Livros de medicina: lista com 13 dicas para formação e entretenimento

livros de medicina medico
Compartilhe:

A carreira médica é uma das mais disputadas nas universidades. Quem consegue a tão sonhada vaga precisa se dedicar muito aos estudos para se formar e ser um bom profissional. Por esta razão, os livros de medicina são fundamentais para os estudantes que querem se tornar excelentes médicos.

Por serem complexos e muito bem elaborados, a leitura dos livros de medicina e da área da saúde no geral exige muita disposição e foco por parte dos estudantes. Afinal, são livros que precisam de máxima atenção e dedicação para serem interpretados.

Outra questão, é o fato da medicina estar em constante evolução e ser necessário uma atualização contínua, pois hoje, graças a tecnologia, temos novas formas de trabalho e os pacientes estão cada vez mais exigentes, pois possuem acesso fácil e rápido às informações.

Neste artigo, você vai conferir quais são os livros de medicina fundamentais para as instituições de ensino e quais são os autores que compõem o acervo ideal para os estudantes da área de saúde, além de entender como alinhar formação com entretenimento.

Importância dos livros de medicina na formação e aprimoramento dos médicos

livros de medicina medico lendo

Como digo a pouco, os livros de medicina são essenciais para os estudantes que querem se tornar excelentes médicos. São complexos e muito bem elaborados,exigindo muito foco e disposição por parte dos futuros médicos.

Fora isso, é preciso entender que a formação de profissionais da área da saúde, sobretudo de médicos, deve ser encarada como uma educação continuada.

Isso porque, com as constantes atualizações nessa área, é muito importante que tanto médicos já formados quanto estudantes e residentes tenham acesso às mais novas informações sobre tratamentos, diagnósticos, tecnologias e novas práticas.

Neste cenário, vale ressaltar que a tecnologia está a nosso favor. Hoje, além dos livros físicos, temos também livros digitais que facilitam o acesso dos médicos e ajudam a espalhar conhecimento sobre os mais variados temas dentro da medicina.

Aliando entretenimento e conhecimento

livros de medicina estudantes medicina

É fato que quem sonha em estudar medicina já sabe o quanto terá que se esforçar e se dedicar muito, mas você sabia que pode alinhar conhecimento com entretenimento? Isso porque, não temos só os livros físicos e digitais para nos informar, mas a Internet e todas as tecnologias a nosso favor.

Hoje em dia, você pode acompanhar o perfil de um médico nas redes sociais, por exemplo. Afinal, o médico que não usa a Internet está perdendo pacientes. Além de poder baixar aplicativos que te ajudam a se manter informado a qualquer hora e lugar.

Mas, vale ressaltar que todo cuidado é pouco na hora de usar a Internet, por estarmos em um momento em que as notícias falsas se tornaram frequentes. Por isso, sempre busque se certificar da segurança dos conteúdos que está acessando.

Outro ponto é o fato de muitos livros contarem histórias e serem mais interativos do que técnicos, o que torna a experiência do leitor mais agradável.

Onde comprar livros de medicina

livros de medicina medica paciente

Estamos vivendo em uma era tecnológica, onde cada vez mais a tecnologia se torna presente e indispensável nas nossas atividades diárias.

Por isso, atualmente, diversas livrarias e bibliotecas disponibilizam livros da área médica de forma online e barata. Alguns podem ser encontrados até mesmo gratuitamente.

Listamos algumas mudanças importantes na área da saúde para que você fique atento e também os locais onde você pode obter os livros necessários para sua formação e/ou atualização.

Livros usados e mais baratos

Se você é acadêmico ou está estudando para a residência, certamente tem que lidar com o preço alto dos livros de medicina. Sem contar as mensalidades e o alto custo dos materiais da área. O fato é que se tornar um médico não é nada barato.

Assim, é muito importante buscar alternativas para que tudo isso não pese tanto no orçamento. No caso dos livros, existem algumas maneiras de adquiri-los por um valor bem menor. Separamos algumas dicas para que você encontre livros de medicina mais em conta.

