Formatura em Odontologia: solenidades, simbologia, e organização

formatura odontologia grupo estudantes
Compartilhe:

Ao concluir o curso de Odontologia os formandos querem compartilhar a alegria com os familiares e amigos. E nada mais justo que esse marco na vida dos estudantes seja de muita diversão e uma festa inesquecível, como a formatura em Odontologia.

Afinal, foram cinco anos de dedicação, muito estudo e trabalho para se tornar um dentista.

Como todas as solenidades de uma formatura, a de Odontologia também é marcada por muitos simbolismos, como os trajes para cada uma das festividades.

Colação de grau, missa, baile, entre outras, devem ser planejados com muita antecedência. Afinal os custos são elevados, por isso, os alunos não podem deixar para a última hora.

Angariar fundos para a celebração exige cautela, rigor com as finanças e muita transparência.

Por isso o ideal é criar uma comissão que ficará encarregada de discutir e planejar todos os detalhes da formatura. A contratação de empresas especializadas pode ajudar nessa tarefa.

Afinal, uma festa de formatura exige pompa e todos os rituais desse período.

Para saber um pouco mais sobre o tema, preparamos esse conteúdo exclusivo que traz o passo a passo de como realizar uma formatura em Odontologia. Confira!

O que é a formatura em Odontologia?

formatura odontologia mulheres colacao

A formatura em Odontologia é um sinal de que o formando concluiu o curso e está apto a exercer a profissão de dentista. Símbolo de uma grande conquista é marcada por uma série de rituais, comemorações, muita comida, boa música, bebidas e muito mais.

Como o curso exige dedicação diária quase que integral, cuidar dos detalhes pode ser praticamente impossível.

Por isso, o ideal é deixar essa responsabilidade por conta de empresas especializadas. Elas vão deixar o evento com a cara do curso, desde a elaboração dos convites, da decoração, a contratação dos profissionais, dos músicos, etc.

A escolha dos trajes certos para cada solenidade é outro desafio. A cor do curso – bordô ou vermelho -, deve estar presente na faixa da beca e também em alguns detalhes da decoração.

Foi o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que definiu uma cor para cada área do conhecimento.

Além disso, cada profissão tem um símbolo e o da Odontologia é um cajado (caduceu) de esculápio (deus da Medicina e da cura) dentro de um círculo.

Usados especialmente no momento da colação de grau, os trajes básicos para todos os formandos, independente do curso são a beca, o capelo, o Jabor, a capa e a faixa, na cor de cada respectivo curso.

Requisitos para formatura no curso de Odontologia

Organizar uma formatura no curso de Odontologia não é fácil e nem simples, pois exige muito planejamento e organização.

O primeiro requisito para isso, é concluir o curso. Sem a aprovação final o aluno não poderá participar da festividade, em especial, da colação de grau, onde receberia simbolicamente o diploma de conclusão de curso.

Ao chegar nessa fase, o futuro dentista já assistiu a todas as aulas teóricas e práticas, fez todos os trabalhos acadêmicos, inclusive o tão temido trabalho de conclusão de curso, o TCC. Uma formatura em Odontologia perfeita pode ser idealizada já nos primeiros anos do curso.

A adesão de todos os universitários do curso é fundamental para o sucesso do evento.

A programação oficial inclui quatro ou cinco atividades a começar pela aula da saudade,culto ecumênico ou missa de formatura, jantar dançante ou coquetel, cerimônia de colação de grau e o baile, um dos mais aguardados por todos.

Etapas da formatura em Odontologia

formatura odontologia mulher comemorando

Como já vimos, a formatura em Odontologia exige um minucioso planejamento e rigor na execução de cada passo.

A adesão de todos os alunos é importante para garantir o sucesso do evento. Para facilitar e padronizar o trabalho dos formandos, muitas faculdades elaboraram um manual de formatura próprio.

Cada detalhe deve ser decidido em comum acordo com todos os envolvidos. Depois de feito o orçamento, angariar fundos para a realização de cada etapa é fundamental.

Conhecer cada uma delas fará toda a diferença na execução do projeto. Vamos a elas:

– Ter consenso sobre todos os detalhes é essencial. Afinal, estamos falando de uma das festas mais importantes da vida.

– Criar uma comissão de formatura, que represente os alunos na tomada de decisões sobre a festividade. Ela deve ter um estatuto, ata das reuniões e ter em sua composição, um presidente, um vice-presidente, secretário, tesoureiro, marketing. Cada um assumindo as responsabilidades de acordo com suas funções.

