Temas para TCC em Medicina: como escolher o tema, e temas em voga

temas tcc medicina estudante mulher segurando papel
Compartilhe:

Terminar um curso de graduação e iniciar a carreira profissional escolhida é o sonho de milhões de universitários. Mas, antes disso, eles devem passar por uma última prova de conhecimento,que é escolher temas para TCC em Medicina.

Instituído pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), o TCC estimula a curiosidade e o espírito questionador do futuro médico, requisitos essenciais para o progresso da ciência e da pesquisa.

A partir de um tema escolhido, o trabalho deve levantar questões relevantes ao objeto de estudo, ser objetivo, formal, mas ao mesmo tempo, embasado em conhecimentos teóricos e práticos.

Todas as possibilidades, tendências e possíveis soluções devem ser apresentadas por meio de uma pesquisa bem elaborada.

Deve seguir as regras e normas de formação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Nesta publicação vamos explicar um pouco mais sobre todas as etapas que antecedem sua elaboração, os temas mais pesquisados, entre outras metodologias. Confira!

O que significa a gíria TCC?

temas tcc medicina mulher pensando

A sigla temida no meio acadêmico, mas uma das preferidas do corpo docente significa trabalho de conclusão de curso.

Apesar de ainda assustar os universitários, o temas para TCC em Medicina é produzido e apresentado a uma banca examinadora, no último ano de graduação. É requisito fundamental para aprovação e liberação do diploma.

De acordo com as normas de cada instituição de ensino, ele pode ser apresentado por meio de monografia, relatório de pesquisa ou artigo. Mas independente da sua formatação o TCC deve seguir os padrões da ABNT e conter introdução, desenvolvimento e conclusão.

O aluno deve escolher um professor para orientá-lo ao longo do processo de preparação do trabalho. Algumas ferramentas digitais são importantes para ilustrar a pesquisa, bem como facilitam na formação do TCC.

Ter afinidade com o tema e pesquisa sólida embasada em fontes confiáveis são os principais passos para um bom resultado final.

Precisa fazer TCC em Medicina?

temas tcc medicina medica computador

Sim, o TCC em Medicina é obrigatório, assim como para obtenção do diploma em todos os cursos de nível superior no Brasil.

Ao concluir o curso, o futuro médico recebe o título de clínico geral. O TCC é uma excelente oportunidade para o aluno mostrar seu conhecimento na área, mas nem sempre a escolha do tema é tarefa fácil.

Isso porque ao longo de seis anos de estudos a grade curricular é muito diversificada. Além disso, o sexto ano é voltado à prática médica e o tempo de estudo fica ainda mais escasso.

Para facilitar a aprovação, algumas instituições de ensino pedem apenas uma monografia apresentada em grupo ou individual e teste oral, antes do internato.

Se aprovado, o próximo passo é obter o registro profissional no Conselho Regional de Medicina (CRM), podendo atuar como clínico geral.

Quando se faz o TCC em Medicina?

Importante instrumento de avaliação, o TCC em Medicina não costuma ter o mesmo peso de outras áreas acadêmicas. Isso porque a maior preocupação de docentes e discentes se volta sobre o estágio supervisionado, ou internato, como é mais conhecido.

Acontece no sexto ano, quando os alunos vão praticar seus conhecimentos nas unidades de saúde.

Por isso, nem sempre o TCC é obrigatório em todas as faculdades de Medicina. Algumas pedem apenas que ele desenvolva e apresente uma monografia, antes de começar o estágio.

Esse trabalho pode ser realizado em grupo ou individual. O professor escolhido como orientador desse trabalho deve esclarecer o formando sobre as normas e formatações a serem seguidas, bem como o passo a passo para a sua preparação.

Conhecer a estrutura de um TCC em Medicina por meio de modelos já prontos é um dos melhores caminhos.

Geralmente este acervo está disponível nas bibliotecas da própria faculdade e facilitam na escolha do tema, para não serem repetitivos.

Como escolher temas de TCC em Medicina?

temas tcc medicina homem estudante livro

Este é o passo mais importante e também o mais difícil, em especial pela diversidade de áreas estudadas ao longo do curso.

Antes de optar por um determinado assunto, o aluno deve analisar com qual tema tem mais afinidade e relação com a área de sua formação.

Se ele é bem específico, detalhado e possui relevância acadêmica. Encontrada as respostas, o desenvolvimento do trabalho ficará mais fácil e prazeroso.

Ao longo do curso o estudante pode ir se preparando para o TCC, se envolvendo mais com as atividades de pesquisa científica ou participando das ligas acadêmicas.