Sebos: locais que vendem livros usados. Por serem de segunda mão, obviamente eles custam bem menos. Claro que, nem sempre, estarão no melhor estado, porém, dá para estudar normalmente.

Redes sociais: você pode negociar livros com médicos e estudantes de todo o Brasil pelas redes sociais. Existem diversos grupos no Facebook, por exemplo, nos quais é possível vender, comprar ou trocar seus livros de medicina.

Livrarias online: comprar livros de medicina novos é de fato o mais ideal, uma vez que as edições costumam ser atualizadas a cada 4 ou 5 anos. Por isso, muitos médicos e acadêmicos preferem comprar em livrarias e a nossa dica é procurar pelas online, que tem promoções e melhores condições de pagamento, com a praticidade de receber os livros em casa.

Livros digitais: os e-books, são arquivos para serem lidos em leitores próprios, como o Kindle, ou mesmo em tablets e computadores. Esse tipo de livro é mais em conta por não ter os custos de impressão, além de não haver frete. Basta comprar pela internet e receber olink para baixar o arquivo imediatamente, ou seja, não precisa esperar o livro chegar.

Livros de medicina online

Como já destacado aqui, a educação médica continuada é fundamental para capacitar os estudantes universitários, residentes e jovens médicos de forma constante. Assim, eles permanecem informados sobre as novas práticas, diagnósticos, tratamentos e tecnologias em saúde.

Neste sentido, os livros digitais de medicina podem contribuir para a atualização contínua dos profissionais. No entanto, com o surgimento acelerado de novas tecnologias e evidências científicas em saúde, além do perfil de pacientes mais exigentes, os profissionais da saúde precisam ser capazes de fornecer um atendimento cada vez mais atualizado.

Portanto, devem associar soluções inovadoras, com conteúdos confiáveis e de credibilidade, entregando a excelência no diagnóstico, prevenção e tratamento dos pacientes. Listamos as principais tendências para a atuação médica como forma de ajudar na preparação desses médicos do futuro.

Inteligência Artificial: esta tecnologia já é uma realidade na área da saúde, principalmente para diagnóstico. No entanto, a atuação do médico precisa ser adaptada para desenvolver habilidades que não podem ser substituídas por ela, como escuta ativa, criatividade e inteligência emocional.

Pensamento ágil: trata-se de um método que veio da indústria de tecnologia da informação. Na área da saúde, essa prática pode ser aplicada em novas técnicas cirúrgicas ou equipamentos que otimizem custos, evitem desperdícios, geram maior eficiência e diminuam o tempo de atuação do profissional.

Conexão emocional: os profissionais vão precisar se conectar com os pacientes no futuro, lidando com suas expectativas, emoções, realidade social e gerando uma melhor experiência. Aliás, atualmente, o chamado Prontuário Afetivo já é usado em diferentes Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e enfermarias pelo Brasil.

Empoderamento do paciente: os pacientes estão mais exigentes e isso se deve principalmente ao acesso que possuem às informações e ao conhecimento médico. Por isso, os estudantes e profissionais devem se adequar e se preparar para dar as melhores orientações.

Digitalização: os prontuários, receitas e demais documentos físicos passaram a ser rapidamente substituídos por versões online, tornando comum o uso de plataformas digitais para verificar resultados de exames, por exemplo. Por este motivo, os universitários, residentes e demais interessados devem estar aptos a lidar com esses processos online.

Uso de dados: não podemos esquecer os dados. Afinal, a análise de grandes quantidades de informações é essencial para estudo de doenças e tratamento de pacientes, identificando todos os aspectos relativos a uma enfermidade, por exemplo. Ou seja, é mais um elemento da atuação médica que os profissionais do futuro devem se preparar.

Há muitos sites de livrarias ou até mesmo bibliotecas online que disponibilizam livros na área da saúde, como a Bibliomed, por exemplo.

