Software Odontológico: guia com melhores tipos e preços

software odontologico tratamento dente
Compartilhe:

Quando o assunto é gestão, todas as carreiras podem se beneficiar dos avanços tecnológicos. E na Odontologia não é diferente, com software odontológico.

Adotar estratégias operacionais que, ao mesmo tempo, facilitem o atendimento e a administração do negócio com segurança e eficiência é fundamental para o sucesso do negócio e bem-estar dos pacientes.

De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), esse setor faturou mais de R$ 38 bilhões em dez anos.

No mundo a Odontologia ocupa o quarto lugar no mercado de higiene bucal. Para manter um bom gerenciamento de clínicas e consultórios a automação é fundamental e gera inúmeros benefícios.

Nesse sentido, os softwares odontológicos oferecem inúmeras vantagens para os pequenos e também para os grandes empreendedores.

Disponibilizando vários recursos, a ferramenta alinha todos os setores e equipes da clínica, reunindo dados administrativos, financeiros e dos pacientes em um só local.

Por meio do software odontológico é possível cuidar da agenda dos dentistas, se comunicar melhor com os pacientes, automatizar o prontuário clínico, gerenciar estoques e relatórios financeiros, entre outras funções.

O mercado oferece produtos pagos e gratuitos, que geralmente funcionam na nuvem, facilitando o acesso de qualquer local por computador, tablet ou celular. Vale a pena conhecer um pouco mais sobre os benefícios de instalar um software odontológico. Confira!

O quê é software odontológico?

software odontologico paciente olhando monitor

A ferramenta é um programa informatizado criado para otimizar as tarefas que envolvem a gestão de clínicas e consultórios.

É um conjunto de componentes lógicos usado em computação, geralmente armazenado em discos ou circuitos integrados no equipamento. Organização, agilidade e segurança estão entre suas principais características.

Ou seja, eles chegaram para simplificar as rotinas diárias, substituir os papéis e simplificar o gerenciamento de consultas e de arquivos.

Esses sistemas podem ser on-line, que precisam ser conectados à internet para funcionar ou off-line, sem acesso à rede, mas que necessitam ser instalados em um computador que permita seu funcionamento.

Além de otimizar tempo e informações, o software  odontológico reduz custos com materiais de escritório e espaço físico.

Especialistas do setor apontam que o sistema reduz em até 30% o tempo gasto nas funções de uma clínica, por exemplo. Entre suas funções destaca-se a gestão de consultas, financeira, administrativa, marketing, compras, entre outras.

O importante, antes de adquirir um software odontológico é identificar as necessidades e demandas da unidade. Livre das atribuições operacionais da clínica, o profissional terá mais tempo para focar sua atenção no cuidar da saúde bucal de seus pacientes.

Quais as vantagens de utilizar um software odontológico?

software odontologico mulher tratamento

Com a tecnologia voltada para integrar as funções gerenciais da clínica, entender e identificar as possibilidades que um software odontológico oferece é crucial para o bom funcionamento do negócio.

Isso porque, na Odontologia a organização é essencial para assegurar o melhor desempenho da clínica.

O mercado disponibiliza ferramentas que oferecem inúmeras funções.

Ele pode se integrar com outros sistemas; migrar informações de outras plataformas ou arquivos; realizar atualizações de dados automáticas; promover integração das mídias sociais e até oferecer suporte 24 horas.

Entre as vantagens de uso de um software odontológico destacamos:

– Facilidade no uso e na sua operacionalização;

– Ajuda na organização gerencial da unidade;

– Contribui para aumentar a produtividade e o crescimento do negócio;

– Permite maior flexibilidade das operações com maior segurança;

– Elimina papéis, facilitando a gestão por meio de planilhas eletrônicas;

– Armazena em um só local todas as informações administrativas e do paciente;

– Padronizar e automatizar todos os processos;

– Melhora o relacionamento da equipe e com o paciente;

– Automatiza a comunicação e o prontuário clínico;

– Proporciona atalhos que reduzem os custos e aumento da receita;

– Otimização do tempo que permite aumentar o número de consultas;

– Atendimento mais humanizado, aumentando o vínculo e a confiança do paciente;

– Permite aumentar a produtividade da equipe;

– Concentra as informações em um local único, de acesso rápido e fácil;

– Automatiza todos os processos, antes realizados manualmente e no papel.

Quais tarefas podem ser realizadas com um software odontológico?

software odontologico dentista tablet

Como já vimos, implantar um software odontológico vai muito além que modernizar a clínica ou o consultório.

O objetivo é trocar os serviços manuais, por dispositivos digitais, que ofereçam muito mais segurança, minimizando erros e conflitos de informação.

De acesso pago ou gratuito, antes de adquirir essa ferramenta é preciso verificar quais são as demandas da unidade. Desta forma pode optar por sistemas que personalizam o gerenciamento de acordo com as necessidades do negócio.

Esse tipo de software pode ser direcionado para inúmeras tarefas, tais como o agendamento eletrônico.

Em um só lugar o profissional pode reunir informações do paciente e também os compromissos pessoais. Permite emitir lembretes sobre as datas das consultas, reduzindo o número de faltas.

