seguindo acordos coletivos que levam em conta profissionais em regime CLT de todo o Brasil.

Quantas horas trabalha um imagenologista?

Se você está pensando em se tornar um imagiologista, saiba que está disposto a encarar uma área indispensável no mercado de trabalho e que, por isso, está sempre em alta.

A demanda por exames, diagnósticos e tratamentos através de imagens nunca foi tão grande.

Segundo o salario.com.br, no comparativo entre os meses de Fevereiro de 2021 e Janeiro de 2022, tivemos um aumento de 43.75% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

O site aponta ainda que no mercado de trabalho brasileiro, o profissional da área de imagiologia tem uma jornada de trabalho de 27 horas semanais. Porém, esta jornada varia de acordo com a região onde o imagenologista atua,  assim como os salários.

O próprio levantamento feito pelo site faz cálculos de acordo com a carga horária mensal e salário, onde as jornadas de trabalho de um imagenologista podem variar de 12 horas a 44 horas de R$ 3.400,62 a mais de R$ 7.500,00 por mês.

A tabela completa você pode conferir, clicando aqui! 

Facilite a sua busca por vagas de emprego na área da saúde

Falamos tudo sobre imagiologia médica e tamanha sua importância no auxílio de diagnósticos clínicos.

E se você é deste campo de atuação e está em busca de novas oportunidades na carreira, a Sinaxys pode te ajudar.

Uma plataforma completa, simples e dinâmica que, assim como a imagiologia faz, presta todo auxílio aos médicos e demais profissionais da área da saúde.

Acessando o site ou baixando o aplicativo, você pode encontrar vagas de imagiologia, sem sair do conforto do seu lar, e que se encaixam ao seu perfil.

E mais, a Sinaxis está se expandindo, já são 9 estados com vagas publicadas. Veja as vagas na área de imagiologia médica que separamos para você, clicando aqui! 

– Conheça a Sinaxys

A Sinaxys é mais do que uma plataforma de vagas de emprego na área da saúde. Ela é uma rede de network, com o objetivo de dinamizar a carreira dos profissionais da área.

Isso porque, ter uma rede boa de network e parceiros é essencial no dinamismo de sua carreira e captação de novos pacientes – se você tem sua própria clínica ou está em busca de novas oportunidades.

Curtiu?  Então acesse o site e confira todas estas novidades!

Conclusão

imagiologia medica medico ressonancia

É muito importante entender como é e como funciona cada especialidade médica – especialmente se você ainda está em dúvida do que seguir, planeja crescer na área da saúde ou , simplesmente, tem curiosidade de saber mais sobre a carreira na Medicina.

Falamos sobre a área de radiologia e diagnóstico por imagem, ou imagiologia como preferir. Apesar do nome parecer “estranho” para alguns, esta área é muito presente no nosso dia a dia.

E o que aprendemos a partir da leitura deste artigo é que esta é uma área promissora por lidar com outras especialidades e ser fundamental em diagnósticos e identificação de patologias com precisão e clareza (e são muitas as patologias possíveis de investigação!).

Por isso, mas não menos importante, o profissional da área (os imagenologistas) precisam ser capacitados e ter conhecimentos acerca do corpo humano e os seus sistemas.

Contudo há outros profissionais da saúde como biomédicos e fisioterapeutas que buscam uma especialização em imagiologia como forma de aprimorar seus conhecimentos em torno de exames de imagem.

Esclarecemos ainda que a radiologia e a imagiologia médica são coisas distintas, na verdade, a radiologia é um dos muitos métodos utilizados pelos especialistas em imagiologia para executar estudos sobre órgãos e sistemas. Sendo assim, são distintas, porém inseparáveis.

Inclusive, para você que se interessou pela imagiologia e radiologia, há no mercado, atualmente, muitos cursos profissionalizantes, principalmente na modalidade EAD, para você e quem está em busca de mais conhecimento no setor.

Curtiu o texto e quer saber mais sobre a área da saúde? Então não deixe de conferir o nosso blog, que está repleto de conteúdos incríveis sobre o setor.

Compartilhe!

Compartilhe:

Receba ofertas e candidate-se a vagas na área da saúde

Crie seu perfil, tenha acesso a vagas de trabalho e receba ofertas que combinam com o seu momento de carreira.