Livros de medicina: entretenimento / curiosidades / romance

livros de medicina estudantes

Como dissemos anteriormente, é possível se divertir enquanto se informa. A leitura por si só já é algo prazeroso para muitas pessoas e, com certeza, para você que é ou pretende ser profissional da saúde.

Muitos livros de medicina trazem uma narrativa bem elaborada que nos faz viajar pela história. Afinal, na área médica há livros para todos os gostos – tanto os mais narrativos e biográficos, quanto os mais técnicos. Afinal, o que importa é eles serem bem escritos e interessantes para prender os profissionais e/ou futuros profissionais da área médica. Confira abaixo alguns livros que não podem faltar na sua estante.

Médicos de homens e de almas – Taylor Caldwell

O livro “Médico de homens e de almas”, de Taylor Caldwell  fala de São Lucas – o médico de coração generoso, bem instruído e autor de um dos evangelhos e do Livro de Atos. A autora pesquisou a vida e as obras de Lucas durante anos, e as descreve de forma romanceada em um livro rico em detalhes históricos e de narrativa emocionante.

O Imperador de Todos os Males: Uma Biografia do Câncer – Siddhartha Mukherjee

O Oncologista Siddhartha Mukherjee traça em “O imperador de todos os males”  realmente uma”biografia” profunda e humana do câncer.

Ele narra em detalhes as etapas do processo cheio de idas e vindas da pesquisa da doença, as promessas de vitórias e as recaídas, as radicalizações temerárias de tratamentos como a mastectomia e a quimioterapia, e a importância tardia dada à prevenção, que levou a avanços como o exame de Papanicolau e o combate ao fumo.

Por um fio – Drauzio Varella

Em “Por um Fio”, Drauzio Varella conta histórias reais e mostra como a perspectiva da morte pode nos revelar um inesperado sentido para a vida.

Especializado em oncologia numa época em que o câncer era visto com tanto horror que nem sequer se pronunciava essa palavra, desde então convive cotidianamente com doentes graves e aprendeu que o principal objetivo da medicina é aliviar o sofrimento humano.

As  histórias contadas nesta obra põem o leitor diante de questões delicadas, difíceis mesmo para quem lida com elas em sua rotina profissional.

Mortais – Nós, a medicina e o que Realmente Importa no Final – Atul Gawande

Nesta obra, o autor  aponta os avanços e também as principais limitações da medicina. Afinal, no que diz respeito às inescapáveis realidades do envelhecimento e da morte, o que ela faz muitas vezes se contrapõe ao que deveria fazer.

Gawande revela suas limitações de maneira provocadora e honesta, Mortais refletem sobre o caminho que devemos percorrer para lidar sabiamente com a nossa própria finitude.

O Futuro da Humanidade – Augusto Cury

Primeiro romance do psiquiatra Augusto Cury, “O futuro da humanidade” oferece uma rara oportunidade de repensar a sociedade e o rumo de nossas vidas.

“O futuro da humanidade” conta a trajetória de Marco Polo, um jovem estudante de medicina de espírito livre e aventureiro como o do navegador veneziano do século XIII, em quem seu pai se inspirou ao escolher seu nome.

Das Tripas Coração – Roy Poter

Em “Das Tripas Coração”, Roy Porter mostra como a história da medicina não acompanha linearmente a trajetória dos médicos, mas envolve complexas interações entre seres humanos, padrões de doenças e curandeiros, além dos credos das mais diferentes culturas.

O Físico – Noah Gordon

Neste livro Noah Gordon conta a história de um barbeiro e médico, filho mais velho de um carpinteiro na Inglaterra medieval, Rob J. Cole. Ao tornar-se órfão, Rob J. passa a acompanhar um cirurgião de métodos duvidosos e acaba descobrindo um extraordinário dom: a habilidade de prever a morte.

Livros de medicina: conhecimento técnico

livros de medicina medica livro

Conhecimento técnico é essencial para que os estudantes se tornem grandes médicos e os médicos evoluam como a área. Por isso, confira algumas sugestões de leitura para ampliar a sua técnica.

