Odontologia Clínica: Atuação, Mercado de trabalho e Importância

odontologia clinica dentista
Compartilhe:

A Odontologia é considerada a segunda carreira mais rentável do Brasil, atrás apenas da Medicina. E uma das principais áreas de atuação é a Odontologia Clínica.

Esta profissão se expandiu nos últimos anos e hoje lida também com distúrbios relacionados às estruturas de toda a face, boca e pescoço.

Por ser uma carreira tão promissora, tem atraído muitos estudantes. Contudo, é uma área que gera algumas dúvidas com relação ao que um odontologista clínico faz, qual a diferença entre um cirurgião dentista e um dentista clínico, mercado de trabalho, áreas de atuação, salários, como iniciar na carreira, entre outros pontos.

Por este motivo, neste artigo trazemos as respostas para estas e outras questões como forma de te ajudar a fazer a escolha ideal para você.

Boa leitura!

O que é a Odontologia Clínica?

odontologia clinica dentista consultorio
O que e a Odontologia Clinica

Durante o curso, o estudante de Odontologia aprende não só sobre a saúde dos dentes, mas sobre a boca e os ossos da face, pois é este profissional que irá lidar com problemas de saúde bucal – na prevenção, diagnóstico e tratamento.

A Odontologia Clínica cuida tanto de pacientes idosos quanto de crianças e, na maioria das vezes, é este profissional que realiza os primeiros atendimentos a fim de entender cada caso e resolver problemas de baixa complexidade.

Isso porque, em casos mais graves, digamos assim, o clínico irá encaminhar o paciente ao especialista ideal.

O que um odontologista clínico faz?

O odontologista clínico é o profissional da saúde capaz de prevenir problemas bucais, diagnosticar e tratar as mais amplas condições e desordens dos dentes e gengivas, considerando que este profissional atua em conjunto com outras especialidades como forma de oferecer a melhor alternativa ao paciente.

Ou seja, é o odontologista clínico que faz aquele primeiro atendimento básico quando notamos algo errado com a nossa saúde bucal. É ele que irá identificar as suas necessidades e encaminhar o paciente ao especialista adequado.

De forma resumida, a função do odontologista clínico é realizar o atendimento primário, garantir a saúde da gengiva, língua e dos dentes, a qualidade da mordida e a higiene bucal do paciente como um todo.

Neste sentido, um odontologista clínico trabalha com orientações sobre higiene bucal, limpeza (profilaxia) e remoção de cáries, restaurações, entre outros.

Importância da Odontologia Clínica na prevenção de problemas

odontologia clinica dentista trabalhando
Importancia da Odontologia Clinica na prevencao de problemas

Como podemos notar, a Odontologia Clínica é muito importante, pois é este profissional o responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas de saúde bucal, que podem ser muitos, desde cáries até gengivite.

Com o tempo e experiência percebemos que realmente a prevenção é o melhor remédio para tudo, inclusive com a saúde da nossa boca e dentes. Afinal, ninguém quer passar por procedimentos invasivos e dolorosos.

Por isso, é importante ir ao dentista regularmente, pelo menos a cada seis meses ou uma vez por ano,  para garantir uma boa saúde bucal e um sorriso bonito.

Principais características da Odontologia Clínica

E atenção você que está para iniciar sua carreira em odontologia ou pretende entrar na área, vale a pena conhecer as principais características da Odontologia Clínica.

A primeira é a possibilidade de atuar na área sem precisar fazer uma especialização e realizar procedimentos simples. É fato que se você quiser ampliar seus conhecimentos e melhorar suas habilidades, se especializar em uma das especialidades disponíveis é importante.

Pela grande procura de cuidados com a saúde bucal o campo de atuação em odontologia é amplo e o odontologista clínico tem boas oportunidades de trabalho na área.

O odontologista clínico precisa ter um amplo conhecimento, visto que ele irá te orientar sobre como prevenir problemas de saúde bucal e higienização correta, além de saber identificar as doenças em questão e verificar qual o tratamento mais adequado.

