Nutricionista: formação, mercado de trabalho e plano de carreira

nutricionista croissant maca
Compartilhe:

Principalmente por conta da pandemia da convid-19, muitas pessoas começaram a valorizar cada vez mais a saúde. E é aqui que entra a importância do nutricionista.

Assim, o entendimento de que uma vida dotada de bons hábitos, como a prática de exercícios físicos e boa alimentação, pode ser mais longa e melhor começou a ser ainda mais propagado.

Dentro deste contexto, profissões como a de nutricionista passou a receber mais valor.

Desse modo, favorecendo aos profissionais da área, que passaram a ganhar maior poder aquisitivo, e favorecendo aos pacientes, que conquistaram uma vida mais saudável por meio da alimentação e dieta.

Sendo assim, se você quiser saber muito mais sobre o mundo da profissão de nutricionista, não perca tempo e confira este artigo até o final.

Quem é o nutricionista?

nutricionista medicao
Nutricionista: quem é?

De forma muito simples, um nutricionista é um  profissional, como o nome pressupõe, com formação em nutrição.

Ele se diferencia de um nutrólogo por conta disso, isto é, ao contrário do nutricionista, um nutrólogo é formado em medicina e se especializa em nutrição.

Além disso, um nutricionista, dentre as demais funções que lhe são atribuídas, é alguém que carrega consigo a responsabilidade de prescrever dietas que são equilibradas em seus nutrientes e calorias.

Dessa maneira, pode afirmar com certeza, que este tipo de profissional pode ajudar as pessoas na prevenção de doenças, na promoção de melhor qualidade de vida, segurança alimentar e na conquista de uma alimentação mais saudável.

Neste tópico você irá conferir com mais detalhes quem afinal é o nutricionista, veja o tópico a seguir.

Qual a formação de um nutricionista?

Como bem dito anteriormente, um nutricionista tem a sua formação em nutrição. Por conta disso, até então, este profissional não pode realizar a prescrição de medicamentos que auxiliem no tratamento de algumas doenças, por exemplo, a obesidade.

Vale ressaltar que os nutricionistas, ainda que não sejam formados em medicina ou não possuam o grau de estudo de doutorado, podem ser chamados de doutores. Uma vez que, a Decisão número 01/1987 do Conselho Federal de Nutricionistas permite.

O que faz o nutricionista?

Mesmo que seja uma profissão bastante conhecida pelas pessoas, há muitas dúvidas ainda sobre o que um nutricionista realmente faz.

Afinal, para muitos, associar o nutricionista a simplesmente ser o responsável, dentre tantas funções, por unir o as pessoas a uma boa alimentação, aparenta ser pouca coisa para uma profissão tão importante.

No entanto, algumas das principais funções do nutricionista são as seguintes:

  • Controlar a qualidade de alimentos em restaurantes, cozinhas e refeitórios: Basicamente, o profissional fica responsável por fazer a seleção dos fornecedores do local em que trabalha, como também o controle e inspeção da preparação dos alimentos.
  • Realizar o planejamento, administração e coordenação de programa de alimentação: Em outras palavras, o nutricionista é o responsável por fazer a definição dos cardápios balanceados e nutritivos.
  • Diagnóstico clínico: Também analisando de maneira individual, a função de diagnosticar clinicamente é feita a partir da solicitação de exames laboratoriais com o fim de atender e entender o quadro clínico de cada pessoa.
  • Nutrição comportamental: Por fim, dentro deste aspecto, o nutricionista levará em consideração o estado emocional e social dos pacientes. Assim, o seu diagnóstico nutricional será mais preciso e a sua tomada de decisão quanto ao tratamento necessário será ainda melhor.

Cada uma destas funções são bastante desconhecidas pelas maioria das pessoas, no entanto, são de grande importância para leigos e estudantes da área terem acesso.

Como funciona o curso de Nutrição?

nutricionista escrevendo
Nutricionista: cronograma alimentar.

O curso de nutrição pertence a classe das Ciência Biológicas e dura cerca de 4 anos, além disso, o curso fornece para o estudante uma formação em diversas disciplinas.

Vale ressaltar que, o fato do curso de nutrição pertencer a área da saúde não exclui as matérias de humanas da formação, tais como ética, administração e gestão.

O curso é multidisciplinar devido a várias possibilidades que existem em atuar. Dessa maneira, um bom estudante é tão bem preparado pelo seu esforço quanto por conta da sua grade curricular ser rica.

