Mercado de trabalho da Medicina: Especialidades mais em alta!

mercado trabalho medicina medica estudando
Compartilhe:

A Medicina é, há tempos, uma das carreiras mais disputadas por estudantes em universidades. E não é para menos, pois é a profissão com maior reconhecimento e salários do país. Daí a importância de falarmos sobre o mercado de trabalho da Medicina.

Estamos falando de uma área que se mostrou mais do que necessária nesta época de pandemia. Uma área que está em constante evolução em busca dos melhores tratamentos e procedimentos seguros.

Isso, por si só, já seria motivo suficiente para dizer que o mercado de trabalho da Medicina segue em alta, independentemente de qualquer crise.

Contudo, a verdade é que oportunidades e salários podem variar de local para local e também da especialidade escolhida, dentre muitas disponíveis.

Considerando tudo isso, trazemos informações importantes acerca do mercado de trabalho da Medicina e suas especialidades em alta.

Como é o mercado de trabalho da Medicina?

O mercado de trabalho da Medicina é bastante diversificado. São muitas as oportunidades de emprego disponíveis em clínicas, hospitais, centros de pesquisa, empresas, escolas e postos de saúde, por exemplo.

E há ainda uma grande parte dos profissionais da área que optam por abrir seus próprios consultórios.

A empregabilidade da área é alta, chegando a 97%, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Os salários de Medicina também são bastante vantajosos, pois chegam a quase 60% mais altos que a Odontologia, segunda especialidade da área da saúde mais lucrativa.

Por outro lado, tanto sucesso tem seu preço. Ainda segundo o Ipea, os médicos são os que têm a jornada de trabalho mais pesada entre os profissionais de nível superior listados pelo instituto, são cerca de 42 horas por semana.

Claro que este número vai depender da especialidade, do local de atuação, entre outros fatores.

No fim, podemos concluir que o mercado de trabalho da Medicina está em alta. Aliás, o próprio Ipea comprovou isso em sua pesquisa, onde foi apontado que a Medicina está em  primeiro lugar entre as 48 melhores profissões de nível superior analisadas pelo estudo.

Quais principais características o mercado de trabalho da medicina busca?

mercado trabalho medicina medica no laboratorio
Principais características o mercado de trabalho da medicina.

Estamos falando de uma profissão muito respeitada e necessária no nosso dia a dia. No entanto existem diversos tipos de profissionais, assim como em todas as demais áreas.

O que faz este profissional bom no que faz são uma série de características.

Entre as principais, que o mercado de trabalho da Medicina busca, estão:

  • Experiência;
  • Competência;
  • Empatia;
  • Disponibilidade;
  • Pontualidade;
  • Saber ouvir;
  • Clareza.

Se um médico tem tudo isso e sabe como aplicar, certamente ele terá muito sucesso em sua jornada.

Importância da Medicina para o avanço tecnológico na saúde

mercado trabalho medicina medico no consultorio
Importância da medicina na tecnologia.

A tecnologia tem ajudado muitas áreas a se desenvolverem e com a saúde não seria diferente. A área médica tem sido um grande exemplo disso, com grandes avanços tecnológicos.

Por exemplo, a Inteligência Artificial que tem o potencial de não só reduzir custos da saúde pública, mas aumentar a eficácia de atendimentos e melhor proveito de recursos humanos. Assim como o DATASUS que tem como principal objetivo a organização de dados do Sistema Único de Saúde.

Mas a tecnologia não para de evoluir e novas tendências e inovações vão chegando com o passar do tempo. Tendências como Telessaúde,  prontuário eletrônico e muitos outros softwares

que agilizam os atendimentos médicos e a rotina dos médicos.

Mas em relação à profissão, será que a Medicina continua sendo uma grande e disputada carreira no futuro? Confira abaixo!

Medicina está na lista das profissões do futuro?

mercado trabalho medicina medico conversando
Profissões do futuro.

E a resposta para a pergunta acima é sim, a Medicina está entre as profissões do futuro! E não só ela, mas grande parte das profissões na área da saúde como farmácia, biomedicina e enfermagem.