Além de interesse pela área, esse profissional precisa ter características comuns de dentistas no geral como uma boa concentração e coordenação motora, boas habilidades técnicas e de relacionamento interpessoal, além de experiência prática.

Abaixo você confere quais são as áreas que este profissional pode atuar.

Quais áreas de atuação do profissional de odontologia clínica?

odontologia clinica dentista paciente
Quais areas de atuacao do profissional de odontologia clinica

Agora que você já entendeu o que é o que faz um profissional de Odontologia Clínica, suas principais características e a importância na prevenção de problemas, provavelmente, deve estar ainda mais interessado na área, não é mesmo?

Então, se este for seu caso, confira logo mais quais áreas de atuação que o profissional de Odontologia Clínica pode seguir.

Escolas

A escola tem um papel importante na educação sobre saúde bucal, pois é lá que passamos os nossos primeiros anos de vida e nos desenvolvemos.

E é justamente por esta razão que a Odontologia Clínica se faz necessária nas escolas, coordenando campanhas preventivas para crianças e adolescentes.

Consultórios Próprios

É muito comum neste país estes profissionais terem seus próprios consultórios, abrindo mão de um salário fixo. Também há a possibilidade de participação em pesquisas, acompanhamento de testes e a prestando consultoria.

Setor público

Um dos lugares mais que precisa de todo tipo de especialidade é o setor público. O odontologista clínico atua em postos de saúde, unidades de pronto atendimento, hospitais e até secretárias, o de apoiar no planejamento de políticas públicas na área da saúde.

Empresas

As empresas hoje estão pregando mais pela saúde de seus funcionários, apoiando e executando campanhas de prevenção e dando acesso aos atendimentos de saúde em geral, especialmente de saúde bucal, para os colaboradores.

É possível ainda a atuação em  indústrias de equipamentos e materiais odontológicos.

Como é a rotina de um profissional da odontologia clínica?

odontologia clinica dentista mao luz
Como e a rotina de um profissional da odontologia clinica

A maior parte da sua rotina é ocupada por receber pacientes no consultório, onde realiza o primeiro atendimento de pessoas com algum problema bucal.

Este profissional, como citamos, faz a primeira avaliação do paciente e o encaminha a um especialista, se necessário. Além disso, ele pode realizar procedimentos simples como aplicação de flúor e pequenas restaurações, por exemplo.

Ele também pode te alertar e passar orientações sobre a importância da higiene bucal como a escovação correta dos dentes e uso de fio dental, que pode não parecer, mas faz toda a diferença a longo prazo.

Quando o dentista clínico tem seu próprio consultório, a rotina também é preenchida com atividades relacionadas ao marketing pessoal e à organização financeira. Afinal, além de ser odontologista, ele é um empreendedor.

É importante ainda que o profissional de odontologia inclua em sua rotina atividades que o ajudem a se manter atualizado sobre as novas tendencias da área, como participação em oficinas, cursos e grupos de pesquisa.

Como iniciar carreira na área de Odontologia clínica?

odontologia clinica dentista crianca
Como iniciar carreira na area de Odontologia clinica

Para iniciar na carreira de Odontologia Clínica, regulamentada pela Lei nº 5.081, de 24 de agosto de 1966, você precisa primeiro se formar em Odontologia, que é um curso superior  reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Os cursos de Odontologia são oferecidos na modalidade Bacharelado e têm cinco anos de duração.

Após a sua formação, você deve obter o registro profissional no Conselho Regional de Odontologia (CRO) do estado onde pretende atuar.

Estima-se que haja mais de 270 mil profissionais atuando na área odontológica no país.

Somos considerados um dos países que têm mais dentistas no mundo. De acordo com a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) a cada ano mais 15 mil profissionais ingressam no mercado de trabalho.

E não é para menos, afinal, são muitos os campos de atuação como você já viu acima, desde órgãos públicos até a criação do seu próprio consultório, além de muitas especialidades à disposição (abaixo você verá mais sobre as áreas e mercado de trabalho).

Como está o mercado de trabalho da Odontologia clínica?

