Softwares médicos: guia com melhores tipos e preços

softwares medicos medico apontando tablet
Compartilhe:

A tecnologia é uma grande companheira em vários setores do mercado de trabalho, e não seria diferente para profissionais da saúde, com os softwares médicos.

Dessa forma, um ERP é uma ferramenta essencial para todos que querem ter mais tempo e agilidade em seu negócio.

Hoje em dia, o software médico pode ser um desses recursos utilizados para proporcionar mais praticidade na rotina, otimizar as atividades, além de acompanhar os pacientes de uma melhor forma e reduzir custos.

Assim, com uma pesquisa no Google é possível encontrar uma variedade muito grande de sistemas para médicos, entretanto, saber qual o melhor é bem difícil.

Por isso, neste artigo vamos explicar sobre as principais características de um bom software médico.

Boa leitura!

O que é e para quê servem os Softwares Médicos?

softwares medicos tablet

Os softwares médicos são plataformas feitas para aumentar o foco e a produtividade nas clínicas, sendo uma ótima ferramenta para esses locais.

Com eles você consegue agendar e cancelar consultas, diminuir tempo dos atendimentos além de ajudar no atendimento ao paciente, fazendo com que este seja bem melhor.

Dessa forma, os softwares médicos são usados para facilitar e melhorar o contato com os pacientes, fazendo com que este seja personalizado.

Com isso, podemos dizer que os softwares médicos são ferramentas que melhoram muito a gestão de um consultório, pois eles agilizam os processos para os usuários e pacientes focarem em seu atendimento.

Diferença entre Softwares Médicos e Sistemas Hospitalares

softwares medicos computador

O Sistema para a Gestão Hospitalar é um tipo de software utilizado para melhorar o trabalho nos hospitais, pois eles integram todos os departamentos.

Isso porque eles realizam desde tarefas administrativas até as assistenciais, usando todo o potencial que a tecnologia da informação (TI) possui, para assim facilitar o dia a dia no hospital.

Utilizando os sistemas hospitalares agiliza a marcação de consultas, controle de estoque bem como a escala dos funcionários do hospital.

O resultado de tudo isso é uma equipe mais motivada, pacientes satisfeitos com o atendimento e uma ótima gestão estratégica.

Já o software médico  é usado para melhorar o atendimento médico, pois é uma plataforma online feita para melhorar o atendimento na clínica.

Isso acontece pois ele centraliza as informações em um só lugar, o que melhora muito o dia a dia de todos os colaboradores, pois ele dispõe de funções como:

Quais as vantagens de utilizar um Software Médico na sua clínica?

softwares medicos medica escrevendo

Agora que você já sabe o que é um software médico, vamos informar quais são suas vantagens.

  • Otimização de processos

Uma clínica médica conta com diversos procedimentos em seu dia a dia, tais como: agendamento de pacientes, realização da consulta, pagamentos, entre outros.

E, com um software médico é possível fazer o controle de todos esses procedimentos em um único lugar.

Dessa forma, médicos, secretárias e pacientes conseguem ganhar mais tempo, e é possível organizar seus pacientes da melhor forma possível.

  • Acessível de qualquer lugar

Já aconteceu com todo mundo chegar em casa e querer confirmar alguma informação que deixou escrita em seu consultório, não é mesmo?

Ou então a situação inversa, você esqueceu sua agenda de pacientes em casa e não tinha esse controle em seu consultório.

Dessa forma, se você tiver um software médico que armazena os dados na nuvem, você terá acesso a todas essas informações em qualquer lugar.

  • Melhor relação com pacientes

Outra vantagem ao utilizar um software médico é melhorar o seu relacionamento com seus pacientes, pois, ao conseguir armazenar todos os dados em um único local, você conseguirá prestar um melhor atendimento a eles.

