Marketing para dentistas: sua importância e como elaborar um bom plano

marketing dentista homem instrumentos
Compartilhe:

Assim como em toda e qualquer área das ciências, o marketing para dentistas deveria ter mais espaço para ser ensinado aos futuros profissionais de suas respectivas áreas.

Uma vez que, ele pode ajudar bastante os recém formados a entender como está o seu mercado de atuação e, assim, criar estratégias assertivas para conquistar seu público.

Por isso, se você não tem tanta familiaridade com o tema, confira todas as informações deste artigo a fim de entender a importância do marketing para dentistas.

O que é marketing para dentistas?

mascara dente

Logo de início cabe buscar explicar melhor o que realmente é o marketing para dentistas. De maneira bem simples, este tipo de marketing vai desde as propagandas, vendas e se estende até a análise e o entendimento sobre o mercado odontológico.

Dessa maneira, o foco do marketing para dentistas visa ampliar a competitividade de consultórios e clínicas. Ou seja, é o fornecimento da chance de atrair mais pacientes e, em consequência disso, o aumento da receita.

Se quiser saber um pouco mais sobre os meios digitais aplicáveis à área médica, confira: Softwares médicos: guia com melhores tipos e preços

Conceito de marketing

Sendo assim, uma vez entendido o que é o marketing para dentistas, cabe chamar a atenção para o conceito de marketing.

O marketing é um tipo de ciência que está em contato com as pessoas a todo momento ao ligar a televisão, acessar as redes sociais, ao realizar pesquisas através de um computador, por exemplo.

Isto ocorre devido a estes meios de comunicação serem perfeitos para exibir um produto ou serviço para um público segmentado.

É a partir daí que pode-se definir o conceito de marketing, assim, “marketing é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rendibilidade”, segundo Philip Kotler.

Ou seja, de maneira ainda mais simples, o marketing é ou pode ser entendido como um tipo de ferramenta que auxilia empresas e profissionais liberais a criar, comunicar, entregar ou mesmo oferecer troca de valores com o seu público.

Finalidade do marketing para dentistas

marketing dentista raiox boca

Não só no marketing para dentistas, mas o marketing médico como um todo tem as finalidades bem definidas.

Dessa forma, alguns objetivos do marketing para dentistas, por exemplo, é divulgar o trabalho de um profissional na área de saúde, por meio da demonstração prática de sua atuação.

Além disso, como uma das consequência da prática anterior, o marketing para dentistas termina por posicionar melhor a imagem do médico, proporcionando maior visibilidade e autoridade digital. Bem como, estreitando a relação com o público-alvo.

Para saber mais sobre como realizar o marketing médico e as regras a serem seguidas pela CFM (Conselho Federal de Medicina), então, veja: Marketing para médico: Guia completo para você começar.

Importância do marketing para dentistas

marketing dentista consulta homem

Mesmo que a importância do marketing para dentistas tenha ficado muito clara no decorrer do texto, cabe ressaltar mais ainda a relevância do marketing voltado para a odontologia.

Sendo assim, uma vez compreendido que o principal meio de apresentação do marketing é através dos meios de comunicação, por exemplo usando a rede mundial de computadores, logo se percebe a globalização, um alto nível de compartilhamento de informações.

A partir daí, a competitividade é ainda maior, o mercado de trabalho se torna mais disputado. Por isso, o marketing para dentistas e para a medicina em geral é imprescindível hoje em dia.

Pois que, a gestão dos negócios, seja a nível empresarial ou do ponto de vista de um profissional liberal, se modifica completamente.

Visto que, com a incidência cada vez mais crescente do marketing na área da saúde, passa a existir uma busca da estruturação do negócio partindo da perspectiva do público-alvo.

Portanto, seja para aproximar os profissionais da saúde aos pacientes, seja para se tornar mais competitivo ou se reinventar, o marketing para dentistas se torna importante uma vez compreendido o processo de globalização e a consequente chance de conquista de uma cartela maior de clientes.

