Saúde digital: exemplos de procedimentos, benefícios, saúde 5.0 e mais

saude digital medica sorrindo
Compartilhe:

A pandemia foi e ainda é um dos principais fatores que fez com que a tecnologia voltada para a área da saúde conquistasse um patamar mais alto e rápido de desenvolvimento. Nesse período evidenciou-se a saúde digital.

Dessa maneira, atualmente, já se fala sobre a saúde 5.0, a sua perspectiva para o futuro, no que ela pode auxiliar dentro do âmbito médico, por exemplo. Mas, além disso, outro termo que vem sendo falado bastante é a saúde digital.

Neste artigo, você poderá conferir muitos pontos importantes voltados à saúde 5.0, no entanto com o foco voltado para a saúde digital. Portanto, se quiser saber mais sobre o tema, basta conferir cada um dos tópicos logo mais a seguir.

O que é saúde digital?

saude digital medico tablet cirurgia
Saúde digital: o que é.

Sendo também chamada de eSaúde, ou mesmo eHealth como se chama no inglês, a saúde digital se caracteriza como uma autêntica revolução tecnológica voltada para o bem estar das pessoas.

A partir disso, se trata, de maneira simples, da utilização das tecnologias tanto da informação quanto da comunicação referentes ao setor da saúde.

Dessa forma, o principal foco é fazer com que este setor tenha a experiência de ser inundado de recursos tecnológicos inovadores e que possibilitem desde uma gestão mais eficiente até diagnósticos com maior aprimoramento.

Além disso, a saúde digital, ainda no início da sua criação, já objetivava atingir um certo nível de globalização.

Uma vez que, a OMS (Organização Mundial de Saúde), se utilizou da pandemia para implementar a Estratégia Global de Saúde Digital.

Por fim, a saúde digital passou a existir com o foco principal de valorizar os esforços nacionais por meio da troca de conhecimento e experiência entre os países.

Assim, reunindo, por exemplo, o conceito de TIC’s em saúde, telemedicina, telessaúde e saúde móvel.

Vale ressaltar que, embora o termo seja saúde digital, talvez dando a ideia de distanciamento entre profissionais da saúde e pacientes, na verdade busca-se a aproximação entre estas partes.

Exemplos práticos de procedimentos da saúde digital

Já dá para se ter uma ideia do nível de importância que esta ciência tem, ainda mais dentro de um cenário pandêmico.

Com isso, muitos exemplos podem ser apresentados para se compreender com mais clareza sobre o tema.

Desse modo, um exemplo simples, mas que apresenta bem a incidência positiva da saúde digital, é a possibilidade do médico conseguir confirmar o diagnóstico do seu paciente de forma mais rápida. Isto fazendo uso apenas da internet.

Outro ponto de destaque é a possibilidade de gerar prescrição de tratamentos e até medicamentos, bem como fazer o controle de gestão de clínicas, tudo isso através de um sistema de gestão médica.

Já que estamos falando sobre o setor de saúde, aproveite para conferir, ao final deste artigo, um pouco mais sobre telessaúde conferindo o seguinte artigo: Telessaúde: o que é, importância social, como funciona e benefícios.

Importância da saúde digital nos tempos atuais

saude digital medico tablet
Saúde digital: importância nos tempos atuais.

Mais uma vez chamando a atenção para o cenário de pandemia que vem sendo vivido desde 2019, a importância da saúde digital, conforme o tempo passa e a pandemia persiste, mostra-se cada vez maior.

A saúde digital não só facilita a rotina dos médicos quanto a criação de prontuários, realização de diagnósticos, exames e agendamentos, mas vai além disso.

Por exemplo, possibilitando que o monitoramento de pacientes seja feito a distância, ao vivo e com baixo ou nenhum risco de contaminação por doenças de alto contágio, afinal, tudo é feito de maneira online.