Além dessas vantagens citadas, listamos mais algumas dessas vantagens logo abaixo:

  • Rapidez na identificação do perfil de saúde
  • Promoção de diagnósticos mais precisos
  • Práticas de medicina preventiva
  • Acompanhamento personalizado
  • Gestão da saúde integrada
  • Otimização de tempo e custos
  • Organização das informações clínicas
  • Fácil manuseio
  • Gestão financeira
  • Facilidade no agendamento
  • Redução de ausências nas consultas
  • Prontuário eletrônico

Quais tarefas podem ser realizadas com um Software Médico?

softwares medicos medica computador

Com um software médico você consegue realizar diversas tarefas tais como:

  • Administrar agendas;
  • Controle financeiro, entre outros.

Por isso, listamos logo abaixo as principais tarefas que podem ser realizadas com esse tipo de programa.

Agenda do Médico

Um software de agenda médica, agiliza muito o atendimento prestado aos pacientes, diminui o tempo de espera no consultório médico.

Isso é possível pois esse tipo de programa armazena os dados do paciente uma única vez, e em toda consulta essas informações são encontradas mais facilmente.

Outra vantagem é que além de facilitar a busca pelas informações do paciente, é possível acessar seus dados durante a própria consulta, pelo prontuário eletrônico.

Agora, se a consulta for on-line,é possível acessar e editar os dados do paciente de  qualquer lugar com acesso à internet.

Acompanhamento de tratamentos

Com um software médico você consegue fazer a gerência e acessar todas as informações referentes ao seu paciente, de uma forma bem segura.

Isso é possível pois os dados são armazenados em nuvem, e você consegue acessá-las de qualquer lugar, inclusive verificar o prontuário de seu paciente.

Dessa forma, é possível realizar uma análise completa dos dados e informações médicas do paciente.

O benefício ajuda, em muito, a realizar atendimentos mais objetivos e rápidos, de forma assertiva e com diagnósticos mais certeiros.

É possível também anexar imagens e arquivos junto ao prontuário do paciente utilizando uma ferramenta própria para isso.

Isso faz com que as informações do paciente sejam incluídas no histórico dele assim que a consulta é realizada.

Além disso, você consegue anexar arquivos do seu celular, podendo tirar foto do resultado de um exame e já anexá-lo ao prontuário no momento da consulta, ou então anexar um arquivo em PDF que tenha recebido do paciente por Whatsapp ou e-mail.

Gestão Financeira

Um software médico também é muito bom para organizar a saúde financeira de sua clínica.

Isso porque, a maioria deles conta com uma  ferramenta para o fluxo de caixa, previsão de receitas e cálculo de giro de capital.

Assim, ele disponibiliza relatórios e gráficos de fácil compreensão, para que você possa  entender a situação financeira do seu negócio detalhadamente.

Isso faz com que você mantenha o seu caixa saudável, e ajuda nas tomadas de decisões essenciais, tais como uma parceria com convênios e planos de saúde que possa beneficiar o seu consultório.

Envio de mensagens

Fazer a confirmação de consultas é uma das tarefas essenciais da recepção de uma clínica.

Isso porque, confirmar a consulta é maravilhoso para reduzir as faltas do consultório, porém, é uma das tarefas que mais pode tomar tempo.

Por isso, se essa confirmação for automatizada através de um software médico, irá melhorar muito esse procedimento.

Dessa forma, você pode configurar o envio de lembretes por e-mail, pois assim o paciente irá receber um e-mail com os dados da consulta no momento que ele  fez o agendamento.

E, quando a consulta estiver próxima, ele recebe outro e-mail para  lembrá-lo da data e horário corretos, fazendo com que ele não se atrase ou falte por esquecimento.

Porém, tal confirmação pode ser feita por SMS, sendo uma prática que permite à secretária disparar mensagens para todos os pacientes do dia, lembrando sobre sua consulta de uma única vez.

Isso ajuda a economizar o tempo que iria gastar se esse lembrete fosse feito por telefone ligando para cada paciente, e muitas vezes não conseguindo contato.

Com essas ferramentas é possível otimizar o tempo da secretária, fazendo com que ela se dedique a outras atividades.