Além do mais, uma vez entendido que o curso de nutrição está ligado de maneira íntima com a alimentação saudável e a conquista do bem estar por meio dela, as matérias, disciplinas do curso seguem este caminho e objetivo.

Confira: Franquias na área da saúde: por que investir nesse modelo de negócio.

Quais são as áreas contempladas pelo curso de Nutrição?

Como dito antes, o curso de nutrição possui muitas disciplinas e, devido à diversidade disciplinar, muitas são as áreas de atuação, as possibilidade são incrivelmente grandes em termos de conquista de um emprego. Desse modo, algumas das principais áreas que são contempladas pelo curso de nutrição são as seguintes:

  • Nutrição esportiva: Esta área é bastante indicada para as pessoas que amam a nutrição, mas não abrem mão de uma rotina de atividades físicas. Dessa maneira, é completamente possível que o profissional una a nutrição com a finalidade de conquistar um melhor desempenho na prática de atividade físicas como musculação.
  • Indústria de alimentos: Em seguida, há a possibilidade de atuar dentro da indústria de alimentos. Nesse caso, o nutricionista atua como uma espécie de consultor que possui a função principal de orientar sobre a constituição nutricional dos alimentos. Bem como, ele irá buscar tanto por receitar quanto por fórmulas que tornem os alimentos ainda mais nutritivos.
  • Saúde coletiva: Como o nome pressupõe, a área de atuação da saúde coletiva liga-se à população geral. Por exemplo, o nutricionista foi muito bem requisitado durante muito tempo quando a desnutrição era um fator muito comum na sociedade, mais comum que hoje em dia, claro. Assim, ele pode trabalhar em ambulatórios, postos de saúde e até em clínicas médicas.
  • Carreira acadêmica: A carreira acadêmica também é uma área que está em ascensão. Muitos estudantes pegam amor pelo estudo das ciência e decidem, ao passo que trabalham, buscar ainda mais conhecimento. Por isso, decidem cursar alguma especialização, mestrado e até doutorado.
  • Gastronomia; Por sua vez, muitos profissionais optam, também, pela área gastronômica. Assim, decidem trabalhar em restaurantes ou até abrir seu próprio negócio alimentício unindo, então, seus conhecimentos em nutrição.
  • Marketing em alimentação; Em penúltimo lugar, está o marketing em alimentação. De forma básica, o marketing em alimentação possui o foco voltado para a conscientização das pessoas a respeito do valor e importância de se ter uma alimentação saudável. Nesse caso, é possível que os nutricionistas atuem dentro de empresas de suplemento ou ligadas ao ramo alimentício em geral.
  • Consultoria nutricional; Por fim, e talvez sendo uma das profissionais mais conhecidas da lista, está a consultoria nutricional. Este tipo de trabalho é bastante procurado por empresas de alimentos, uma vez que elas necessitam de informações que, em muitos casos, apenas um nutricionista pode lhe fornecer com segurança. A consultoria permite que o profissional nutricionista tenha uma renda alta e tempo de trabalho flexível, pois, ao utilizar os meios tecnológicos, então, é completamente possível prestar consultoria para mais de uma empresa com diferentes abordagens dentro do ramo alimentício.

Estas são algumas das principais funções e/ou trabalho que um profissional nutricionista tem total capacidade para desempenhar.

Veja também: Gestão de clínicas e consultórios: 9 pontos para se observar sempre.

Duração do curso de Nutrição

A duração do curso de nutrição é de 4 anos. Vale chamar a atenção, mais uma vez, para o fato de que, para aqueles que querem realizar o seu sonhos de cursar nutrição, o curso tem muitas matérias para apenas 4 anos de graduação.

Sendo assim, entrar com bastante foco e, quem sabe, já tendo alguma ideia de qual área de atuação deseja-se dedicar, pode ser um passo muito importante. Afinal, fazendo isso, os seus esforços poderão ser melhor centralizados naquilo que se almeja, embora isso não signifique que as demais áreas serão negligenciadas.

Esta dica vale tanto para os estudantes em modalidade presencial quanto para aqueles que decidem cursar nutrição na modalidade EAD. Em se tratando deste assunto, confira o tópico a seguir para saber mais a respeito das duas modalidades possíveis dentro do curso de nutrição.

