Quiropraxista: quem é esse profissional, o que trata, e como se formar

quiropraxista homem maca consulta
Compartilhe:

A Quiropraxia é um tipo de terapia que está sendo muito procurada hoje em dia. O profissional dessa área é o quiropraxista.

E o Brasil é um país que está começando a descobrir novos tratamentos da área da saúde, por isso novas práticas são adicionadas junto aos atendimentos tradicionais, como é o caso da Quiropraxia.

Essa prática tem origem americana, e a profissão é regulamentada nos Estados Unidos e no Canadá, já que no Brasil ela ainda é considerada como uma subespecialidade da fisioterapia.

Isso acontece mesmo com o amparo legal que a Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ) divulgou dizendo o seguinte:

“A Quiropraxia segue sendo uma profissão independente de nível superior resguardando assim seus princípios éticos, legais e filosóficos, garantindo ao bacharel quiropraxista pleno direito ao exercício da prática da Quiropraxia no Brasil”.

Mesmo com esse embate entre os órgãos regulamentadores iremos ressaltar neste artigo que as principais características da quiropraxia, e como se tornar um quiropraxista.

Boa leitura!

O que é um quiropraxista?

quiropraxista pescoco

Primeiramente temos que falar que a quiropraxia é um tipo de terapia manual, que tem por objetivo tratar e prevenir doenças do sistema nervoso, esquelético e muscular.

Dessa forma, o quiropraxista ajuda o paciente a corrigir sua postura, alongar sua musculatura bem como aliviar as dores que pessoas de todas as idades podem vir a sentir.

Seu nome tem origem grega, onde “quiro” significa mãos e “práxis” a prática.

Assim, as habilidades que esses profissionais desenvolvem ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas e reabilitar traumas do corpo humano.

É importante lembrar, inclusive, que a quiropraxia causa benefícios em todo o corpo humano.

Os pacientes que procuram essa terapia para tratar problemas específicos, como as dores da coluna, acabam melhorando sua qualidade de vida e bem-estar, por exemplo.

O que é a Quiropraxia?

A quiropraxia é uma área da saúde responsável por diagnosticar, tratar e prevenir problemas nos nervos, músculos e ossos.

Isso é feito por meio de técnicas realizadas com as mãos, com o objetivo de ajudar na flexibilidade da pessoa, diminuir suas dores e recuperar as funções de suas vértebras, músculos e ligamentos.

O profissional que vai aplicar tais técnicas precisa ser treinado e regulamentado, para que, dessa forma, eles possam indicar o tratamento para corrigir a postura corporal, melhorar as enxaquecas, bem como as dores nas articulações, como das costas,  do joelho entre outras.

Além disso, ela ajuda a relaxar o corpo e proporciona o bem-estar geral das pessoas, pois suas terapias manuais auxiliam na diminuição da tensão muscular, bastante comum em casos de estresse ou ansiedade.

Quiropraxista é médico?

Os profissionais da quiropraxia, chamados de quiropraxistas, fazem diversas terapias, especialmente com os movimentos com as mãos para ajudar a alinhar novamente a coluna e outras partes do corpo de forma correta.

E, como dito anteriormente, isso alivia as dores da pessoa, pelo fato de diminuir a tensão muscular da região e a pressão arterial.

Ela também ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo e que causa uma sensação de bem-estar e relaxamento aos pacientes.

Por isso, desde o ano de 2005, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a quiropraxia como sendo uma vertente da medicina alternativa.

Já no Brasil, quem é responsável por tal especialidade é a Associação Brasileira de Quiropraxia.

O que faz um quiropraxista?

quiropraxista paciente deitado

A quiropraxia deve ser feita por um profissional graduado na área, pelo fato de que antes de começar as sessões ele precisa realizar uma avaliação completa acerca de todas as doenças anteriores bem como das queixas de saúde que a pessoa apresenta no dia da sessão.

Tal análise faz o quiropraxista saber se essa prática é a mais indicada para o problema do paciente ou se é preciso que ele se consulte com um médico ortopedista ou um reumatologista, por exemplo.

Primeiramente, o quiropraxista avalia a postura da pessoa para analisar suas articulações e verificar como está a flexibilidade de seus movimentos corporais.

Depois dessa primeira avaliação, o profissional indica qual será o protocolo de tratamento adequado para a pessoa, informando o número de sessões que ela deve fazer levando em consideração seu problema de saúde.

Na sessão o quiropraxista realiza diversas  manipulações na coluna, nos músculos e nos ligamentos, estimulando as articulações do paciente.

Ele também pode indicar a necessidade de o paciente praticar exercícios para corrigir sua postura, bem como técnicas de relaxamento para fazer em casa.

Quais problemas trata o quiropraxista?

O principal foco do quiropraxista é o tratamento das hérnias de disco e da má postura, o que causa dores nas costas e dores de cabeça, por exemplo.

Todas as técnicas de tratamento são feitas como se fossem exercícios físicos, reeducação postural e manipulação dos locais com as mãos.