Construção de uma autoridade profissional pelo marketing para dentistas

Como dito de maneira breve anteriormente, o marketing para dentistas auxilia na construção da autoridade profissional. Mas, afinal, o que é a autoridade profissional?

Este elemento que se apresenta como a consequência de boas práticas de marketing, é o reconhecimento pelo seu público alvo quanto a sua especialidade e, portanto, referência em seu ramo de atuação.

Entretanto, compreender o que é a autoridade profissional dentro do marketing para dentistas, não é o mesmo que saber como executá-lo.

Por isso, apresentaremos boas práticas do marketing para dentistas a fim de que consiga construir a sua autoridade no mundo virtual.

O primeiro passo para a construção de autoridade é compartilhar os seus conhecimentos com o seu público, pois além de ser permitido pela CFM também te ajudar a conquistar mais clientes.

Uma vez que, dada a curiosidade das pessoas, a busca de resposta para suas perguntas, elas anseiam por fontes de confiança, que tratem com real conhecimento a respeito do que busca-se entender.

Para isso, utilizar as redes sociais, blogs, YouTube para difundir seu conhecimento, pode ser muito efetivo para a construção de autoridade.

Outro ponto a ser abordado é a busca por desenvolver o próprio ponto de vista para aumentar seu engajamento.

Isto é, se apresentar para o seu público como alguém que gera novas discussões sobre os temas, que visa encontrar novas soluções para problemas antigos.

Assim, além de demonstrar estar sempre atualizado(a), conquista-se uma imagem de um profissional aplicado, especialista naquilo em que se propõe fazer diariamente.

Por fim, outro pilar na construção da autoridade digital é buscar conexões de relevância. Esta dica se estende a pacientes e outros profissionais já reconhecidos dentro do mercado.

As conexões servem para apresentar uma abordagem multidisciplinar ou mais específica e, portanto, conseguindo atender seu público de forma mais abrangente.

Como o marketing auxilia a captar clientes para clínica odontológica?

Já foi dito que o marketing para dentista também tem a função de aumentar a cartela de clientes e, por isso, conseguindo ampliar a receita tanto de um profissional liberal ou de um consultório/clínica.

E isto acontece por conta, também, de práticas do marketing para dentistas. A primeira prática você conheceu anteriormente quando tratamos sobre a construção das autoridades profissionais dentro da odontologia.

Porém, ainda existem outras formas de entender como o marketing auxilia a captar clientes para a clínica odontológica.

Desta feita, para a conquista de mais clientes é imprescindível conhecer o seu público. Pode até parecer simples, mas muitos profissionais erram nesta dica simples.

Saber quem é o seu público pode te ajudar a desenvolver estratégias de marketing mais assertivas, com maior potencial de conversão de leads em clientes efetivos.

Por exemplo, ao identificar a idade da maioria dos seus clientes é possível traçar planos de marketing que chamem a atenção deles. Imagine que seu público é jovem-adulto, logo é bem possível que prefiram conteúdos mais interativos em sua rede social profissional do que artigos longos.

Por sua vez, outro ponto que você deve se ater é investir no marketing de conteúdo. Uma ótima forma de fazer isso é criando um blog que esteja ligado às suas redes sociais e que contenha informações sobre os mais variados assuntos de sua área.

Bem como, separar um aba para responder de maneira mais completa e científica as perguntas mais frequentes do seu público da rede social pode ser interessante e bastante diferente das práticas de outros profissionais.

Por fim, foque na criação de um site que possua o foco na conversão de leads. Os leads são possíveis clientes, pessoas com maiores chances de se tornarem clientes efetivos.

Por isso, ter um site com um estilo de funil de venda, onde você consegue filtrar as pessoas que realmente querem os seus serviços, e não apenas tirar dúvidas, pode ser eficaz tanto para a confirmação da sua autoridade no mundo virtual quanto para segmentar e conquistar mais clientes para você.

Para saber também sobre como montar seu consultório pessoal, confira: Como montar um consultório odontológico? Equipamentos, custo, e mais.