Curso presencial ou em EAD

Assim como todo e qualquer curso, nutrição também possui a modalidade EAD. No entanto, quando se decide cursar esta graduação, então, é comum que surja a dúvida sobre qual modalidade deve-se seguir.

Por isso, neste tópico você irá conferir um pouco mais sobre o curso de nutrição na versão presencial e em EAD, isto é, o famoso Ensino à Distância.

Na versão EAD o curso também tem a sua duração de 4 anos e carrega todas as características que a versão presencial. Nesse caso, com o foco voltado ao funcionamento do corpo humano ao estudar disciplinas como: anatomia, fisiologia, bioquímica e embriologia.

Além disso, a análise dos impactos da alimentação nas diversas etapas da vida também é levado em conta. Um ponto muito importante a ser ressaltado é que, mesmo cursando a modalidade EAD de nutrição, é necessário fazer a parte prática que, nesse caso, é realizada em algum polo da faculdade.

Bem como, é necessário cumprir estágio supervisionado e apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Basicamente, a única diferença da modalidade EAD e presencial é que esta exige o deslocamento do estudante com mais frequência até a faculdade.

As disciplinas presentes na modalidade EAD são as mesmas que compõem a versão presencial. São elas:

  • Anatomia Humana;
  • Avaliação Nutricional;
  • Bioquímica;
  • Citologia e Embriologia;
  • Controle de Qualidade de Alimentos;
  • Educação Nutricional;
  • Farmacologia;
  • Fisiologia Humana;
  • Higiene e Vigilância Sanitária;
  • Microbiologia e Imunologia;
  • Nutrição Clínica, Esportiva e Funcional;
  • Nutrição e Desenvolvimento Humano;
  • Patologia e Dietoterapia;
  • Psicologia em Saúde;
  • Saúde Coletiva;
  • Tecnologia dos Alimentos.

Aproveite e confira: Softwares médicos: guia com os melhores tipos e preços.

O que um estudante de Nutrição pode fazer em termos de trabalho?

nutricionista donuts salada
Nutricionista: conflito entre paladar e saúde.

Algumas das principais áreas de atuação já foram abordadas no decorrer do artigo. Mas, o fato é que elas são poucas quando postas em comparação com as inúmeras possibilidades em termos de trabalho.

Sendo assim, outras atuações são possíveis ao profissional nutricionista, tal como:

  • Assessoria nutricional em academia;
  • Desenvolvimento de produtos industriais alimentícios;
  • Nutrição clínica;
  • Administração da produção de refeições em cozinhas industriais, restaurantes, refeitórios e bares;
  • Pontos positivos e negativos da carreira de nutricionista e etc.

Como está o mercado de trabalho para o nutricionista?

O mercado de trabalho para um nutricionista tem se tornado cada vez mais valorizado. Uma vez que, como dito no início deste artigo, a pandemia foi um dos principais fatores que favoreceram a valorização.

A valorização é lógica analisando do ponto de que a alimentação é uma das melhores formas de manter a imunidade alta e, assim, evitar a contaminação por vírus em geral, como o da gripe. E, caso não consiga evitar, ao menos a alimentação consegue proporcionar nutrientes necessários para que o corpo consiga combater infecções.

A partir disso, tanto a procura por profissionais nutricionistas aumentou quanto a sua importância para a sociedade ficou mais aparente.

Qual área da Nutrição está em alta?

A verdade é que não há apenas uma área de atuação em alta, mas algumas áreas estão com a valorização extremamente alta. Alguns exemplo são:

  • Nutrição esportiva;
  • Gastronomia;
  • Marketing nutricional;
  • Assessoria para indústrias alimentícias e etc.

As áreas que mais necessitam, hoje em dia, de um profissional nutricionista são os hospitais, clínicas, instituições de ensino, cruzeiros, supermercados, indústrias e outros segmentos.

Quais são as pós-graduações mais procuradas na área da Nutrição?

nutricionista dieta alimentos
Nutricionista: alimentos saudáveis.

Da mesma maneira que o curso de nutrição está em alta a profissão nutricionista, existem algumas áreas acadêmicas que também estão chamando bastante a atenção das pessoas. Algumas das pós-graduações que vem fazendo sucesso são as seguintes:

  • Nutrição e suplementação esportiva;
  • Nutrição clínica hospitalar e ambulatorial;
  • Nutrição clínica e hospitalar;
  • Obesidade e emagrecimento;
  • Nutrição em oncologia.

