As 18 melhores séries médicas para acompanhar – atualizada em 2021

series medicas mulher controle
Compartilhe:

Os seriados estão se tornando cada vez mais populares entre todas as pessoas, e as séries médicas são uma das mais amadas pelo público.

O que muita gente não sabe é que elas podem ir além da diversão.

Isso porque, as histórias presentes em cada episódio dessas séries possuem enredos marcantes e que podem gerar bastante conhecimento para o seu público.

Elas ensinam a como tratar o paciente de forma mais humana, como são as relações dentro do ambiente médico, além de diversos casos médicos que deixam as pessoas de boca aberta.

Quer saber mais acerca das séries médicas mais assistidas pelo público?

Então confira o enredo de cada uma delas e entenda por que elas devem ser assistidas.

Boa leitura!

O que são séries médicas?

series medicas mulher tv celular

As séries médicas são um gênero de série de televisão onde os principais eventos estão centrados em torno de um torno de um hospital, uma equipe de enfermagem, ou qualquer outro aspecto médico.

Tais séries se tornaram muito populares na década de 1960, devido a séries como Ben Casey, Dr. Kildare nos EUA.

Já no Brasil, esse tipo de série começou a se popularizar somente na década de 1990, com o seriado Mulher, que tinha como protagonistas Patrícia Pillar e Eva Wilma.

Com o decorrer de todos esses anos, as séries médicas se mantiveram firmes no gosto popular, mostrando que não era somente uma moda passageira.

E, mesmo passando por alguns períodos de baixa, como aconteceu no final dos anos 90, em que apenas E.R.  se destacou entre o público.

Entretanto, nos  últimos anos esse gênero se reergueu, com o surgimento de muitas séries que se tornaram febre entre o público.

Entre as séries que mais se destacam, está Grey’s Anatomy,  que já conta com 17 temporadas e foi renovada para a 18.

Por isso, neste artigo vamos mostrar as séries médicas mais populares entre o público, além de Grey’s Anatomy, que é a mais queridinha por todos.

Aliando entretenimento e conhecimento

series medicas mulher sentada

As séries médicas, além de serem muito interessantes, prenderem a atenção do público elas podem ensinar bastante as pessoas que são leigas no assunto.

Isso porque, nas séries médicas são mostrados diversos procedimentos, sintomas de várias doenças, entre tantos outros enredos.

Entretenimento para quem gosta de temáticas médicas

Muitos fãs das séries médicas gostam muito de todo o enredo que elas têm, bem como os ensinamentos que elas passam sobre diversos procedimentos médicos.

Ou seja, elas além de entreterem os seus telespectadores, ainda podem ensinar muita coisa.

Dessa forma, essas séries mostram cirurgias e tratamentos médicos em diversas ocasiões.

Algumas delas mostram como é feito o atendimento no ambiente de urgência e pronto socorro, como os médicos precisam ter um raciocínio rápido, a conduta que eles precisam ter.

Há séries também que tratam sobre a  ética médica, onde os médicos tratam os pacientes com um pouco de descaso e grosseria.

Outras mostram os desafios de diagnosticar doenças raras, o quanto é difícil fazer esse diagnóstico.

Muitas séries também fazem uma crítica velada sobre o tratamento dado pelos médicos aos seus pacientes, onde o tratamento disponibilizado é feito com falta de sensibilidade ao paciente e a sua família.

Tem as que focam bastante nos romances entre o corpo médico.

Ou seja, é possível encontrar diversos tipos de enredos nessas séries, que você pode escolher o que mais te agrada.

Exercer a crítica quanto à abordagem das séries também estimula o conhecimento

Estudos divulgados pela Kaiser Family Foundation (EUA) e também pela Universidade de Dalhousie (Canadá) mostraram  o impacto que essas séries podem gerar nos seus telespectadores em relação a assuntos de saúde.