O que é o marketing digital e como funciona?

marketing dentista profissional consulta mulher

Até aqui você já deve ter entendido o conceito de marketing e como focar no marketing de conteúdo. Desse modo, cabe entender agora o que é o marketing digital e como ele funciona na prática.

O marketing digital é a união de estratégias de divulgação e relacionamento de uma empresa, por exemplo, que tem a finalidade tanto de atrair quanto converter potenciais clientes, os famosos leads.

As redes sociais, Google Ads, e-mail marketing são ótimos exemplos de ferramentas de marketing digital.

Entendido o conceito e as ferramentas que podem ser utilizadas, cabe agora saber como funciona o marketing digital.

Existem algumas formas de funcionamento desta ferramenta, uma delas é a criação de propagandas a fim de ter o feedback do público-alvo em tempo real. E, assim, podendo medir o nível de aceitação ou rejeição dele.

Outra forma do uso deste tipo de marketing é realizar a mensuração dos resultados das estratégias que venham sendo adotadas. E, a partir disso, quando necessário, ajustar futuras ações ou mesmo fazer ajuste de ações que estejam sendo executadas.

E por fim, o marketing digital disponibiliza o ROI (Retorno sobre Investimento). E, por conta desta ferramenta, torna-se ainda mais assertivo o ajuste das ações que foram tratadas anteriormente.

O que é o inbound marketing e como funciona?

Em se tratando de estratégias que podem ser realizadas dentro do âmbito virtual, dentre elas existe o inbound marketing. No entanto, afinal, do que se trata esta estratégia?

De maneira bem direta, esta estratégia virtual tem, também, o foco em atrair potenciais clientes de maneira voluntária. Contudo, a base desta estratégia de conquista de clientes é não só o relacionamento, mas a educação do consumidor também.

Dessa forma, a qualidade que mais define o inbound marketing é o oferecimento de conteúdo com relevância e útil nos canais da internet. Bem como, estes conteúdos têm o dever de agregar valor durante cada etapa de compra do cliente.

Por isso, o inbound marketing é o conjunto de estratégias com a finalidade de realizar a identificação do momento em que o público-alvo está e, a partir disso, oferecer o conteúdo mais adequado para ele. E, por conta disso, a conquista de mais clientes para a marca, serviço pessoal é mais fácil.

Em suma, o objetivo do inbound não é vender logo de início um produto ou mesmo um serviço, contudo compreender melhor em qual estágio da compra a persona está.

E, somente quando isto acontecer, a empresa ou profissional liveral poderá ajudar ela a encontrar a solução que, neste caso, será o produto ou serviço em oferta. É dessa forma que ele funciona.

Como deve ser um plano de marketing para dentistas?

marketing dentista mulher boca aberta

Embora as estratégias de marketing para dentistas sejam de grande importância e predominem dentro do mundo virtual onde, aparentemente, não há limites, a verdade é que existem regras a serem seguidas para que os profissionais de odontologia não sejam penalizados.

Por isso, preste bastante atenção neste tópico a fim de evitar maiores problemas legais.

Observância às normas do Código de Ética da Odontologia

O direito e deveres referentes às atividades dos profissionais dentistas estão dispostos e regulados pelo próprio Código de Ética Odontológica.

É de grande importância se ater às diretrizes adotadas tanto por este código quanto pela CFM. Bem como, compartilhar as informações com os profissionais que contratar para realizar o seu marketing, caso terceirize a tarefa.

Análise do conteúdo relevante para a atuação do profissional em questão

A produção e análise de conteúdo dentro do marketing para dentistas se refere a tentativa de entender o funcionamento do funil de vendas que pode ser melhor criado através do inbound marketing.

Além disso, não se esqueça de que a produção do conteúdo deve ser relevante, produzir e agregar valor para o seu público, isto te ajudará a conquistar a confiança dele e na construção da sua autoridade.

Como também, crie sua pauta de conteúdo a partir da perspectiva do seu público, será mais fácil entender o que ele busca.