Deve ainda ter profundo conhecimento sobre as normas da ABNT que serão determinantes para estruturar e formatar seu trabalho de conclusão de curso.

Por meio deles, ele conseguirá desenvolver sua tese com segurança, fazer citações e organizar as referências.

A escolha de um orientador, com disponibilidade de tempo para auxiliá-lo nessa tarefa é tão importante quanto à escolha do tema.

Além de um trabalho acadêmico, o TCC em Medicina deve trazer conteúdo que possa contribuir de alguma forma para a sociedade ou apresentar caminhos para solucionar algum problema.

Afinidade com o tema para o desenvolvimento do TCC em Medicina

Gostar verdadeiramente da área escolhida para estudo é crucial para o resultado final do TCC em Medicina. Essa afinidade com o tema facilita o desenvolvimento do trabalho. Afinal, o aluno estará envolvido com ele por um longo tempo.

E se o assunto não lhe interessar, a pesquisa e análise dos dados podem ser muito mais difíceis até para o entendimento, para a conclusão e apresentação da obra.

Por isso ele não pode ser tão abrangente. Deve ser bem específico para facilitar a pesquisa e o embasamento teórico.

Procurar pessoas que atuem nessa área escolhida pode facilitar e direcionar melhor a condução do TCC. Conversar com o orientador, discutindo as possibilidades de temas, pode ajudar a definir o assunto e os melhores caminhos para desenvolvê-lo.

Especificidade do tema e riqueza de informações doutrinárias

Ao fim de cinco anos de estudo o aluno de Medicina já deve ter encontrado e decidido qual a área de seu maior interesse.

Isso pode facilitar na escolha e na especificidade do tema que será desenvolvido no último ano da faculdade. Ele precisa ser bem delimitado e focado para facilitar e direcionar melhor a pesquisa.

Precisa ser muito bem detalhado, com riqueza de informações da área estudada. Temas com grande relevância social, que possam contribuir para o desenvolvimento humano, tecnológico, econômico, científico ou ecológico, são os mais preferidos.

Relevância em nível acadêmico

A relevância acadêmica é outro ponto importante do TCC em Medicina. Gostar do assunto escolhido nem sempre é o suficiente para sustentar o TCC.

Ele não pode estar saturado e precisa ter ampla biografia de estudo. Isso porque o trabalho pode contribuir para impulsionar a carreira do aluno, caso ele resolva seguir a área de ensino, pesquisa ou extensão.

O TCC também abre portas para publicação de artigos, novos cursos como uma pós-graduação ou mestrado.

É uma importante ferramenta onde o aluno pode demonstrar a sua capacidade e desenvoltura para pesquisa, análises, comparação de temas, sempre buscando respostas para as questões por ele enunciadas.

Sugestões de temas em alta para TCC em Medicina

temas tcc medicina estudante sorrindo

Como já vimos, a diversidade de áreas e assuntos abordados ao longo do curso de Medicina pode dificultar a escolha acertada do tema para TCC em Medicina.

Para se familiarizar com a sua estrutura, uma boa opção é conhecer os modelos já prontos, disponíveis na unidade de ensino.

No acervo é possível ver os temas já discutidos e suas formatações técnicas. Alguns trabalhos são disponibilizados em PDF, facilitando a visualização digital.

Síndrome de Down, estresse pós-traumático, problemas de visão, podem ser objetos de estudo. Conheça outras opções!

Temas TCC em Medicina Pediatria

Podemos destacar entre os principais temas TCC em Medicina Pediatria: problemas respiratórios, amamentação, gravidez na adolescência, síndrome, entre outros.

Temas TCC em Medicina Forense

Entre alguns dos possíveis temas TCC em Medicina Forense podemos listar: questões sobre a sexualidade humana, doenças mentais e uso de substâncias que resultam na morte do paciente.

Temas TCC em Medicina Cirurgia

Já entre os principais temas TCC em Medicina Cirurgia estão: cirurgia robótica, cirurgia de redução de estômago, vasectomia, laqueadura e outros tantos tipos de cirurgias.

Temas TCC em Medicina Intensiva

Podemos destacar entre os principais temas TCC em Medicina Intensiva: análise do estado muscular de pessoas na UTI, desfechos em pacientes graves, humanização na UTI e outros.

Depressão pós-parto

Este é um tema bem atual, que traz muitas dúvidas e questionamentos que podem ser elucidados por um TCC bem elaborado.

A depressão pós-parto acomete a vida de uma em cada quatro mães brasileiras, especialmente as que vivem na pobreza. Também afeta diretamente o desenvolvimento e a saúde mental dos filhos.