Você já deve imaginar que o mercado de trabalho na área de odontologia seja muito promissora e rentável, e com razão.

O dentista (ou odontólogo) pode atuar no mercado de diferentes maneiras, seja como autônomo, tendo o seu próprio consultório ou ainda em clínicas e consultórios de terceiros.

O profissional da área odontológica pode ainda atuar em empresas de equipamentos e materiais de consultório, prestar concurso para órgãos públicos ou seguir o caminho acadêmico.

Essa grande amplitude do mercado é reflexo de alguns fatores como a conscientização maior da população acerca da saúde bucal e a procura por questões estéticas, e ainda, o desenvolvimento tecnológico na área e aumento da variedade de tratamentos disponíveis.

Abaixo você verá mais detalhadamente a média salarial de um odontologista clínico no país e onde procurar vagas de forma prática e rápida.

Quanto ganha em média um odontologista clínico?

De acordo com levantamento do site Quero Bolsa, um dentista no Brasil ganha em média R$ 5.066,00.

Ainda segundo a pesquisa, os estados onde a profissão tem os melhores salários são Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Maranhão. As informações têm como base mais de mil contratações em todo o Brasil.

Conforme aponta o Guia da Carreira, o piso salarial dos profissionais de Odontologia que trabalham em estabelecimentos privados é de 3 salários mínimos para até 20 horas semanais. Junto a este valor há ainda o adicional de insalubridade, benefícios e gratificações.

Já uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e divulgada pelo Guia da Carreira aponta que a Odontologia têm uma das melhores remunerações do País, com média nacional de R$ 5.367 mensais.

O Guia de Profissões e Salários da Catho aponta que profissionais da área de Odontologia podem receber entre R$ 1.600,00 e R$ 6.000,00 por emprego em empresas privadas.

Como costumam trabalhar em mais de uma clínica ou até mesmo ter a sua própria, os valores podem variar. De estado para estado também é possível que os salários variem.

Cirurgião Dentista x Dentista Clínico: Qual a diferença afinal?

odontologia clinica dentista atendimento
Cirurgiao Dentista x Dentista Clinico

Para início de conversa é preciso compreender que tanto o dentista clínico ou clínico geral, como também é chamado, e o cirurgião dentista são profissionais formados em odontologia, mas o cirurgião se especializa em determinada área de estudos.

Outra diferença é que enquanto o dentista clínico é quem geralmente procuramos em um primeiro momento para entender o que está acontecendo e quem irá nos ajudar, caso seja uma situação de menor complexidade. Se não, ele fará o encaminhamento a um cirurgião dentista.

Entre os procedimentos realidades pelo clínico geral nós temos:

  • A limpeza e auxílio de higiene bucal;
  • A restauração, qualidade da mordida e saúde da gengiva e dentes;
  • Aplicação de flúor e remoção de tártaro e cáries;
  • Orientar práticas educativas sobre como garantir a saúde bucal.

Vê ressaltar que um profissional é tão importante quanto o outro. Afinal, o dentista clínico é quem irá identificar qual das muitas especialidades do cirurgião dentista é a mais indicada no tratamento daquele paciente.

E já com o diagnóstico dado pelo clínico, o cirurgião dentista pode realizar uma pequena intervenção cirúrgica como forma de resolver o problema do paciente.

Como citamos, este profissional tem os mais diversos tipos de tratamento bucal a sua disposição. Isso porque tudo vai depender da sua especialização, desde procedimentos estéticos até emergenciais. Dentre os procedimentos realizados, podemos citar:

  • As cirurgias corretivas para melhorar o posicionamento dos dentes ou ossos na boca;
  • Colocação de implante de próteses dentárias ou uma extração de dentes;
  • Bichectomia;
  • Tratamento de cânceres bucais;
  • procedimentos emergenciais, entre outros.

Destacamos que o cirurgião dentista também pode fazer diagnósticos, mas o ideal é receber os encaminhamentos com diagnóstico já feito pelo clínico e partir para os procedimentos, a fim de garantir mais agilidade no processo de tratamento.