Além disso, para facilitar ainda mais o relacionamento com os pacientes, eles também podem agendar ou cancelar suas consultas de forma on-line. Confira mais funcionalidades desse tipo de software:

Agenda do dentista

O sistema permite criar agenda eletrônica, facilitando a organização dos horários de atendimento e visualização a qualquer momento dentro ou fora do consultório.

Desta forma o tempo entre uma e outra consulta pode ser otimizado, com a definição de números de pessoas atendidas por dia e de intervalos.

Isso também evita que a secretária marque, por exemplo, dois pacientes no mesmo horário. A agenda eletrônica também pode facilitar o controle dos compromissos pessoais do profissional.

Além disso, facilita a consulta de dados do paciente, bem como suas prescrições e andamento do tratamento.

Um sistema inovador, que pode ainda lembrar o paciente de sua consulta, com data e horário, de forma automática. Emitindo pequenos lembretes.

software odontologico dentista sorrindo

Acompanhamento de tratamentos

Assim como as demais informações da clínica, o sistema também armazena todas as informações em um prontuário eletrônico do paciente (PEP).

Isso agiliza o acesso das informações, com maior segurança, eliminando arquivos em papel ou em servidores locais.

O dentista tem fácil acesso a todas as informações salvas no sistema, podendo acessá-las antes ou durante a consulta. O sistema PEP oferece maior segurança do fluxo entre os atendimentos, organizando melhor os dados do paciente.

Além disso, facilitou a forma de compilar e armazenar as informações, facilitando a comunicação. O prontuário eletrônico permite ainda:

– Cruzamento de dados entre os profissionais da equipe;

– Aumenta a produtividade, pois armazena em um só local informações desde a recepção até o histórico do paciente. Isso aumenta a segurança na análise de dados e tomada de decisões;

– Agiliza a solicitação de exames padrão;

– Armazena os registros por tempo ilimitado;

– Permite acesso rápido com filtro e buscas internas;

– Facilita o acesso simultâneo por várias pessoas ao mesmo tempo;

– Permite a conferência e alteração de dados;

– Amplia a segurança no armazenamento das informações do paciente;

– Oferece maior confidencialidade das informações;

– Facilita a integração com outros sistemas;

– Viabiliza a inserção de anexos como laudos, exames, imagens, anotações;

– Elimina erros;

– Criar assinatura eletrônica do dentista.

Gestão financeira

O software odontológico permite maior controle de todos os processos financeiros da clínica, como contas a pagar e a receber, de faturas, controle de estoque, entre outras atribuições.

Tudo realizado de forma integrada, simples, com atualizações automáticas, permitindo melhor gerenciamento dos recursos e das receitas.

Por meio do sistema é possível acessar o fluxo de caixa; verificar as receitas e as despesas; ter maior controle de cartões e de cheques; emitir boletos e carnês eletrônicos; ter acesso interligado à máquina de cartão; entre outras facilidades.

Envio de mensagens

Quando o tempo é crucial na solução de problemas ou para agilizar a comunicação entre dentista e paciente, o software odontológico contribui para melhorar e agilizar a comunicação.

O sistema permite o envio automático de lembretes sobre data e horário de consultas, bem como sobre possíveis problemas que surjam e necessite de alteração na agenda. Assim contribui para eliminar erros, como consultas duplas no mesmo horário e os congestionamentos de ligações.

Paciente bem informado aumenta o grau de sua satisfação com o atendimento oferecido. Desta forma agiliza também o trabalho na recepção com atendimentos ainda mais eficientes.

Com apenas um clique a recepcionista tem acesso a importantes informações do paciente, bem como pode esclarecer dúvidas, como por exemplo, em relação ao custo de procedimentos ou o valor da consulta.

Outros

– Permite maior controle e projeção de lucros de forma mais simples;

– Amplia o foco no segmento odontológico;

– Facilita o acesso de qualquer local e horário, pois as informações estão armazenadas em nuvem;

– Possui interface responsiva;

– Oferece suporte de ajuda 24 horas, em todos os dias;

– Emite relatórios e indicadores ainda mais precisos;

– Aumenta a segurança, pois no software as informações estão protegidas contra invasões ou vírus e o sistema elabora cópias de segurança, os backups

– As atualizações são automáticas, sem riscos de perdas de dados;

– Viabiliza a integração com mídias sociais, chats e e-mails;

– Personalização dos serviços de acordo com a necessidade do cliente ou seu perfil.

Como funciona um software odontológico?

software odontologico dentista segurando tablet

Um software odontológico nada mais é que uma ferramenta digital que integra vários processos e informações em um só local.

Isso facilita a gestão, oferecendo maior controle e autonomia sobre as informações, que são armazenadas com maior eficiência e segurança.

Todas as tarefas, desde a recepção até o pagamento de contas são agilizadas por meio do software.

Com um portfólio completo, de acordo com a necessidade da clínica, essa ferramenta possui sistema de controle e de organização de dados, como gestões da agenda, financeiro, estoque, prontuário eletrônico, entre outras funcionalidades.

