Primeiro plantão médico: veja tudo o que você precisa saber para se preparar

Primeiro plantão médico
Compartilhe:

 

Um dia, você decidiu que queria ser médico.

Estudou, passou pela emoção da aprovação no vestibular e chegou à faculdade. Por vários momentos, também imaginou como seria o seu primeiro plantão como médico. 

Eis que o momento de colocar tudo que você aprendeu em prática e você, diante de desse sonho que está prestes a se tornar realidade, acha que não está preparado o suficiente. Ou então, fica imaginando várias situações que possam vir acontecer. A ansiedade e o medo de dar algo errado tomam conta dos seus pensamentos. 

Mesmo com todos esses receios, você pode enfrentar essa nova fase de uma forma mais leve. Continue lendo e confira dicas importantes para o primeiro plantão! 

Chegou o dia do meu primeiro plantão: e agora?

Medo de não dar conta da demanda e de acontecer algo de errado são os principais receios dos médicos recém-formados. 

Mas, antes de imaginar essas situações difíceis, que tal focar naquilo que vai aprender e nas experiências novas?

Lembre-se do quanto estudou e se preparou tecnicamente para este momento e, o mais importante: você não estará sozinho. Isso porque todo hospital ou clínica conta com outros profissionais, como outros médicos, enfermeiros e técnicos.

Como falamos, você pode passar por essa fase de uma forma mais leve. Para te ajudar, listamos 9 dicas testadas e comprovadas de preparação para o seu primeiro plantão médico

No entanto, fazer apenas a leitura dessas dicas não é suficiente. É preciso refletir sobre tudo que for dito, para criar um planejamento para este momento tão importante. Ao fazer isso, você se sentirá mais confiante para a sua primeira experiência profissional. 

Confira todas elas no próximo tópico! 

Primeiro plantão médico

Primeiro plantão: 9 dicas infalíveis para perder o medo

1.Separe tudo o que você vai precisar 

Antes de fazer uma viagem, você arrumar a sua mala e separa tudo aquilo que vai precisar, certo? Afinal, nem sempre é possível voltar para casa e pegar o que esqueceu.

No seu primeiro plantão, pense da mesma maneira.

Você ficará por pelo menos horas no hospital e, às vezes, mais do que isso. Portanto, separe todos os seus pertences com antecedência.

2.Tente ir ao hospital antes

Se possível, tente ir ao hospital antes do seu primeiro plantão médico. Assim, você terá uma noção do movimento e da quantidade de pacientes que provavelmente atenderá. Além disso, também é uma ótima oportunidade para conhecer a estrutura do local e os outros profissionais.

3.Converse com outros colegas mais experientes 

Todo médico já passou pela experiência do primeiro plantão. Portanto, eles já compartilharam dos seus mesmos receios.

Dessa forma, caso você tenha acesso a profissionais mais experientes, converse com eles, peça dicas e aproveite para tirar as suas principais dúvidas. 

4.Avise aos seus colegas próximos que está chegando o seu primeiro plantão

Antes do seu primeiro plantão médico, avise aos seus colegas próximos que o grande dia está chegando. Assim, você já saberá a quem recorrer para tirar dúvidas e possíveis dificuldades durante o turno. 

E tudo isso hoje acaba sendo mais simples graças à tecnologia e a internet, concorda? 

Primeiro plantão médico

5.Converse com o platonista do dia, se conseguir

Chegue um pouco mais cedo no dia do seu primeiro plantão para conversar com o plantonista, caso o movimento não esteja sendo tão intenso. 

Se apresente, fale que é o seu primeiro turno como médico, pergunte quais são os principais desafios daquele local e a quem mais você poderá recorrer.

6.Fale também com os demais profissionais do hospital

Não se restrinja apenas ao médico de plantão: fale com todos os outros profissionais do hospital, da recepção aos enfermeiros.

Igualmente, para todos os eles, se apresente, diga que é o seu primeiro plantão e pergunte sobre o hospital. 

7.Descanse e se alimente bem

Pode ser que o seu primeiro plantão seja tranquilo, como também mais puxado. Então, não se arrisque: descanse, durma e se alimente bem. 

Afina, você mais do que ninguém sabe o quanto é importante está com o corpo saudável. 

8.Considere dividir o seu plantão com outro colega 

Pode ser que, mesmo tendo todo conhecimento necessário e seguindo essas dicas, você  ainda não se sinta confortável em assumir o primeiro plantão sozinho. 

Uma alternativa é dividir o turno com outro colega, caso o hospital ou clínica permita. Nesse caso, é importante consultar o local antes e se organizar como será o atendimento.

Lembre-se que o valor pago plantão também deverá ser dividido entre você o outro profissional. Alinhe todos esses detalhes antes. 

9.Não se cobre tanto e confie em você

Você estudou e se formou, certo? 

Dessa forma, confie nos seus conhecimentos e em tudo que aprendeu. 

E saiba que, caso aconteça algo fora do planejado, você poderá contar 

Se cobrar demais só aumenta a sua insegurança e ainda pode tirar o seu foco, que deve ser sempre na experiência do paciente. 

Primeiro plantão médico

Como conquistar o primeiro emprego como médico

Conquistar o primeiro emprego como médico nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para quem não tem tantos conhecidos na saúde. Porém, o que muitos recém-formados não sabem é que a tecnologia é o braço direito para conseguir boas oportunidades na área. 

Não sabe por onde começar? Conte com a Sinaxys para conquistar sua primeira vaga!

A Sinaxys é uma plataforma que conecta profissionais como você, que estão em busca de vagas de emprego, com gestores, donos de clínicas, hospitais e recrutadores. Sem precisar sair de casa e sem gastar nada, busque vagas em São Paulo e em toda região sul. 

Para isso, é só baixar o App da Sinaxys no seu celular para buscar as vagas, verificar os valores, quantidade de horas e até mesmo ver fotos do local. 

Assim, você não fica dependendo de indicações de conhecidos e pode se candidatar à vaga que mais combina com o seu perfil. Afina, ninguém merece passar anos estudando para trabalhar com algo que não tem afinidade, não é mesmo?

Gostou? Então não perca tempo: clique para conferir todas as vagas que estão esperando por você!

Leia mais 

 

Compartilhe:

Receba ofertas e candidate-se a vagas na área da saúde

Crie seu perfil, tenha acesso a vagas de trabalho e receba ofertas que combinam com o seu momento de carreira.