Papel da saúde digital no futuro da medicina

Não é mais preciso afirmar que a saúde digital tem alta capacidade de revolucionar o futuro da medicina. Assim, proporcionando uma experiência com maior segurança e completa que se estende desde os profissionais até os pacientes.

Alguns sites afirmam que é bem possível que o desenvolvimento da saúde digital seja mais voltado, no futuro, para os pacientes.

Por sua vez, a saúde digital é de grande importância para o futuro da medicina no sentido de que a aplicação de abordagens e ferramentas digitais nos processo de atuação médica pode inovar de maneira significativa e irrevogável.

Isto é, as clínicas, consultórios e hospitais já vêm implantando a saúde digital com a finalidade de dar mais estratégia à rotina dos gestores ao passo que aperfeiçoam a jornada dos pacientes. Fazendo isso, a demanda por uma experiência melhor e mais satisfatória pode ser atendida.

Veja também: Medicina do futuro: o papel da tecnologia e as tendências para 2030

Benefícios da saúde digital

saude digital medicos tablet
Saúde digital: equipe médica.

A saúde digital carrega consigo muitos benefícios que neste tópico você irá conferir alguns dos principais, mas cabe falar um pouco sobre eles logo de início.

Desta feita, a saúde digital trouxe consigo a novidade da realização de protocolos de reabilitação por meio do uso de gameterapia. Ainda que possa soar um pouco como ficção científica, a verdade é que isso já é real, palpável.

De maneira simples, como o nome já pressupõe, a gametarapia tem como sua principal ferramenta os games. Assim, por exemplo, a fisioterapia tem se utilizado dos games eletrônicos com o fim de reabilitar seus pacientes.

Outra novidade é o monitoramento de parâmetros de efetividade. Isto é, ao invés de haver demora no recebimento do resultado de exames realizados pelos pacientes e que acaba por comprometer a efetividade do procedimento, a saúde digital evitar que ocorra a baixa na efetividade.

Por meio da saúde digital, é possível que, com uso da telemedicina, os resultados, laudos de exames sejam enviados para outros profissionais necessários ao procedimento. Assim, otimizando tanto o processo quanto diminuindo o período de espera que é muito maior quando se utiliza os meios tradicionais.

Contudo, como dito anteriormente, os principais benefícios da saúde digital estão logo a seguir.

Bancos de dados que tornam o diagnóstico mais preciso

O primeiro ponto a se falar deste benefício se trata da maior rapidez quanto ao preenchimento dos formulários pelos pacientes em clínicas e hospitais, por exemplo.

Uma vez que, por meio da implantação da biometria, logo, as informações podem ser digitalizadas. Desse modo, como consequência, ocorre a identificação mais rápida do cliente ou paciente.

No entanto, este benefício não se limita a isso. Uma vez que, tendo um banco de dados seguro, então, possibilita que haja o resgate de dados dos servidores de outras empresas.

Dessa maneira, esta troca de informação ajuda a impossibilitar a duplicação desnecessária de dados.

Bem como, outra consequência disso, é a amenização da possibilidade de negligência médica, via exemplo, no caso de confusões de diagnóstico de um paciente e/ou na recomendação errada de um medicamento.

Maior comodidade para médicos e pacientes

Por sua vez, a saúde digital vem para fornecer maior comodidade para médicos e pacientes. Uma boa forma de apresentar isso é por meio da possibilidade de contar com laudos médicos à distância.

E, além do mais, o monitoramento, diagnóstico e indicação de tratamentos adequados também pode ser feito por meio do uso da tecnologia. Assim, conferindo comodidade, facilidade e agilidade para os profissionais e pacientes.

Ao terminar este artigo, confira também: Softwares médicos: guia com melhores tipos e preços.

Redução de custos

Tomando por base parte do que foi dito anteriormente, a redução de custo pode ocorrer através da saúde digital quanto a possibilidade da realização do monitoramento remoto, a distância.