A depressão pós-parto ocorre no primeiro ano após o nascimento do bebê, quando a mãe, por motivos desconhecidos, fica deprimida, chegando até a rejeitar a criança.

Também conhecido como puerpério é um período de difíceis adaptações e muitas novidades para a família que se forma. Problemas na adolescência, gravidez e climatério também podem ser objetos de estudo no TCC.

Tabagismo

Doença crônica causada pela dependência à nicotina, o tabagismo integra o grupo de transtornos mentais e comportamentais e também responde pela maior causa de doenças e mortes precoces no mundo.

Esse pode ser um dos ótimos temas para TCC em Medicina.

Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que o tabaco mata 8 milhões de pessoas por ano, sendo que 1,2 milhão resulta de pessoas consideradas fumantes passivas. Que não fumam mas estão expostos ao cigarro.

No Brasil o cigarro mata 443 pessoas por dia, resultando em mais de R$ 125 bilhões de custos dos danos produzidos pelo cigarro.

O fumante vive em média dez anos a menos do que uma pessoa que não fuma. Além de gerar dependência química, o tabagismo está diretamente relacionado com mais de 50 doenças.

Entre elas, vários tipos de cânceres (pulmão, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, leucemia, colo de útero); e doenças do aparelho respiratório como asma, enfisema pulmonar, bronquite crônica, úlceras).

Além disso, doenças cardiovasculares (angina, infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial, aneurismas, acidente vascular cerebral , tromboses); osteoporose, catarata, úlcera do aparelho digestivo e muitas outras enfermidades.

temas tcc medicina estudante anotacoes

Problemas cardíacos

Causados por vários motivos, os problemas do coração estão entre as doenças que mais matam no mundo.

Pode ser uma excelente área para um tema para TCC em Medicina, ao abordar temas que levam à problemas cardíacos como tabagismo, colesterol alto ou hipertensão.

Entre os principais problemas que acometem o órgão estão as arritmias, quando o coração bate em descompasso e os infartos. Ambos podem ser fatais ou não, sendo que uma arritmia se não tratada também pode ocasionar infarto.

No Brasil mais de 230 mil pessoas morreram vítimas de doenças cardiovasculares somente em 2021.

A maior parte deles estava com idades entre 70 e 79 anos, mas isso não descarta que pessoas mais jovens possam ter problemas de coração.

Entre as mais frequentes estão as doenças coronarianas (isquemias), arterial periférica, cardiopatias congênitas, cardíacas reumáticas, entre outras.

Alzheimer

Doença neuro degenerativa, o Alzheimer provoca perda de memória, reduz a capacidade de trabalho, interfere nas relações e convívio social e também no comportamento e na personalidade do indivíduo.

Especialistas apontam que a doença, considerada um tipo de demência, aumentou 127% em 30 anos no Brasil. Ou seja, um excelente tema para TCC em Medicina.

Hoje a doença atinge mais de 1 milhão de pessoas e daqui a 30 anos poderão ser 4 milhões. Os cientistas avaliam que um quarto das pessoas com mais de 80 anos sofre com algum tipo de demência.

Atingindo especialmente os idosos, estes vão se sentindo mais deprimidos e, consequentemente, mais suscetíveis a outras enfermidades como diabetes, depressão, Parkinson e acidente vascular cerebral.

As dificuldades de acesso ao diagnóstico e tratamento precoces agravam os números. Um excelente tema para estudo que pode contribuir para muitas respostas e tratamentos.

Pré-natal e prevenção de doenças durante a gestação

Esta é uma das políticas públicas de saúde criadas para identificar e reduzir precocemente, problemas de má-formação, abortos e nascimentos prematuros.

É um período que deve começar nas primeiras semanas de gestação, onde a mulher será acompanhada por um médico.

Por meio de consultas periódicas ele deverá passar as recomendações e cuidados necessários, os exames a serem feitos e a preparação para o parto.

Com o avanço tecnológico e também na genética médica, é possível identificar qualquer tipo de problema de saúde do bebê e também da mãe.

Por ser um período de grandes mudanças hormonais, a mulher inspira cuidados e deve prever algumas enfermidades como infecção urinária, anemia, periodontite, vaginose bacteriana, rubéola, toxoplasmose entre outras.

Algumas doenças e infecções afetam o feto, antes ou durante o parto, podendo levar a má-formação e até aborto.

Além das enfermidades, fatores genéticos, físicos e químicos também podem estar relacionados à má-formação do futuro bebê.