Medicina interna de Harrison (2 volumes)

Esta obra clássica ajudou a definir a Medicina Interna por gerações de médicos e estudantes. Apresentando os extraordinários avanços ocorridos em todas as áreas da medicina, esta nova edição do Harrison foi amplamente revisada para oferecer uma atualização completa sobre a área.

Tratado de medicina interna de Goldman-Cecil (2 volumes)

Fonte de Medicina interna mais influente do mundo, a Goldman-Cecil Medicina oferece orientação imparcial definitiva sobre a avaliação e gestão de todas as condições médicas.

Linguagem didática, estilo simples, organização prática, referências baseadas em evidência e conteúdo interativo tornam este recurso dinâmico simplesmente o melhor e o mais rápido para encontrar todas as respostas que você precisa.

Manual de Clínica Médica – Sanar Saúde

A Sanar Saúde é uma startup que existe para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. O “Manual de Clínica Médica” nasceu da parceria de docentes do ensino médico que conhecem de perto as necessidades dos estudantes e residentes de clínicas médicas.

Princípios de Anatomia e Fisiologia – Gerard Tortora e Bryan Derrickson

Organizado de modo didático, este livro fornece uma apresentação precisa, objetiva e ilustrada da estrutura e do funcionamento do corpo humano aos estudantes dos cursos da saúde, como Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina e Odontologia.

Fisiologia Humana: uma Abordagem Integrada – Dee Unglaub Silverthorn

Oferece uma abordagem integrada aos sistemas do corpo humano. Traz novos resumos anatômicos e figuras essenciais, além de imagens tridimensionais e novas questões para revisão ao longo dos capítulos que são alguns dos recursos didáticos importantes que fazem deste livro um sucesso entre estudantes e professores.

Indicação da Sinaxys

livros de medicina medica lendo

Como a Sinaxys sempre busca trazer os melhores conteúdos da área da saúde; Não poderíamos deixar de dar uma ótima dica de leitura para você: O Século dos Cirurgiões de Jurgen Thorwald.

O Século dos Cirurgiões  – Jurgen Thorwald

Jurgen Thorwald foi um escritor alemão e O Século dos Cirurgiões é a sua obra mais famosa.

Publicada pela primeira vez na língua alemã em 1956, foi escrito com base em histórias e relatos, vivenciados por Henrique Estevão Hartmann, um famoso médico e pesquisador de seu tempo, avô materno de Jurgen Thorwald que é quem relata os acontecimentos.

O livro também traz estudos, análises, pesquisas e práticas realizadas por pioneiros da área. Obra espectacular que surpreende de leigos a especialistas.

Conclusão

livros de medicina estetoscopio

Destacamos neste artigo que a carreira médica é uma das mais disputadas nas universidades e que vive em constante atualização, sendo importante a educação continuada.

Os estudantes e médicos precisam de muita dedicação para se tornarem grandes profissionais – levando em consideração que a tecnologia está cada vez mais avançada e os pacientes ainda mais exigentes.

Por esta razão, os livros de medicina são fundamentais para os estudantes que querem se tornar excelentes médicos, mas como sabemos o curso de medicina não é nada barato e os alunos precisam de alternativas que os ajudem a se manter informados.

Por isso, além de listarmos boas dicas de leitura, também mostramos onde é possível encontrar livros usados e mais baratos.

Ressaltamos ainda que é possível alinhar conhecimento e entretenimento, se informando pela Internet e por aplicativos, por exemplo, além de escolher aqueles livros com boas narrativas, que nos fazem viajar pela história. Afinal, temos livros na área da medicina para todos os gostos.

A nossa indicação de leitura foi “O Século dos Cirurgiões”  de Jurgen Thorwald. Um livro que traz estudos, análises, pesquisas e práticas realizadas por pioneiros da área da saúde.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

medico sinaxys

Encontre vagas de emprego na área da saúde.