A verdade é que nos últimos anos e, principalmente durante a pandemia da COVID-19, percebemos a grande necessidade de profissionais da saúde e da ciência nas nossas vidas. Afinal, eles foram como super-heróis.

Contudo, por mais que a área da saúde seja uma área promissora em todos os aspectos, é preciso que você entenda os motivos que te levam a querer se tornar um profissional da saúde.

Isso porque, junto com o reconhecimento vem as grandes responsabilidades e na área da saúde, especialmente na Medicina, não seria diferente. Afinal, estamos falando de profissionais que todos os dias precisam lidar com diversos tipos de pessoas.

Outro ponto a ser levado em consideração é se você está preparado e disposto a se dedicar 100% aos estudos, visto que serão seis anos de curso, residência médica e especialização, combinando teoria e prática.

Mas não se preocupe! Saiba que todos os seus esforços serão recompensados se você dá valor a boas oportunidades de crescimento, boa remuneração e retornos gratificantes.

Quais especialidades da medicina estão em alta?

mercado trabalho medicina medica no hospital
Especialidades da Medicina em alta.

Como já dissemos por aqui, a carreira na Medicina é cheia de desafios e há muitos motivos que te farão escolher entrar nesta área. Claro que o principal motivo é o fato de ajudar as pessoas e poder melhorar a vida delas de alguma forma.

E a melhor coisa é que para fazer isso a Medicina tem muitas especialidades, muitas em alta atualmente.

Em janeiro de 2020, de acordo com levantamento da Demografia Médica no Brasil, do total de 478.010 médicos em atividade no país, 61,3% deles possuíam um ou mais títulos de especialista, enquanto apenas 38,7% não tinham título em nenhuma especialidade.

Ainda segundo a pesquisa da Demografia Médica, as especialidades que concentram o maior número de médicos são: Clínica Médica (11,3% do total de especialistas), Pediatria (10,1%), Cirurgia Geral (8,9%) e Ginecologia e Obstetrícia (7,7%). Juntas, essas quatro especialidades concentram 38% do total de especialistas.

Mas há outras especialidades em alta e entre elas podemos citar:

Clínica Médica

A Clínica Médica é considerada uma das áreas bases da medicina, uma vez que engloba conteúdo das diversas especialidades clínicas.

É um ponto forte e desafiador desta área a investigação, já que muitas vezes ele é responsável pelo atendimento inicial e o paciente apresenta inúmeros sinais e sintomas.

Pediatria

Esta área segue em alta, pois muitos profissionais se interessam por ela. Este especialista é responsável por cuidar da saúde de crianças e adolescentes, o que pode não ser uma tarefa fácil.

Cirurgia Geral

A especialidade de cirurgia geral é uma das que possuem mais titulados no país e abrangem as áreas de Cirurgia Abdominal, Cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do trauma.

Este profissional estuda, portanto, mecanismos fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos, atendendo em ambulatórios e pronto-socorros, por exemplo.

Ginecologia e Obstetrícia

Os cuidados com a saúde das mulheres evoluíram muito com o passar dos anos e é por isso que o ginecologista e o obstetra estão em alta.

Ambos atuam em conjunto para manter a saúde feminina em dia em todas as fases da vida das mulheres. Afinal, são muitas as doenças perigosas que podem acometê-las como câncer de mama e do colo de útero.

Anestesiologia

Esta especialidade médica é extremamente necessária, pois é voltada para o controle e alívio da dor (crônica ou aguda).

O profissional desta área é responsável ainda por manter as condições vitais do paciente durante um procedimento cirúrgico e também auxilia no pós-operatório. Para realizar o seu trabalho, ele usa anestésicos locais e gerais injetáveis e/ou inalatórios (gás anestésico).

Cardiologia

Tanto o cirurgião cardiotorácico quanto o cardiologista clínico são fundamentais e muito valorizados no país, visto que este profissional lida com o órgão mais importante do corpo humano: o coração.

E atualmente, houve um aumento de maus hábitos entre os brasileiros e problemas cardíacos ou que podem favorecer estas doenças.

Medicina de Trabalho

A medicina do trabalho é uma especialidade que busca prevenir doenças no âmbito profissional e controle de riscos ambientais. Está em alta considerando que as empresas hoje estão mais preocupadas com a saúde de seus colaboradores.