Além dos problemas informados anteriormente, o quiropraxista trata os seguintes problemas são:

  • Dores na coluna;
  • Dores de cabeça;
  • Bruxismo;
  • Bursite;
  • Dor ciática;
  • Estresse;
  • Hérnia de disco;
  • Lombalgia;
  • Torcicolo;
  • TPM;
  • Zumbido no ouvido;
  • Hérnia de disco e dor ciática;
  • Tensão muscular;
  • Problemas nas articulações (ombro, cotovelo, punho, joelho, tornozelo);
  • Restrições ou dificuldades de movimento;
  • Lesão por esforço repetitivo (LER) ou Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (DORT);
  • Assimetria de membros por causas não congênitas.

O quiropraxista também auxilia no diagnóstico de outros problemas que necessitam de tratamentos específicos, tais como, trabalhar junto com neurologistas, endocrinologistas, cardiologistas ou psicólogos.

quiropraxista consulta

Como é o tratamento de Quiropraxia?

O tratamento da quiropraxia é feito por profissionais que possuem formação em quiropraxia.

Tais profissionais corrigem e previnem os problemas das articulações, e, por esse motivo, os quiropratas aprendem sobre patologia, anatomia, radiologia, biomecânica e neurologia.

O quiropraxista, depois que faz o diagnóstico, irá elaborar um plano adequado para tratar dos problemas do paciente de forma individualizada, usando diversas técnicas.

Dessa forma, o tratamento é feito por meio de sessões, onde a primeira é a avaliação, podendo ter uma duração de uma hora.

As próximas sessões são referentes à parte prática, onde o quiropraxista atuará por aproximadamente 20 minutos usando movimentos manuais bem como outras técnicas para aliviar os problemas corporais.

Tal prática é feita, geralmente, com as mãos, através de manobras e movimentos seguros de baixa ou alta velocidade.

Entretanto, existem equipamentos que podem ser usados no tratamento, sempre que for necessário para cada casa, de forma individual.

No início do tratamento, as vezes é preciso realizar de uma a três sessões por semana, tudo irá depender do caso e do diagnóstico feito pelo profissional.

Entretanto, tal frequência pode diminuir de acordo com a evolução do estado de  saúde de cada paciente.

De qualquer forma, o tempo total do tratamento pode variar de um a três meses.

Mas, sempre o objetivo do tratamento é a recuperação do paciente em um menor tempo possível, entretanto, essa durabilidade pode variar, conforme o estilo de vida, gravidade do problema, idade, tipo de trabalho e outros fatores do paciente.

O tratamento pode se dividir em três fases:

  • Fase intensiva: Que são as consultas e sessões de uma a três vezes por semana, para tratamento de dores e condições específicas;
  • Fase corretiva: Essa fase tem o objetivo de melhorar a postura e flexibilidade do corpo, com frequência semanal;
  • Manutenção: Pode ser feita com frequência semanal, mensal ou trimestral, para a manutenção dos ganhos das fases anteriores.

O tratamento quiroprático sempre utiliza procedimentos não invasivos e nem medicamentos.

O que é preciso para ser um quiropraxista?

quiropraxista mulher paciente

Agora vamos informar o que você precisa fazer para se tornar um quiropraxista.

Como é o curso de graduação em Quiropraxia?

Agora que você entendeu um pouco o que é quiropraxia e quais tratamento o quiropraxista realiza, chegou o momento de saber sobre o curso para ser um não é mesmo?

Para você se tornar um quiropraxista, podendo diagnosticar e prescrever tratamentos aos pacientes, é preciso que você tenha uma formação de nível superior.

Assim, a quiropraxia é um curso de nível superior que possui uma grade bem extensa em ciências biomédicas, métodos diagnósticos e prática clínica.

É importante destacar que os quiropraxistas são os profissionais com graduação em quiropraxia ou então fisioterapeutas que se especializaram na área.

O curso de quiropraxia possui autorização e é reconhecido pelo MEC desde o ano 2005.

No decorrer do curso, o estudante vai se preparando para trabalhar com o alinhamento das vértebras da coluna, desde uma simples dor nas costas até problemas crônicos.

Durante o decorrer dos semestres, ele  passa por disciplinas teóricas, tais como a anatomia humana, o que inclui todos os sistemas e aparelhos.

E, quando ele chega no terceiro ano do curso, começa a estudar assuntos focados em sua área, iniciando as atividades práticas e o estágio em quiropraxia.

É importante lembrar que o curso pode ser realizado na modalidade semipresencial, onde parte das aulas são realizadas por meio do EAD e a outra parte sendo presencial.

Quanto tempo leva o curso de Quiropraxia?

O curso superior de quiropraxia tem a duração de 4 anos, ou 8 semestres.

Qual o valor do curso de Quiropraxia?

Levando em consideração uma faculdade boa, com credibilidade e confiança, o valor do curso de quiropraxia pode variar entre R$2.500,00 a R$3.500,00.

É importante destacar que tal valor é uma estimativa levando em consideração a qualidade da faculdade.

Dessa forma, você deve levar sempre em consideração a qualidade da faculdade, pois muitas vezes o barato pode sair caro, e,  como você estará fazendo um investimento em você, então faça com critérios de qualidade.