Dessa forma, a primeira pesquisa disse que o potencial de essas séries divulgarem informações corretas sobre doenças bem como os seus sintomas e tratamento é muito grande.

Ou seja, muitas pessoas conseguem notar o aparecimento de algum sintoma de determinada doença devido ao que aprendeu sobre ela assistindo a esses seriados.

Entretanto, o segundo estudo, que foi dirigido por Andrew Moeller, disse que as cenas dessas séries muitas vezes não demonstram de forma fiel as providências médicas que precisam ser tomadas para determinadas doenças.

Dessa forma, o estudo afirmou que somente 29% dos procedimentos informados nas séries demonstram fielmente as devidas providências médicas, o que pode acabar causando danos ao paciente.

Há especialistas que dizem também que a forma que as séries mostram determinados procedimentos pode acabar influenciando o paciente em casos semelhantes.

Por exemplo, a ressuscitação cardiopulmonar, pois, geralmente nas cenas das séries esse procedimento gera resultados positivos em situações parecidas com as da vida real, entretanto, esse sucesso depende de diversos fatores como idade, condições pessoais do paciente etc.

O que se pode afirmar é que, as séries médicas podem sim ajudar as pessoas a entenderem sobre diversos procedimentos médicos e doenças.

Entretanto, é preciso que se saiba que a série é uma história de ficção, por isso, você precisa procurar atendimento médico sempre que tiver sintomas de qualquer tipo de doença.

Pois, é somente o médico que pode te passar o diagnóstico exato, e não uma série médica.

18 melhores séries médicas – finalizadas e atuais

series medicas homem controle

Entendido um pouco sobre esse universo das séries médicas e como elas podem ensinar as pessoas, indo além do entretenimento, chegou o momento de mostrarmos a listas com as 18 melhores séries médicas.

Grey’s Anatomy – Netflix e Globoplay

Começamos a lista com uma das principais séries médicas da atualidade.

A história começa no hospital Seattle Grace, com médicos residentes e seus supervisores, entretanto, com o passar das temporadas o hospital vai mudando de nome e hoje se chama Grey Sloan Memorial Hospital.

Assim, Grey’s Anatomy é uma série médica bastante longa, contando com 17 temporadas e foi renovada para a 18 temporada.

Desde a primeira temporada ela é protagonizada por Ellen Pompeo, interprete de Meredith Grey, que inicia a história como uma interna do hospital.

O enredo vai se desenvolvendo entre seus companheiros de hospital como internos, residentes e chefes.

Também aborda as suas vidas amorosas e as dificuldades profissionais.

Essa série também conta com  exemplos de liderança,  como o trabalho feito pela equipe da própria Meredith quando ela se transforma em chefe da cirurgia geral.

E também a trajetória de Miranda Bailey (Chandra Wilson), que se tornou chefe de cirurgia devido a sua competência, persistência e forma de liderar, mostrando que a mulher pode ser mãe e profissional de sucesso.

Dessa forma, é possível que o estudante de medicina e também os leigos nesses assuntos médicos  observem vários dilemas pessoais e profissionais vividos pelos personagens vivenciados pelos intérpretes.

Entre os principais personagens da série se destacam

  • Meredith Grey;
  • Alex Karev;
  • Izzie Stevens;
  • Cristina Yang;
  •  George O’Malley;
  • Miranda Bailey;
  • Derek Shepherd, e;
  • Richard Webber.

Plantão Médico (ER) – HBO Max

Outra série médica bastante popular é Plantão Médico.

Ela foi transmitida de 1994 até 2009, sendo considerada uma pioneira entre os seriados que narram sobre o dia a dia da equipe médica dentro de um hospital.

Entre seus principais personagens tem-se o papel interpretado pelo ator George Clooney, que era um médico residente.

Seu roteiro se baseia em um hospital público dos EUA, mostrando as dificuldades que o corpo médico tem de trabalhar com poucos recursos. Também é bem presente nessa série os dramas pessoais envolvendo vários personagens.