Ele permite ainda armazenar dados de todos os processos existentes na unidade, bem como de fornecedores ou de exames. Na recepção a secretária terá fácil acesso a todas as informações, como tarefas diárias ou os valores de consultas e de procedimentos.

A automação permite otimizar a rotina do consultório ou clínica, padronizando processos e evitando esquecimentos. Maior controle de todas as operações é outra facilidade do programa. Desta forma a qualidade do atendimento e a satisfação do paciente são priorizadas por toda a equipe.

Lista com melhores softwares odontológicos [2021]

software odontologico computador dentista segurando molde

Conhecido os mecanismos de funcionamento e os benefícios que um software odontológico traz para os profissionais da área é hora de saber como escolher entre os vários tipos e marcas disponíveis no mercado.

Alguns fatores devem ser considerados, como a possibilidade de integração com outros sistemas; atualizações automáticas, personalização de serviços e de dados; relação com o paciente.

Opte por softwares on-line, mais simples e específicos para o segmento odontológico.

Verifique se possui todas as funcionalidades essenciais para o bom desempenho da clínica, bem como se ele é bem avaliado no segmento. Ter indicações positivas de outros profissionais, sobre o seu desempenho é importante.

Outros dois fatores que merecem atenção são em relação a central de ajuda, que precisa ser simplificada e também a disponibilidade de assistência técnica.

Pensando nisso, a Sinaxys selecionou alguns dos sistemas mais bem avaliados no mercado em 2021. Vamos conferir?

Blue Dental

Clínica nas Nuvens

– Clinicorp

– Controle Odonto

– CTP Dentista

Dental Office

– Dentalis Software

– Dentista Organizado

– Edente

EasyDental

– Hi Doctor

– IClinic

– OnMed

– ProDoctor

– Simples Dental

– Vindi

Existe algum software odontológico gratuito?

Sim. O mercado também oferece diversas opções em softwares odontológicos gratuitos. Indicado geralmente para quem está no início de carreira ou possui um consultório pequeno.

As facilidades de gerenciamento são praticamente as mesmas dos tipos pagos, com dispositivos seguros e eficientes. Mas é possível que no formato gratuito, esses dispositivos apresentam alguma limitação ou restrição de uso e até no número de ações realizadas.

Ao baixar um software odontológico isento de cobrança de tarifa é possível, controlar o faturamento, as consultas, o retorno dos pacientes, extrato das contas, lançar os procedimentos realizados, cadastrar os pacientes com fotos, emitir recibo.

Também é possível gerar relatórios e ter um múltiplo controle de agendamentos de até dez agendas. Entre as ferramentas gratuitas disponíveis para o setor apontamos as que mais se destacam no mercado.

Negatoscope – excelente também para uso emergencial e para análise radiográfica.

– RadioXtudy – Também auxilia os estudantes de Odontologia em matérias como anatomia, patologia, alterações dentárias.

BoneBox Dental Lite – Aplicativo em 3D disponibiliza modelos detalhados da arcada dentária e testes interativos.

– Bucal App – Facilita os passos para diagnóstico, além de contar com banco de dados com mais de 100 lesões mais comuns.

– Cálculo de Dosagem Anestésica – Esse app também calcula a dose correta de anestésico de acordo com o procedimento e o perfil do paciente.

– Odontologia Medicamentosa – Entre outras funções conta com uma relação de medicamentos e cálculo automático das doses de anestésicos.

– Dental Office plano Start – É uma das ferramentas gratuitas mais completas do mercado. Suas informações ficam armazenadas na nuvem, facilitando o acesso de qualquer local e horário.

Conclusão

software odontologico clinica

Com a total integração de tecnologias na nossa rotina diária, os consultórios odontológicos não poderiam ficar de fora.

É importante entender que o mercado está se tornando cada vez mais digital e as pessoas buscam conforto e comodidade em todas as suas relações. E na área da saúde não é diferente.

Hoje o mercado oferece diversas opções em softwares odontológicos de gestão, que podem personalizar o atendimento e os serviços de acordo com a necessidade do profissional.

Mas, mesmo diante dos avanços, das facilidades e vantagens que estes dispositivos oferecem, cerca de 60% das clínicas odontológicas brasileiras ainda não possuem o software odontológico.

Instrumento essencial que pode modificar completamente a forma de atendimento, otimizando tempo, espaço e até os lucros.

Os benefícios para funcionários, dentistas e pacientes são inúmeros. Com o software odontológico é possível gerenciar e controlar melhor todas as atividades, desde a recepção até o arquivamento de documentos, com assinatura eletrônica.

Assim eliminam-se papéis, espaço, erros, perdas de documentos, bem como melhora o fluxo de informações, os lucros e a qualidade do atendimento.

Esperamos que esse conteúdo tenha contribuído para entender melhor o funcionamento, as aplicações e os benefícios que o software odontológico traz para os profissionais em Odontologia.

Se quiser saber mais sobre a área da saúde, em especial a Odontologia acesse nosso blog.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere, profissional da saúde!

Baixe o app da SINAXYS gratuitamente

medico sinaxys

Encontre as melhores vagas de emprego na área da saúde.

medico sinaxys

Encontre vagas de emprego na área da saúde.