Diferença entre quiropraxista e fisioterapeuta com especialização na área

Mesmo que exista a Fisioterapia Quiropráxica como uma especialidade que os fisioterapeutas podem ter, ela não irá proporcionar as mesmas técnicas e vantagens que a Quiropraxia.

Entretanto, ambas integram a área da saúde que tem o objetivo de realizar um tratamento alternativo, sem a necessidade de utilizar medicamentos e aparelhos, proporcionando novas experiências aos pacientes.

A fisioterapia foca em recuperar os músculos, possibilitando que os pacientes consigam realizar suas atividades diárias.

A Quiropraxia visa eliminar as dores que incomodam o paciente, por causa de maus hábitos do dia a dia, fazendo com que o paciente transforme as atividades aprendidas nas sessões parte de seu estilo de vida para alcançar uma qualidade de vida melhor.

Onde ocorre a atuação do quiropraxista?

quiropraxista medico examinando

Antes de falarmos sobre a área de atuação dos quiropraxistas, é interessante que você saiba que existem algumas instituições que oferecem cursos livres de especialização para a área no Brasil.

Entretanto, existem somente dois cursos universitários reconhecidos pelo MEC, o da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, e o da Feevale, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

Esse número de faculdades que oferecem o curso pode ser considerado pouco, pois estima-se que 80% da população já teve ou ainda terá algum episódio de dor na coluna ou no sistema nervoso.

E, por causa dessa grande demanda, o mercado de trabalho para esses profissionais está crescendo muito.

O quiropraxista, tem uma enorme área de atuação, sendo elas:

  • Consultórios particulares;
  • Clínicas multidisciplinares;
  • Hospitais;
  • Clubes desportivos;
  • Academias.

Qual o salário de um quiropraxista?

quiropraxista mao pescoco

Da mesma forma que acontece com todas as funções do mercado de trabalho, a remuneração de um quiropraxista irá variar levando em consideração fatores como: a empresa, o grau de conhecimento e a região de atuação.

Por isso, as informações que trouxemos neste artigo são referentes ao salário médio de um quiropraxista.

O salário médio de um quiropraxista em todo o Brasil é de R$1.118,04, para ele trabalhar 44 horas por semana.

Tal salário base é reajustado e homologado conforme a convenção coletiva ou dissídio dos osteopatas e quiropraxistas pelo sindicato.

Mas, esses profissionais também podem receber adicionais salariais, sendo um direito do trabalhador, onde é feito um acréscimo no salário em algumas condições ou em horários fora da normalidade.

Assim, ele recebe um adicional noturno de cerca de R$1,11 por hora, dessa forma, caso o profissional cumpra todas as horas do mês como noturno, você receberá R$245,00 a mais por mês.

Quanto ao valor do adicional de periculosidade, ele se baseia na média salarial, acrescentando 30% a mais no salário, o que seria R$ 367,50 a mais por mês.

O adicional por insalubridade se divide por graus, a 1ª de 10% teria um valor de cerca de R$ 122,50, a 2ª de 20% seria de cerca de R$ 245,00 e a 3ª de 40% chega a um valor mensal de R$ 490,00.

É importante lembrar que a insalubridade e periculosidade não são cumulativos, assim, o profissional deverá escolher um dos dois.

Agora, separamos também a média salarial em três níveis:

  • Quiropraxista Nível I: O salário é de R$2.760,87;
  • Quiropraxista Nível II: O salário é de R$3.175,00;
  • Quiropraxista Nível III: O salário é de R$3.651,25.

Fizemos também a média salarial de acordo com o porte da empresa do profissional de quiropraxia.

  • MEI: Para o trabalho autônomo o salário varia de R$ 1.118,04 e R$ 2.450,00;
  • Micro: Na microempresa o salário é em média R$2.400,76;
  • Pequena: Na pequena empresa o salário é em média R$2.760,87;
  • Média: Na média empresa o salário é em média R$3.313,04;
  • Grande: Na grande empresa é em média R$3.975,65.

Vagas de Quiropraxista

Se você busca vagas de Quiropraxista, você pode encontrá-las no site da Sinaxys.

A Sinaxys é uma rede de network profissional que reúne vagas para médicos, vagas para dentistas e para outros profissionais de saúde.

Basta acessar o link https://sinaxys.com/vagas/ e filtrar por localidade e especialidade.

Conclusão

quiropraxista coluna

Como vimos neste artigo, a quiropraxia é muito usada em pessoas que estão sentindo incômodos e dores na  coluna, nas articulações e também as relacionadas ao sistema neuro-músculo-esquelético.

Tais doenças são bem comuns, podendo afetar diversas pessoas em todo o país, o que diminui seu bem-estar e sua qualidade de vida.

Por esse motivo é essencial que se você estiver sentindo essas dores procure um profissional qualificado que irá te ajudar a não sofrer com esses problemas.

Agora, se você gostou deste conteúdo e deseja saber sobre outras áreas da saúde, cadastre-se agora mesmo e receba gratuitamente conteúdos da Sinaxys sobre saúde e bem-estar.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

medico sinaxys

Encontre as melhores vagas de emprego na área da saúde.