Definição do público alvo da ação de marketing

Assim como o nome sugere, o público-alvo são as pessoas as quais você quer ter como clientes, neste caso, aquelas que precisam de serviços odontológicos.

Por isso, o marketing para dentistas, antes mesmo de criar suas estratégias, deve ter em mente quem é seu público.

Ressalta-se aqui que o público-alvo deve ser analisado conforme suas características gerais, como idade, sexo, formação, classes social e etc.

Bom uso das mídias sociais, como Instagram, Facebook e LinkedIn

As redes sociais são um dos meios que podem aproximar o profissional do seu público, uma vez que permite maior interação e também de forma mais imediata.

Portanto, manter elas bem cuidadas, atualizadas, com posts semanais e com ótima qualidade, irá ajudar a causar uma boa impressão aos seus clientes.

Presença digital forte, com boa produção de conteúdo em blog profissional

Ter uma presença digital forte vai desde o marketing de conteúdo, assim produzindo conteúdo de qualidade dentro de um blog ou nas redes sociais, até o inbound marketing.

Uma vez que, o marketing digital é um tendência cada vez maior entre as mais diversas profissões.

Outro ponto de destaque quanto a presença digital forte é focar, também, nas mídias locais. Afinal, os primeiros clientes irão surgir, primeiramente, em sua região. Uma ótima dica é responder perguntas deixadas em suas redes sociais, fazendo uma espécie de atendimento online.

Se você quiser saber mais sobre um bom atendimento na internet, veja: Médico online: 7 dicas para realizar um excelente atendimento.

Fomente o surgimento de boas parcerias

Você já deve saber que ninguém faz nada sozinho, pois o desgaste é bem maior. Além disso, impulsionar a criação de parcerias pode fazer com que o seu atendimento e até a produção de conteúdo seja ainda melhor.

Isto acontece devido a uma ótima parceria dominar áreas que fogem da sua especialidade. Bem como, a parceria pode ser a ponte para que você consiga ocupar o lugar de algo que faltava em sua prestação de serviços, por exemplo.

Presença em congressos e eventos diversos do seu meio profissional

Seja uma clínica ou um profissional liberal, participar de eventos pode abrir muitas portas. Pois, além de conectar o profissional a comunidade dentista, pode surgir a chance de criar uma ótima parceria.

Além disso, os eventos servem para que o profissional tenha feedback de pessoas mais experientes e evite erros já cometidos por elas.

Quais são os erros mais comuns em marketing para dentistas?

marketing dentista molde

É muito comum, principalmente no início de carreira, cometer erros básicos. Por exemplo, não otimizar seu site para mobile, dispositivos celulares, quando a maioria das pessoas utilizam este aparelhos a maior parte do tempo.

Outro erro básico é dispor de um perfil incompleto da clínica ou do próprio profissional no próprio site. Lembre-se que, mesmo produzindo conteúdo de qualidade e tendo autoridade digital, a confiança se conquista ao se apresentar e falar um pouco sobre si mesmo.

Por fim, sendo o erro mais comum, é a não contratação de profissionais que saibam lidar com o marketing.

Isto ocorre, frequentemente, por subestimar o trabalho deles ou não entender o poder que existe em um marketing bem feito. Por isso, se você não entender da área, delegue esta função a fim de ter resultados realmente significativos.

Conclusão

marketing dentista consulta mulher

Sendo assim, neste artigo você conferiu informações simples, porém de grande importância, sobre o marketing para dentistas.

Dessa forma, agora você entender mais sobre o que é o marketing voltado para essa área e suas formas de funcionamento.

Além disso, conferiu dicas valiosas sobre o que fazer e o que evitar dentro de suas futuras estratégias de marketing, seja ele digital ou de conteúdo.

Portanto, se quiser ter mais acesso a conteúdo gratuito e de qualidade, não deixe de conferir nosso blog.

Compartilhe:

Receba ofertas e candidate-se a vagas na área da saúde

Crie seu perfil, tenha acesso a vagas de trabalho e receba ofertas que combinam com o seu momento de carreira.