Então, é indicado que consulte primeiro o dentista clínico para que ele te auxilie no diagnóstico e indique o melhor a se fazer no seu caso.

Conheça outras especialidades da Odontologia

Odontologia é uma área em constante atualização e, como você viu, tem um amplo mercado de trabalho para quem a escolheu como carreira.

Contudo, é muito mais do que isso! A odontologia tem outras especialidades dentro dela, que ajudam o profissional a entender qual mais combina com ele.

Então, além de já começar a atuar na área assim que se formar, caso queira ampliar seus conhecimentos e expandir sua carreira na área odontológica, você tem as seguintes opções:

  1. Clínico geral — área mais popular, afinal, o profissional procurar auxiliar na saúde bucal dos pacientes de forma abrangente;
  2. Odontopediatria — especialidade responsável pelo atendimento de bebês, crianças e adolescentes;
  3. Odontogeriatria — área que cuida da saúde bucal das pessoas idosas;
  4. Ortodontia — cuida da correção do nosso sorriso, ou seja, de tratamentos com os aparelhos ortodônticos;
  5. Implantodontia — nesta especialidade busca-se restabelecer a função estética e mastigatória dos dentes através de implantes dentários;
  6. Endodontia — trabalha com as estruturas mais internas dos dentes (raiz e nervo), como o tratamento de canal;
  7. Periodontia — esta área tem foco nas gengivas e outras estruturas de sustentação do dente;
  8. Odontologia Estética — aqui nesta especialidade o foco são as maiores tendências atuais como clareamento dental e colocação de facetas de porcelana;
  9. Cirurgia e Traumatologia — responsável por cirurgias mais complexas, realizadas em ambiente hospitalar, para situações de traumas na face e nos ossos do crânio.

Gostou das muitas possibilidades da odontologia? Então, nós temos mais uma dica que vai te ajudar a entrar neste mercado de forma mais rápida. Veja a seguir!

Facilite a sua busca por vagas de emprego na área da Odontologia

Depois de ler todo este texto, você escolheu seguir adiante com a carreira na área de odontologia, mas não sabe onde encontrar as melhores oportunidades? Calma que a Sinaxys pode ser seu maior guia!

No site ou aplicativo da Sinaxys você tem as vagas mais adequadas ao seu perfil de forma rápida e prática, sem sair de casa.

São vagas para dentistas, médicos e outros profissionais da saúde em uma única rede de network que te ajuda a dinamizar sua carreira e ainda, se trabalha por conta própria, pode contar com nossos parceiros na captação de pacientes.

Fora isso, você tem conteúdos exclusivos sobre a área da Medicina para te deixar em dia com as últimas tendências do momento.

Então não perca tempo e acesse o site e confira todas estas novidades!

Conclusão

odontologia clinica consulta
Odontologia Clinica consulta

A odontologia está em constante atualização e o profissional que escolhe esta área precisa estar atento a isso, seja ele especialista ou clínico geral.

São muitos os campos de atuação tanto no setor público quanto privado e, na maioria dos casos, os odontologistas optam pela abertura do próprio consultório – o que é uma excelente opção, mas que exige atividades administrativas para manter o lugar em ordem.

Por fim, não importa se você é um dentista clínico ou cirurgião geral, o que importa mesmo é que os pacientes tenham com quem contar quando um problema de saúde bucal acontece – e são muitos os problemas, desde uma simples cárie até uma gengivite, por exemplo.

Melhor ainda que diagnosticar e tratar uma doença bucal, é poder prevenir estes problemas (como dizem: a prevenção é o melhor remédio!).

Por isso, visitar um dentista clínico regularmente é tão essencial.

Acompanhe mais conteúdos sobre Odontologia, Medicina e outras especialidades relacionadas à saúde em nosso blog. Clique aqui .

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere, profissional da saúde!

Baixe o app da SINAXYS gratuitamente

medico sinaxys

Encontre as melhores vagas de emprego na área da saúde.

medico sinaxys

Encontre vagas de emprego na área da saúde.