The Good Doctor – Globoplay

The Good Doctor é uma série médica  que teve seu primeiro episódio no ano de 2017, ou seja, é uma série nova.

Ela conta a história de um jovem cirurgião que é portador de um distúrbio psíquico extremamente raro, que é a síndrome de Savant, e também do autismo.

A história começa com ele sendo chamado para trabalhar na pediatria de um grande hospital.

E, por causa da síndrome e do autismo que ele tem, ele passa por muitas dificuldades para conseguir se relacionar com seus colegas de trabalho, mesmo sendo um excelente profissional.

Dessa forma, a série mostra as características do distúrbio que ele possui bem como passa importantes, como o fato de que uma pessoa com limitações pode realizar um excelente.

Além disso, ela leva seu telespectador a perceber o quanto é importante ter mais empatia na área da saúde, pelo fato de o protagonista ter dificuldade em diferenciar as informações que realmente devem ou não ser compartilhadas com os pacientes.

House – Amazon Prime Video e Globoplay

House é uma série médica que fala sobre doenças raras na medicina e ainda conta com um brilhante médico em cena, que é o próprio Dr. House.

O seriado se baseia em histórias bastante interessantes de seus pacientes que são atendidos por um médico rabugento e antissocial.

No decorrer da trama, os casos são resolvidos devido a genialidade do Dr House,  que é interpretado pelo ator Hugh Laurie e sua equipe médica.

Sob Pressão – Globoplay

Sob Pressão é uma série brasileira do ano de 2016 onde mostra como a rotina dos médicos de um hospital público do Rio de Janeiro é intensa e difícil.

Em cada episódio, ela mostra esses desafios enfrentados no ambiente caótico, que faltam materiais básicos para os atendimentos e com uma infraestrutura inadequada para que os atendimentos sejam eficientes.

Seu enredo mostra claramente os problemas que acontecem devido a falta de recursos e o quanto a gestão humanizada pode fazer a diferença no tratamento bem como no bem-estar dos pacientes e familiares.

series medicas controle tv

Plantão Noturno – Amazon Prime Video

Plantão noturno é uma série dos EUA do ano de 2017 que retrata o turno da noite no San Antonio Memorial Hospital.

Nela, três dos médicos possuem uma conexão com os militares dos EUA, pois o Dr. TC Callahan é um ex-médico do Exército que no começo da série apresenta sintomas de TEPT depois de ver o seu irmão morrer bem na frente dele no campo de batalha.

Tem também a Dra. Jordan Alexander, que é a chefe de cirurgia, o Dr. Scott Clemmens, e o administrador do hospital, Michael Ragosa.

O Dr. Topher Zia também é um ex-médico do exército.

O Dr. Drew Alister que  é um médico gay que ainda está ativo na reserva do Exército e no começo tenta esconder sua orientação sexual por medo de reações adversas.

A Dra. Krista Bell-Hart é uma jovem médica residente cirúrgica que quer subir na hierarquia, enquanto seu colega também residente, Dr. Paul Cummings, trabalha muito para sair da sombra de seu pai, um famoso cirurgião da Johns Hopkins.

A única psiquiatra do turno, Dra. Landry de la Cruz, trabalha brevemente no turno da noite.

Essa série mostra as dificuldades e desafios de trabalhar no plantão noturno de um hospital.

Nurse Jackie – Globoplay

Nurse Jackie é uma série americana do ano de 2009.

Ela conta a história de Jackie, que é uma enfermeira extremamente dedicada ao seu trabalho e aos pacientes do hospital onde trabalha.

Entre os casos que ela atende, diversas vezes é necessário que ela precise passar por cima da diretoria e das regras do hospital.

Além disso, ela precisa lidar com a excentricidade ou incompetência dos médicos à sua volta.

Sua vida amorosa é bastante complicada e ao atingir o pico acaba causando diversas  situações que fazem de Nurse Jackie uma série de drama e comédia muito promissora e querida pelo público.