Ortopedia e Traumatologia

No Brasil, os profissionais de Ortopedia e Traumatologia estão incluídos em uma única especialidade, pois ambas lidam com lesões em áreas ósseas e musculares.

Contudo, a ortopedia cuida de problemas crônicos e congênitos, como corrigir deformidades e postura. Enquanto que a traumatologia lida com questões mais emergenciais como traumas causados por quedas e acidentes, por exemplo.

Oftalmologia

Esta área cuida da saúde dos olhos e qualidade da visão, tratando problemas como miopia e astigmatismo. Dá para entender porque está tão em alta não é mesmo? Afinal, os problemas de visão tem aumentado consideravelmente no país.

Radiologia e Diagnóstico por Imagem

O diagnóstico por imagem é uma peça essencial no tratamento de diferentes doenças e o radiologista trabalha em constante parceria com profissionais de outras especialidades da Medicina em busca da melhor avaliação.

Especialidades mais bem pagas

mercado trabalho medicina medica e paciente
Especialidades com maior salário.

Sabemos que há uma variação de salários dentro do mercado de trabalho da Medicina.

E isso devido a muitos fatores, como local de atuação do profissional, nível de experiência, dedicação e a formação do profissional, ou seja, a especialidade escolhida por ele. Tudo isso influencia na questão salarial, fazendo com que seja maior ou menor.

Por esta razão, um dos maiores sites de empregos do país, a Catho, levantou as especialidades mais bem pagas da Medicina no Brasil. Veja abaixo!

Cirurgião Plástico

Além da questão estética, este profissional ainda lida com pessoas que sofreram acidentes, por exemplo, restaurando os tecidos e estruturas. A média salarial é de cerca de R$ 18.500,00.

Cirurgião Geral

Este profissional, como já citamos, é responsável por Cirurgia Abdominal, Cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do trauma, estudando problemas que são possíveis de procedimentos cirúrgicos. Média salarial: R$ 15.900,00.

Ortopedista

Estuda e trata enfermidades do sistema locomotor e fraturas, como ossos, músculos, ligamentos e articulações. A média salarial para este profissional é de R$ 14.353,00.

Médico Auditor

Avalia a adequação e o custo de serviços médicos prestados por entidades públicas e privadas e é um cargo amplamente oferecido em concursos públicos.

Não há residência médica ou prova de título. Qualquer médico pode exercer essa atividade. Média salarial: R$ 9.909,00.

Anestesiologista

Lembra quando citamos que esta especialidade é de extrema importância, principalmente durante os procedimentos cirúrgicos e recuperação do paciente?

Pois, e com tanta responsabilidade não é à toa que a remuneração também é alta, em comparação a outras especialidades. Tal média gira em torno de R$ 9.800,00.

Dermatologista

A dermatologia é a especialidade que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico das enfermidades relacionadas à pele e aos anexos cutâneos.

E dentro desta área há outras especialidades em busca de estudar as mais variadas doenças da pele. Média salarial: R$ 9.058,00.

Hematologista

Este profissional estuda, diagnostica e trata alterações e doenças do sangue e de órgãos, como a medula óssea, linfonodos (os gânglios linfáticos, espalhados pelo nosso corpo) e o baço.

A média de salário para este especialista é de R$ 9.025,00.

Mastologista

Esta especialidade estuda o que está relacionado às doenças das mamas. Ou seja, quaisquer condições que possam afetar os seios, como dores, inchaços, infecções e, claro, o câncer.

A média salarial é de R$ 8.999,00.

Oncologista

Já esta especialidade, também chamada de Cancerologia, está voltada para a forma como os cânceres e tumores malignos se desenvolvem no organismo e qual é o tratamento mais adequado para cada tipo de neoplasia.

A média salarial é de R$ 8.912,00.

Colonoscopista

Este profissional busca avaliar a situação do intestino do paciente através da aplicação de sedação no reto para verificar se há obstrução, por meio de equipamentos específicos como colonoscópio, além de fazer uma limpeza no intestino. A média salarial é de R$ 8.820,00.