Estas com certeza são áreas que, para quem quiser aproveitar, podem render bons ganhos para os profissionais que se especializam nelas.

Como montar um plano de carreira de um nutricionista?

nutricionista anotacoes
Nutricionista: planejamento semanal.

Uma das perguntas mais famosas é sobre como montar da maneira correta um plano de carreira. Afinal, ninguém quer ficar estagnado no mesmo lugar, porém se deseja sempre evoluir. Por isso, preste bastante atenção neste tópico, confira!

Faça uma boa avaliação do mercado no qual está inserido

Conhecer bem o mercado da sua profissão e principalmente da sua área de atuação é o primeiro e melhor passo a ser dado. Afinal, entender todo o ambiente corporativo e social lhe ajudará a tomar as atitudes mais eficazes.

Por isso, esteja disposto a se consultar e/ou conversar com profissionais experientes, busque ajuda em revistas especializadas em seu ramo profissional e de atuação. Serão as fontes responsáveis por direcionar você da melhor maneira possível.

Defina uma área para especialização

Uma vez estudado bem o seu ramo profissional, é bem possível que neste processo você já tenha encontrado como será a sua atuação e qual especialização seguir.

A dica aqui é se conhecer bem, alinhar as suas vontades e expectativas com a realidade de sua profissão e especialização escolhida.

Tenha um bom planejamento de marketing

No início tudo é mais difícil, uma vez que ninguém te conhece como profissional e, portanto, você não pode exigir confiança profissional logo de início. Sendo assim, tome a atitude de fazer marketing pessoal.

Isto é, participe de palestras, converse com outros profissionais, crie artigos para blogs, monte posts para a sua rede social profissional. Tudo isso são formas de ganhar confiança e aumentar seu networking com outros médicos.

Mantenha-se sempre atualizado nas tendências da área

Por fim, mantenha-se atualizado. As ciências estão sempre em evolução, mesmo que você seja um profissional de sucesso, basta apenas um erro acadêmico de natureza argumentativa sobre certo assunto para que a sua segurança e confiança conquistadas sejam postas a prova, em dúvida.

Portanto, esteja sempre disposto a se atualizar, seja lendo artigos científicos, fazendo trabalhos, indo a palestras ou até mesmo debatendo assuntos com diversos outros profissionais do seu ramo de atuação.

Quanto ganha em média um nutricionista?

nutricionista consulta paciente
Nutricionista: planejamento diário.

Os salários podem variar bastante de acordo com o nível de profissionalismo do nutricionista. Sendo assim, o salário inicial de um recém formado é em média R$ 2.843,21. Contudo, quanto mais experiência e capacidade tiver o profissional, então, maior será o seu salário, podendo chegar a R$ 5.044,22.

Chamamos a atenção que os valores podem sofrer grande alteração a depender do local e/ou estado em que o profissional nutricionista trabalha.

Conheça a Sinaxys

A Sinaxys é uma grande plataforma multi versátil e que, por conta disso, consegue atender tanto o público de profissionais formados na área de saúde quanto estudantes da área.

Na Sinaxys você pode encontrar diversas vagas de emprego e se candidatar a elas, bem como pode disponibilizar as vagas.

Além disso, para o público estudante, o nosso blog possui vários artigos com temas atuais e que irão te ajudar a se atualizar ainda mais.

Portanto, não perca tempo, acesse nosso blog e confira artigos como: Telessaúde: o que é, importância social, como funciona e benefícios.

Conclusão

nutricionista consulta
Nutricionista: consulta.

Portanto, neste artigo você acabou de conferir alguns pontos importantes sobre a profissão de nutricionista.

Assim, sabendo agora quem é o nutricionista, quanto ele ganha, como está o seu mercado de trabalho e até como é formação e muito mais.

Sendo assim, se você é estudante ou mesmo profissional da área e gostaria de ficar por dentro das novidades do setor da área da saúde ou encontrar vagas de emprego que se adequem ao seu perfil profissional, acesse nosso site e nosso blog.

Baixe o nosso APP e encontre vagas na saúde.

 

Compartilhe:

Receba ofertas e candidate-se a vagas na área da saúde

Crie seu perfil, tenha acesso a vagas de trabalho e receba ofertas que combinam com o seu momento de carreira.