Chicago Med – Globoplay

Chicago Med é uma série dos EUA que estreou no ano de 2015.

É uma série baseada em pacientes reais, e cada episódio acontece na emergência de um hospital de Chicago.

No hospital a cirurgiã Dra. Hannah, a enfermeira Maggie Seaver, o psiquiatra Dr. Daniel e a diretora geral Sharon cuidam de histórias emocionantes e  surpreendentes.

Lenox Hill – Netflix

Lenox Hill é uma série médica documental da Netflix, que fala sobre a vida de quatro médicos, sendo eles dois neurocirurgiões, um médico de pronto-socorro e um residente-chefe.

Ela mostra os altos e baixos do trabalho realizado no renomado Hospital Lenox Hill, na cidade de Nova York.

A série mostra os desafios de cada médico para conseguir equilibrar suas vidas pessoais e profissionais, mostrando também a vida de cada paciente.

Ela retrata desde o nascimento até cirurgias no cérebro, onde cada caso possui uma visão detalhada dentro do mundo complexo, fascinante e emocional da medicina.

Nip/Tuck – Globoplay

Nip/Tuck é uma série médica americana do ano de 2003 que terminou em 2010.

Em seus episódios são focados em cirurgias plásticas fazendo uma crítica em relação ao uso exagerado desse tipo de procedimento médico.

Dessa forma, os estudantes de medicina e bem como quem é apaixonado por essa temática gostam muito dessa série.

Ela é protagonizada pelos cirurgiões Sean McNamara e Christian Troy.

É importante destacar que mesmo sendo uma  obra de ficção, a série recria diversos eventos que realmente acontecem na vida profissional de médicos e enfermeiros que trabalham com cirurgia plástica.

The Resident – Fox Play

The Resident também é uma série médica americana que estreou no ano de 2018.

Ela retrata o dia a dia de um residente de medicina. Entretanto, o principal destaque dessa série é a forma que os recursos dos hospitais públicos nos Estados Unidos são limitados.

Dessa forma, ela mostra histórias dramáticas dos pacientes e acompanha o esforço do protagonista Dr. Conrad Hawkins ao se dedicar muito aos pacientes que tanto precisam dele.

Além disso, a história mostra o conflito existente entre duas gerações de médicos que são os residentes e os mais experientes, pelo fato de que ambos possuem visões diferentes quanto à medicina.

series medicas casal tablet

Diagnóstico – Netflix

Diagnóstico é uma série médica documental da Netflix que estreou no ano de 2019.

Ela é inspirada na coluna mensal da Dr. Lisa Sanders, que escreve para o jornal The New York Times desde o ano de 2002.

Nos artigos ela se propõe a solucionar diversos casos médicos que  aparentemente são insolúveis.

Entretanto, ela faz isso com a ajuda de várias pessoas pela internet, pois ela dá muitos detalhes dos casos de pessoas que possuem doenças raras e ainda não diagnosticadas.

É uma série muito interessante de se assistir e aprender com ela.

Pandemia – Netflix

Pandemia é uma série dos EUA produzida pela Netflix no ano de 2020.

Ela mostra a forma que os profissionais de saúde trabalham na linha de frente do combate ao vírus da gripe.

Assim, eles cuidam das pessoas que foram contaminadas pelo vírus da gripe enquanto esperam as tentativas de desenvolver uma vacina.

O mais importante é evitar a qualquer custo que uma epidemia global aconteça.

Hospital Playlist – Netflix

Hospital Playlist é uma série sul-coreana que foi feita em parceria da Netflix com redes de TV sul-coreanas.

Ela conta a história de cinco médicos que são amigos desde a faculdade, e que começam a trabalhar  no mesmo hospital.

E, para aproveitar o tempo entre amigos, decidem continuar com a banda da época da faculdade.