Isto ocorre graças aos dispositivos da área da saúde serem menores e com mais poder de coleta de dados. Assim, podem apresentar diversos indicadores e medi-los.

Os ganhos com este benefício se estendem às empresas farmacêuticas que podem usar os dados de monitoramento remoto com o fim de informar a pesquisa clínica quanto à descoberta de medicamentos.

Portanto, favorecendo a criação, nesse caso sendo mais rápida, de vacinas e tratamentos inovadores.

Maior facilidade no monitoramento de pacientes

Até aqui já pode-se entender que a saúde digital servirá de base na tomada de decisões clínicas. E bem como foi dito, o monitoramento de pacientes será facilitado cada vez mais, à medida que a saúde integral passar a integrar os mais diversos tipos de plataformas.

No entanto, ao contrário do que alguns ainda pensam, esta facilidade não impedirá que os atendimentos, consultas sejam humanizados.

Uma vez que, a saúde digital permite a interação dos médicos com pacientes por meio de aplicativos de mensagens online e, portanto, favorecendo uma maior aproximação entre profissional e paciente.

A única diferença é que não será da forma tradicional, porém de uma maneira inovadora.

Saúde digital em tempos de pandemia da covid-19

saude digital medicos discutindo tablet
Saúde digital: recursos tecnológicos no isolamento social.

Todo mundo já está cansado de saber que a pandemia da covid-19 foi um verdadeiro desafio para a saúde em geral e para os seus profissionais. No entanto, a saúde digital chegou para amenizar a tensão consequente da pandemia.

Os desafios da covid-19 fizeram com que o sistema de saúde ficasse sobrecarregado e, por isso, tanto os médicos quanto os pacientes precisaram ser mais flexíveis, responsáveis e, assim, os levou a cooperação.

E para ajudar neste tipo de comportamento, a saúde digital auxiliou bastante. Por exemplo, em relação ao trabalho dos profissionais farmacêuticos que se utilizaram das clínicas virtuais com o fim de ajustar os medicamentos e educar os pacientes.

A educação consistia, por exemplo, em como proceder para evitar a contaminação com o vírus da covid-19.

Vale chamar a atenção para o fato de que no início do ano de 2020 apenas 0,1% das consultas por telessaúde foram feitas, mas 3 meses após esse números chegou a quase 45%. Os dados refletem a importância e efetividade da saúde digital.

O que a lei determina a respeito da saúde digital?

saude digital medicos conversando
Saúde digital: aspectos legais.

Em se tratando da lei que trata sobre a saúde digital, cabe chamar a atenção que o incentivo vem diretamente das resoluções da Organização Mundial de Saúde. Você irá conferir com mais detalhes no tópico a seguir.

Em sentido nacional, o Ministério da Saúde criou estratégia de saúde digital no Brasil por meio da Resolução CIT nº 19. Nesse caso, trata-se do digiSUS que tem a finalidade de aumentar tanto a qualidade quanto dar maior possibilidade de acesso ao SUS.

Resoluções do Ministério da Saúde acerca da saúde digital

Como bem afirmado anteriormente, é a CIT nº 19, criada pelo Ministério da Saúde, que regulamenta a saúde digital no Brasil. Desta feita, projetos como digiSUS, que objetiva promover maior acesso e melhoria no atendimento do Sistema Único de Saúde por todo o território nacional, são controlados conforme a CIT nº 19.

O que não é permitido em termos de saúde digital

Quando se trata da saúde, estamos falando de dados sensíveis. Isto é, os dados pessoais que além de estarem sujeitos a um um regime de proteção diferente, também diz muito a respeito da condição da saúde pessoal, por exemplo, do indivíduo.

Por isso, algumas medidas de segurança estão sendo tomadas e levadas a sério com o fim de que este tipo de dado sensível tenha uma maior proteção.

Dessa maneira, com a principal finalidade de gerar confidencialidade para os dados, os desafios foram analisados pela European Union Agency for Network and Information Security (ENISA).

