Tendências na área da saúde em 2022 que você precisa conhecer

tendências na área da saúde
Compartilhe:

 

Sabia que você pode economizar bastante com um sistema de gestão? Ou então, oferecer um atendimento diferenciado ao usar a análise de dados?

Ficar por dentro das tendências da área da saúde é essencial para oferecer uma experiência alinhada às novas expectativas do mercado. Além disso, conhecendo essas inovações você pode sair à frente da concorrência. Isso vale tanto para profissionais quanto para donos de clínicas. 

Porém, sabemos que não é tão fácil acompanhar todas as novidades. Afinal, a tecnologia transforma os processos muito rapidamente. Para ajudar você nessa missão, listamos as principais tendências da área da saúde de 2022. Continue lendo e descubra quais são! 

Tendências na área da saúde em 2022: por que você precisa acompanhá-las?

tendências na área da saúde

A experiência do paciente está completamente ligada às tendências da área da saúde, como falamos. Isso porque, se você acompanha as novidades, poderá implantá-las na sua clínica. 

E, como consequência, otimizar e medir a qualidade dos serviços prestados

Para ter uma ideia, conforme pesquisa divulgada na Metricx sobre experiência do paciente, 2% dos entrevistados afirmaram estar dispostos a gastar o dobro de tempo para ir em um hospital de sua preferência. 

É claro que, nem sempre, você terá condições de aplicar todas as tecnologias e tendências no consultório de cara. 

Ou então, se você atua somente como médico, nem todos os locais contam com todos os recursos que falaremos no decorrer deste conteúdo.

A questão é que, tanto para médicos e donos de clínicas, conhecer as tendências da área da saúde ajuda a identificar quais delas fazem sentido para o hospital ou consultório.

Assim, na primeira oportunidade de aplicá-las ou então de propor ideias ao gestor, você saberá por onde ir. 

Outro aspecto é que, assim como qualquer outro ramo, para se desenvolver, é essencial saber o que tem de novo no mercado. 

Continue lendo para conferir as 5 tendências da área da saúde em 2022 que separamos para você.

5 tendências na saúde em 2022 

1.Foco na experiência do paciente

Foi-se o tempo em que o paciente, ao buscar auxílio médico, estava em busca apenas da cura para enfermidade. Hoje, desde a mensagem enviada pelo WhatsApp para confirmar uma consulta até o pós-atendimento são fundamentais para a fidelização

Além disso, os pacientes estão cada vez mais informados, sem aceitar como verdade absoluta o que diz o profissional. Por conta disso, é preciso uma atenção maior ao atendimento oferecido de ponta a ponta na clínica.

Portanto, como dica principal, invista em ferramentas para automação e a análise da satisfação dos clientes e aposte em treinamentos constantes com os colaboradores da sua clínica. 

No caso dos profissionais médicos, a orientação é a mesma: entenda como a tecnologia pode ajudar na sua área e esteja sempre se reciclando. 

2.Maior atenção às medidas de segurança e proteção de dados – LGPD

A nova LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, cujas normas passaram a ser exigíveis no ano 2021, carece de uma atenção especial de donos de clínica, gestores e médicos. 

Isso porque tanto o médico quanto o estabelecimento podem sofrer penalidades caso seja cometida alguma violação. Sem contar com a imagem da clínica que pode ser prejudicada.

Dessas violações, as principais são:

  • Usar imagem dos pacientes para fins publicitários;
  • Perder arquivos com dados da saúde dos pacientes;
  • Publicar o famoso “antes e depois”;
  • Enviar qualquer tipo de comunicação, incluindo pesquisas de satisfação, sem o consentimento do paciente.

Confira nosso conteúdo completo sobre este assunto clicando aqui

3. Telemedicina como uma realidade

tendências na área da saúde

A telemedicina passou a ser uma excelente opção para dar vazão ao volume de atendimentos e proteger a integridade de pacientes e profissionais durante à fase mais crítica da pandemia. 

Segundo levantamento divulgado na revista digital O Distrito, 63% dos estabelecimentos da saúde já contam com atendimento à distância. 

Hoje, este recurso já uma realidade e proporciona várias vantagens às clínicas e aos médicos, com atender mais pacientes de qualquer lugar e redução nos custos. 

Já para a outra ponta, ou seja, o paciente, pode se consultar no conforto da sua casa e de forma segura. O que é muito importante quando se está um pouco mais debilitado ou com alguma doença contagiosa.

No entanto, é necessário seguir todas as diretrizes para atender remotamente e contar com um sistema de atendimento via telemedicina. 

Procurando emprego remoto? Confira as vagas disponíveis na Sinaxys! 

4.Uso de robótica e Inteligência Artificial – IA

O uso de robôs já não é mais uma realidade tão distante. Hoje, grandes empresas da área da saúde já contam com essa tecnologia. Uma delas é a Johnson & Johnson que, em parceria com a Alphabet, criou um robô para realizar biópsias pulmonares.

Outras inovações que devem chegar ao mercado da saúde são robôs de assistentes médicos, aparelhos de reabilitação e unidades cirúrgicas inteiras. Dá para acreditar? 

Já a Inteligência Artificial – IA já é usada na saúde, inclusive, para autorizações médicas. Além disso, a IA também está sendo aplicada para descoberta e análise de padrões de quadros clínicos, facilitando e dando mais precisão ao diagnóstico. 

5.Nada de papel: processos na nuvem

Se você é defensor do papel, saiba que chegou a hora de dar um passo a mais e contar com o apoio da tecnologia para gerenciar a clínica e atender melhor os seus pacientes.

Por meio de um sistema de gestão online, você tem o controle total do que acontece na sua clínica. Além disso, também poderá analisar os dados obtidos dos seus pacientes para verificar a satisfação dos mesmos com os serviços oferecidos.

tendências na área da saúde

Conte com tecnologia para conquistar oportunidades na área da saúde ou contratar profissionais

Como você viu, a tecnologia já faz parte da rotina de quem trabalha na área da saúde. Além de melhorar o dia a dia dos profissionais e a experiência do paciente, este recurso é fundamental para encontrar profissionais ou vagas de emprego. 

Mas, se você pensou nas redes sociais, está enganado: a plataforma Sinaxys faz a ponte entre médicos em busca de trabalho e clínicas que estão buscando esses profissionais! 

Quer saber como? Nós explicamos:

  • Clínicas e hospitais, por um preço bem acessível, podem divulgar as suas vagas disponíveis. É possível, inclusive, adicionar os valores pagos, carga horária e adicionar fotos do local;
  • Do outro lado, médicos que estão procurando vagas se cadastram gratuitamente na Sinaxys, aumentando as chances de candidaturas. 

Atualmente, a Sinaxys conta com mais de 100 clinicas e hospitais anunciantes e mais de 600 vagas disponíveis nesse momento!  

A Sinaxys está presente em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. 

Se você é gestor ou dono de clínica, se cadastre aqui!

Para profissionais médicos, a Sinaxys disponibiliza um App. Clique para baixá-lo! 

Leia também

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere, profissional da saúde!

Baixe o app da SINAXYS gratuitamente

medico sinaxys

Encontre as melhores vagas de emprego na área da saúde.

medico sinaxys

Encontre vagas de emprego na área da saúde.