É uma série que possui muitas cenas cômicas, seguidas de cenas que cortam o coração, tudo isso ao redor de muita comida e personagens cativantes

Life – Netflix

Life é uma série médica da Netflix do ano de 2018.

É um drama que possui uma temática diferente, e por esse motivo vale a pena ser visto.

Ela é de origem coreana  e sua produção passou por diversos lugares do território asiático

Sua história se passa em um hospital universitário muito conhecido na Coréia do Sul.

Mesmo sendo tão conhecido, esse hospital possui diversas intrigas entre chefes e internos, bem como entre os próprios médicos que trabalham lá.

Ela mostra um duelo existente entre interesses e ideais, pois, enquanto os médicos enfrentam as suas dores diárias e tentam salvar vidas, o novo dono do hospital chega fazendo diversas mudanças com o propósito de ganhar dinheiro.

Scrubs – Amazon Prime Video

Scrubs é uma série médica norte-americana.

Ela tem como protagonista John “J.D.” Dorian, sendo ele que faz a narração de suas próprias experiências e também dos seus colegas e amigos, sobre as suas vivências no Hospital de Sacred Heart.

Essa é uma série voltada para a comédia, entretanto ela continua mostrando diversos casos de medicina.

Apesar de suas histórias serem mais voltadas para o lado da comédia, no final de cada episódio o telespectador é surpreendido com análises profundas sobre a vida.

Chicago Hope

Chicago Hope é uma série médica do ano de 1994 e com isso ele é uma das mais antigas e muito assistida até os dias de hoje.

Seu  enredo gira em torno da vida do protagonista Dr. Jeffrey Geiger, um promissor cirurgião que possuía diversos problemas emocionais desde a morte do filho, pelas mãos da mãe do menino.

Seus episódios mostram como os profissionais de saúde lutam para superar seus interesses, problemas e desvios de ética, colocando a vida e o bem-estar dos pacientes em primeiro lugar.

Saving Hope

A última série da lista é Saving Hope, que é uma série médica canadense do ano de 2012.

Seu enredo é centrado na personagem central é a Dra. Alex Reid, que é uma médica-cirurgiã e sofre um acidente de carro junto com seu noivo e colega de trabalho Charlie Harris.

Ele é o chefe de cirurgia no Hope Zion Hospital na cidade de Toronto.

Alguns minutos após o acidente, Charlie faz os primeiros socorros na motorista do outro carro e depois ele desmaia, entrando em um profundo coma.

Alex fica desnorteada com essa situação, e se junta a outros médicos para mantê-lo seu noivo vivo com a esperança de achar um modo de trazê-lo de volta.

Nesse grupo de médicos está o seu antigo amor, Joel Goran que é um cirurgião que acabou de chegar ao hospital.

Durante seu tempo em coma, Charlie consegue andar pelo hospital em forma de espírito, e tem a companhia das almas das pessoas que entram em coma ou morrem e estão de partida para o além

Qual a série médica mais assistida do mundo?

series medicas casal sofa

Grey’s Anatomy é a série médica mais longa da atualidade e que já ganhou diversos prêmios como o Emmy e o Globo de Ouro.

Sua trama gira em torno da médica Meredith Grey e de seus colegas do Seattle Grace Hospital, enquanto eles lidam com as dificuldades da profissão e os seus próprios dramas pessoais.

Ela é a série que possui essa temática mais assistida em todo o mundo, devido a sua longevidade e enredo que prende a atenção do público.

Conclusão

series medicas casal assistindo tv

Essas são as melhores séries médicas dos últimos tempos.

Elas são séries que prendem a atenção do telespectador, possui drama, romance, um pouco de ação e muitos casos médicos dos mais variados possíveis.

Dessa forma, você pode se entreter assistindo uma boa série e ainda aprender um pouco sobre alguns procedimentos médicos e doenças.

Agora é só escolher a série que mais te agrada e começar a maratonar!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts que você também pode gostar

medico sinaxys

Encontre vagas de emprego na área da saúde.