Por isso o pré-natal é de suma importância para que a mãe possa prevenir essas doenças durante a gestação. Problemas no período neonatal também podem ser objetos de TCC.

Embolia pulmonar

Classificada como um bloqueio na artéria dos pulmões, geralmente ocasionado por coágulos, a embolia pulmonar pode ser fatal, se não identificada e tratada precocemente.

Um tema importante que pode e deve ser tratado em uma tese de conclusão de curso como o TCC de Medicina.

Esse coágulo ou trombo pode ser ocasionado por placa de gordura, ar, sangue e até células cancerosas. Cerca de 30% dos casos, quando não tratado corretamente, sobrecarregam o coração, podendo evoluir para morte.

Entre os principais sintomas estão a falta de ar, dor no peito, tosse com sangue, inchaço nas pernas, desmaio e até confusão mental. Controlar os fatores de risco, fazer atividade física regular e não fumar, podem ajudar a evitar a embolia pulmonar.

Virologia e infectologia

Estudos sobre virologia e infectologia nunca foram tão atuais como nos últimos dois anos.

Em especial por conta da epidemia do coronavírus, que obrigou que cientistas e indústria farmacêutica se empenhassem em acelerar as pesquisas para conhecer o vírus, identificar seus mecanismos de atuação e encontrar meios de tratar a covid-19.

A corrida em busca de um imunizante foi acelerada e estudos que costumam levar anos, foram apresentados em meses. Trabalho árduo para os virologistas e infectologistas.

A infectologia estuda e identifica as doenças causadas por vírus, bactérias, fungos e protozoários.

Duas áreas muito amplas e extensas em temas para estudo, mas também de profunda contribuição acadêmica e social.

Isso porque, muito mais que identificar os causadores das doenças, profissionais de duas áreas têm papel importante no estímulo, na orientação e na criação de políticas públicas de controle e de prevenção, como campanhas educativas e vacinação.

Como fazer TCC em Medicina?

temas tcc medicina estudantes livro

Escolher o tema, pesquisar, redigir relatos de caso, normas técnicas, publicação do trabalho são algumas das preocupações que o estudante de Medicina tem ao chegar o momento de começar o seu TCC.

Muitos cursos on-line ajudam nesse processo, com dicas e sugestões de formatação e temas, mas como estruturar de forma correta, adequando o trabalho às normas da ABNT e também aos anseios dos docentes e do orientador?

Para ajudar a solucionar a questão, preparamos um passo a passo de como fazer um bom trabalho de conclusão no curso de Medicina.

1 – Escolha o tema dentro da área que tenha mais afinidade, que mais gosta. Afinal esse assunto será tema de suas pesquisas e análises nos próximos meses e isso deve ser uma atividade prazerosa.

2 – Defina quem será o orientador, aquele professor que irá ajudar na construção do TCC. Ele deve ser da própria instituição de ensino e ter disponibilidade de tempo para essa tarefa. Tempo que o aluno também deve definir para se dedicar ao projeto. Analise os materiais, referências bibliográficas, depoimentos e identifique qual a relevância do tema proposto.

3 – Estruture muito bem o corpo do trabalho, de acordo com as regras e normas técnicas da faculdade e da ABNT, em especial a NBR 14724. A organização do TCC geralmente está dividida em etapas obrigatórias: capa, folhas de rosto e de aprovação, resumo e sumário.

Listas de ilustrações, de abreviaturas, de siglas e de anotações, agradecimentos e epígrafe são opcionais. O conteúdo de uma forma geral engloba a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Por último devem vir os elementos pós-textuais, as referências, os anexos, entre outros componentes.

Conclusão

temas tcc medicina estudantes

Já vimos que os desafios dos estudantes de Medicina não terminam ao fim do curso. Ao contrário, antes mesmo de iniciar o estágio nas unidades de saúde eles precisam apresentar um trabalho de conclusão de curso, o temido TCC.

Tempo, dedicação, empenho, escolher o tema por afinidade e ter um bom orientador são alguns requisitos fundamentais para o sucesso do trabalho e o bom desempenho em sua apresentação final.

Assim como nos demais cursos de graduação para obter o diploma em Medicina, o aluno também deve apresentar um tema para TCC em Medicina.

Se aprovado, segue para o estágio supervisionado. Ao término dos seis anos de estudos, pode requerer seu registro médico junto ao Conselho Regional de Medicina.

Compartilhe:

Receba ofertas e candidate-se a vagas na área da saúde

Crie seu perfil, tenha acesso a vagas de trabalho e receba ofertas que combinam com o seu momento de carreira.