Com esses programas você aumenta a taxa de comparecimento às consultas, evitando horários ociosos por causa das faltas.

Outros

Outras funcionalidades dos softwares médicos é fazer as fichas dos pacientes em formato digital.

Isso é muito bom pois, além de fazer com que o atendimento seja mais ágil, dar fim nas fichas cadastrais e prontuários de papel, o que é muito bom para o meio ambiente, otimiza as informações em si.

Ou seja, elas podem ser acessadas de uma forma mais fácil e rápida e lidas sem chance de não entendimento devido a uma caligrafia ruim.

Além disso, os arquivos digitais e o armazenamento na nuvem não necessitam de um espaço físico para serem guardados, liberando assim espaço na clínica fazendo com que ela fique mais agradável ao paciente.

Tal armazenamento virtual também deixa os dados mais seguros, ou seja, não existe risco de haver perda, extravio ou dano, o que pode vir a acontecer com uma ficha física.

Ou seja, usar um software médico traz inúmeros benefícios à sua clínica, fazendo com que seu rendimento e atendimento ao paciente sejam cada vez melhores.

Como funciona um Software Médico?

softwares medicos equipe tablet

Um software médico é um programa feito especialmente para clínicas e consultórios, que tem o objetivo de melhorar a produtividade além de agilizar os processos e procedimentos com suas funcionalidades especializadas.

Você pode encontrar no mercado vários sistemas médicos que disponibilizam desde o agendamento de consultas, até a gestão completa da clínica.

Usando um software para consultório médico você consegue entender de forma mais profunda como funciona sua clínica bem como a sua organização.

Assim, dependendo das funcionalidades que o programa escolhido oferece você consegue acessar  desde as funções mais básicas, como prontuário eletrônico e agenda, chegando a relatórios e gráficos sobre o perfil dos seus pacientes.

Outra funcionalidade muito importante é que com um software você consegue ter o controle financeiro completo de sua clínica, incluindo fluxo de caixa, repasses e os procedimentos que são suas principais fontes de recebimento.

Para que o funcionamento desses programas seja regularizado é preciso atender as normas elaboradas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina).

“Dentre essas normas, estão as atualizações diárias obrigatórias e formas de armazenamento de dados específicos para a área da saúde, que garantem a segurança dos dados médicos”.

Lista com melhores Softwares Médicos [2021]

softwares medicos equipe discutindo caso

Agora chegou o momento de falarmos sobre os principais softwares médicos, especialmente os para Telemedicina.

Softwares Médicos para Telemedicina

O primeiro software que separamos é a  Snake, que é uma plataforma bem completa e fácil de usar, que possui as tecnologias mais recentes.

Esse programa possui prontuário eletrônico completo, junto com prescrição digital, teleatendimento integrado.

Além disso, ele possui espaço para anexar os documentos dos pacientes, e uma ferramenta para transcrever toda a consulta, para que dessa forma você possa prestar atenção em toda a conversa com o seu paciente.

Outra ferramenta muito boa que pode ser usada no prontuário eletrônico é o salvamento automático.

Assim, ela é a única plataforma online que garante que nenhuma anotação que você fizer irá se perder, mesmo que haja alguma instabilidade na internet ou então quedas da bateria do seu notebook.

Dessa forma, ela é a única plataforma que conta com um serviço de inteligência artificial usado para a sugestão de diagnóstico e tratamento de pacientes.

Tal ferramenta, que tem o nome de S.CODE, faz uma avaliação da performance mental, física, metabólica, sexual e defensiva através de uma série de questionários validados e exames do paciente.

Essa ferramenta cria uma nota sobre cada capacidade do paciente e faz a emissão de gráficos coloridos, facilitando assim a visão do paciente em relação ao estado de saúde do paciente bem como seu envolvimento nas metas estabelecidas por você.

Assim, a impressão dos resultados e das orientações terapêuticas do S.CODE é uma maneira bem objetiva e elegante de deixar evidente a sua lógica bem como o seu conhecimento profissional na forma de conduzir o caso.