Assim, algumas proibições, como já se era de esperar foram criadas, foram criadas tais como, a proibição da propagação das informações dos pacientes sem o consentimento deles, uma vez que esta atitude seria penalizada pela Lei Geral de Proteção de Dados.

Além disso, a ENISA lista algumas matérias, dentro do desenvolvimento da saúde digital, que precisam ser levadas a sério e que são desafios a serem superados.

Dentre os desafios estão: disponibilidade dos sistemas, falhas de interoperabilidade, controle de acesso e autenticação, integridade dos dados, segurança de rede, prática de segurança e prevenção, perda de dados, standardisation, compliance e trust, incidentes transfronteiriços, incidentes de gestão.

O que é a saúde 5.0?

saude digital medico computador
Saúde digital: análise de imagem.

A saúde 5.0 é chamada por muitas pessoas de jornada de Saúde Conectada. De forma simples e direta, a saúde 5.0 consiste na adoção de um sistema gestor com alta capacidade de conexão.

Isto é, o foco da saúde 5.0 nada mais é do que possibilitar a utilização de soluções avançadas como big data.

Não se trata simplesmente do uso de inteligência artificial como parte de todo o processo, entretanto a saúde 5.0 trata a respeito do caráter de conectividade dentro da saúde.

Usando como exemplo, a saúde 5.0 pode se apresentar na situação em que um paciente se utiliza de um wearble que complementar certo tipo de tratamento que foi indicado por uma equipe hospitalar ou de uma clínica.

Inovações representadas pelo conceito da saúde 5.0

Uma vez que a saúde 5.0 representa a possibilidade de haver maior conexão por meio de um sistema gestor com alta capacidade, então, podemos falar diretamente a respeito de conectividade com os pacientes.

Afinal, assim como a saúde digital, há a promoção de aproximação entre profissionais e pacientes usando a tecnologia.

E, em decorrência disso, existe a agilidade no recebimento de laudo médico de exames, diagnóstico e tratamento da respectiva doença, outra inovação.

Além disso, é possível abordar também a chance de armazenamento seguro dos dados dos pacientes e que, por conta disso, acelera o atendimento e todo o procedimento inerente à consulta de uma indivíduo com um profissional da área da saúde.

Conheça a Sinaxys

saude digital medica telemedicina
Saúde digital: atendimento online.

A Sinaxys é um plataforma que possui multiforma de ser usada. Assim, é possível que você procure vagas de empregos que estejam de acordo com a sua função e capacidade, ou mesmo disponibilizar as vagas para que diversos profissionais se candidatem.

Contudo, a Sinaxys consegue atender não apenas os profissionais, porém pessoas comuns que têm interesse pela área da saúde e que gostaria de saber das novidades do ramo.

No entanto, se você é estudante e tem interesse em cursar medicina, há espaço na Sinaxys para você também.

Então, acesse o nosso blog para ficar por dentro das novidades do mundo médico. Como também, aproveite para acessar artigos com o seguinte: Livros de medicina: lista com 13 dicas para formação e entretenimento.

Conclusão

Desse modo, neste artigo você conferiu desde a definição do que é saúde digital, sua importância para os dias atuais e para o futuro da medicina, Como também, foi abordado alguns dos principais benefícios trazidos pela saúde digital e muito mais.

Assim, se você quiser continuar lendo artigos com este a fim de se manter atualizado(a), acesse o nosso blog e ative a notificação para ser avisado(a) sempre que tiver um novo artigo.

Encontre vagas de emprego na área da saúde. A Sinaxys é a maior rede de vagas para médicos, vagas para dentistas e para outros profissionais de saúde. Clique aqui e conheça. 

Compartilhe:

Receba ofertas e candidate-se a vagas na área da saúde

Crie seu perfil, tenha acesso a vagas de trabalho e receba ofertas que combinam com o seu momento de carreira.