Especialidades com menor número de profissionais

mercado trabalho medicina medico sentados
Mais oportunidades na medicina.

Em 2020, a Demografia Médica do país mostrou uma desigualdade de distribuição de profissionais entre as especialidades. Isso significa que enquanto algumas áreas da Medicina seguem em alta, outras possuem uma menor quantidade de profissionais atuantes.

Veja abaixo quais são as especialidades menos procuradas do país!

Medicina de Emergência

Esta é a área menos buscada do mercado de trabalho da Medicina, com apenas 52 profissionais em atuação no Brasil.

Porém, isso não diminui sua importância, visto que este profissional lida com situações imprevistas de um paciente, seja uma doença aguda ou lesão que necessitem de atendimento imediato.

Genética Médica

São 332 profissionais atuantes, mas é uma área em alta no país. Este profissional atua com o diagnóstico, tratamento e controle dos distúrbios genéticos e hereditários em busca de soluções. A manipulação genética também é uma realidade no dia a dia desse profissional.

Radioterapia

A radioterapia, também conhecida como radio-oncologia, é a especialidade médica que usa radiação ionizante para o tratamento de pacientes com câncer e com neoplasias benignas. Atualmente são 877 profissionais da área de acordo com a Demografia Médica.

Medicina Esportiva

Essa também é uma especialidade relativamente nova e está em crescimento, afinal, o médico do esporte previne, diagnostica e trata assuntos relacionados à prática esportiva. Atualmente, são 898 profissionais em atuação no país, mas com potencial de aumentar.

Cirurgia da Mão

O especialista em cirurgia da mão atua em  lesões traumáticas, degenerativas, tumorais e congênitas da mão, punho e cotovelo e são apenas 923 especialistas no Brasil.

Medicina Física e de Reabilitação

Também conhecida como Fisiatria é uma área com 959 profissionais em atuação. Seu objetivo é a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças que estão relacionadas ao sistema nervoso, muscular e osteoarticular e que são capazes de produzir incapacidade temporária ou permanente.

Medicina Nuclear

Na Medicina Nuclear, o profissional emprega materiais radioativos com o objetivo de fazer diagnósticos de enfermidades com seu uso.

As quantidades de materiais radioativos empregados são mínimas e seu uso é bastante seguro. Esta área conta com 1.009 especialistas no país.

Facilite a sua busca por vagas de emprego na área da saúde

mercado trabalho medicina medica trabalhando
Emprego na área da saúde.

E então, depois da leitura deste artigo, você está mais do que convencido de que está no caminho certo. E agora, busca por boas oportunidades dentro da área da saúde.

Pois saiba que você está com sorte! A Sinaxys pode te dar uma “mãozinha” nisso. Afinal, com o site e aplicativo da Sinaxys você encontra as melhores vagas de emprego nas mais diversas especialidades médicas e até mesmo para dentistas.

Além do mais, com a Sinaxys você consegue dinamizar a sua carreira e captar pacientes através de uma rede de network. Fora isso, você tem acesso a conteúdos sobre a área da Medicina, que te deixam por dentro das últimas novidades.

Então não perca tempo e acesse o site e confira!

Conclusão de como está o Mercado de trabalho da Medicina

O mercado de trabalho da Medicina, como já era de se esperar, é um mercado muito disputado e que exige grandes características do profissional, que vão além de habilidades técnicas e empatia.

São muitas especialidades disponíveis para se escolher e isso acaba gerando certa desigualdade, onde umas possuem mais profissionais atuantes que outras.

Por fim, as constantes atualizações na área da saúde e, sobretudo, na Medicina é um dos pontos que tornam este mercado muito atraente e é fato que estamos falando de uma profissão que faz parte do dia a dia das pessoas, sendo extremamente necessária e reconhecida por isso.

Gostou do texto? Então, compartilhe e não deixe de acessar o nosso blog para conferir mais conteúdos sobre a área da Medicina.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere, profissional da saúde!

Baixe o app da SINAXYS gratuitamente

medico sinaxys

Encontre as melhores vagas de emprego na área da saúde.

medico sinaxys

Encontre vagas de emprego na área da saúde.