Além disso, é uma forma de agregar valor e clareza ao seu tratamento.

Já o Consultório Live conta com diversas ferramentas muito boas para melhorar sua produtividade, além de as telas serem claras e fáceis de usar.

Sua tecnologia é muito avançada e isso garante a segurança de todos os seus dados.

Depois que você fizer um teste vai ser possível entender o motivo de tantos usuários falarem tão bem desse sistema.

Em seu site é possível encontrar todos os seus recursos de uma forma muito simples e transparente.

Outro ponto muito importante é que você consegue acessar esse programa em diversas plataformas (iPhone, Mac, Android, Windows), além de garantir uma gestão financeira inteligente.

Suas ferramentas procuram ser o mais integradas possíveis, o que permite, por exemplo, que você emita seus recibos diretamente pela ficha do paciente, todas as vezes que um lançamento financeiro é feito.

A última indicação é o Controle Médico.

Além de todas as funções que um software médico precisa ter, esse ainda faz a gerência do seu estoque e informar se há ou não a necessidade de comprar mais materiais, o que pode ser um grande diferencial para o seu consultório.

O seu sistema de CRM é completo, possibilitando que você tenha um melhor relacionamento com todos os seus pacientes, além de conseguir conquistar novos de uma forma mais eficaz.

Ele possui dois tipos de planos, o Clinic e o Especial.

O plano Clinic é usado para saber se há disponibilidade de consulta em seu município, sendo o ideal para clínicas e consultórios.

Já o plano Especial é muito bom para as  grandes redes, como condomínios e até a pública.

Seus valores devem ser negociados diretamente com a empresa.

Além disso, o Controle Médico ainda faz a emissão automática de nota fiscal.

Existe algum software médico gratuito?

Sim, existem software médico gratuito, um exemplo é o shop, que além da versão paga, existe a gratuita.

A sua opção Free não gera nenhum tipo de custo para a clínica ou consultório.

Entretanto, em um software médico gratuito são oferecidos menos recursos que as versões pagas, sendo ideal para quem tem um pequeno consultório, por exemplo.

Os softwares gratuitos geralmente oferecem as seguintes funcionalidades:

  • Usuários ilimitados;
  • Até 5 prestadores;
  • Backup diário;
  • Fila de espera;
  • Controle de salas;
  • Controle de acesso;
  • Horários personalizados;
  • Integração com o Whatsapp;
  • Restrição de agendamentos;
  • Gestão de produtos;
  • Agenda de pacientes;
  • Agendamento de consultas online;
  • Envio de lembretes de aniversário por SMS ou e-mail; e
  • Suporte técnico especializado via chat.

Conclusão

softwares medicos doutores anotando

Depois de todo o exposto neste artigo podemos concluir que ter várias ferramentas para auxiliar nos processos do consultório faz uma diferença muito grande.

Assim, uma plataforma completa ajuda o médico e a secretária a ter acesso a todas as ferramentas que precisam acessando um único sistema.

Isso faz com que todos os dados do consultório fiquem centralizados, fazendo com que a sua gestão seja muito mais organizada, o que aumenta a produtividade.

Dessa forma, a tecnologia traz soluções para todos os aspectos de um consultório médico.

Ou seja, fazer a otimização da gestão traz muitas melhorias para o consultório por meio do aumento da produtividade, da eficiência, da organização e da satisfação do paciente.

Além disso, ter um software médico simplifica todo o fluxo de trabalho para que toda a equipe possa trabalhar de forma mais tranquila e eficiente.

Por isso, é muito bom investir em um software médico completo, para você ter acesso a todas as ferramentas disponíveis para uma gestão excelente do consultório.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere, profissional da saúde!

Baixe o app da SINAXYS gratuitamente

medico sinaxys

Encontre as melhores vagas de emprego na área da saúde.

medico sinaxys

Encontre vagas de emprego na área da saúde.