– Definir horário e datas de cada um dos eventos com antecedência assegura a contratação dos melhores fornecedores e espaços.

Elaborar um orçamento base para saber quanto cada aluno deverá investir. Portanto quanto maior for o número de participantes, menor será a cota individual que cada um terá que arcar. A arrecadação dos recursos pode vir por meio de rifas, sorteios, venda de produtos, entre outros.

– Estabelecer um número mínimo de convidados que cada aluno poderá levar. A partir daí é possível começar a pesquisar o espaço, o bufê, entre outros detalhes.

– Contar com o apoio de uma empresa de formatura assegura que os prazos sejam cumpridos e os melhores fornecedores contratados.

Colação de grau

Fim de curso é hora de colar grau. Ou seja, o momento onde o aluno receberá o diploma do curso de Odontologia, estando apto a ingressar na carreira profissional.

Para chegar nessa fase o aluno deve ter sido aprovado em todas as disciplinas curriculares; ter cumprido todas as atividades exigidas pela faculdade, inclusive o estágio.

Além disso, deve ter recebido a nota mínima para aprovação no TCC. Cumprido todas as etapas é hora de colar grau.

A cerimônia inclui discursos de professores, paraninfos, diretores de curso, oradores; homenagens; juramento profissional e o tão sonhado recebimento do diploma.

Escolher bem o traje que o aluno usará por baixo da beca é importante. Calça e camisa sociais para os homens é infalível.

O sapato deve ser fechado e não destoar dos tons escolhidos para todos. Para as mulheres o leque de opções é maior, podendo combinar saia e blusa, pantalonas, calça social ou vestido.

Acessórios como brincos, pulseiras e colares são permitidos. Escolher uma boa seleção de músicas é importante. As clássicas são mais indicadas para a ocasião.

O discurso do orador é sempre um dos momentos mais esperados da colação de grau. Seu conteúdo deve enaltecer a trajetória da turma e a importância da profissão.

formatura odontologia dentista

Missa ou culto ecumênico

Conhecer como funcionam os dois tipos de celebrações é importante na hora de escolher entre missa ou culto ecumênico.

A missa geralmente acontece em uma igreja ou capela, escolhida pelos formandos. Na formatura o culto ecumênico pode reunir em uma só cerimônia, uma série de ritos de diferentes religiões.

Geralmente, costuma representar as três principais religiões cristãs: catolicismo, espiritismo e protestantismo. Em ambos os casos a escolha é livre pelos formandos e deve ser de comum acordo entre todos.

O culto ecumênico pode ser o primeiro evento da formatura em Odontologia e ser feito em um auditório, na própria faculdade, por exemplo. Quem não se sentir à vontade, não precisa participar do culto ecumênico.

Baile de formatura

Este é um dos eventos mais esperados pelos formandos e seus familiares e marca o fim das celebrações da formatura.

É um momento de alegria, de pompa e muita diversão. O evento também é cercado de simbologias e exige um roteiro para que tudo aconteça como o planejado.

A começar pela entrada dos formando e seus convidados, definir os melhores pontos para as fotos, organizar as mesas, escolher as bebidas e a alimentação, o momento do brinde, da valsa e das atrações musicais, entre outros detalhes.

Independentemente se for DJ ou banda é importante que a seleção musical possa agradar a todos, formandos e convidados.

Assim a festa fica mais animada a noite inteira. Os trajes dos formandos são especiais. Os homens podem usar smoking com a faixa e gravata borboleta na cor do curso.

As mulheres podem abusar dos vestidos longos, tules, pedrarias, tudo muito bem equilibrado e sem exageros.

Outras solenidades que podem ocorrer

Vários outros eventos podem ser escolhidos para compor a programação de formatura. São atividades mais descontraídas, também conhecidas como pré-eventos. Entre eles:

Aula da saudade. Geralmente ela abre as festividades e tem sua organização mais livre. É um momento somente para os alunos da turma e professores homenageados. Um tempo para conversas, conselhos e muita descontração. A começar pelo traje que pode variar desde um personagem de desenho a um artista de cinema.

– Festa dos 50% ou a de 365 dias. É como se fosse um esquenta para as festividades de formatura, aproximando ainda mais a turma. Pode ser um simples churrasco ou uma pool party, uma festa mais descontraída, que geralmente acontece em piscinas ou clubes.

– Aposição de placa ou descerramento de placa, consiste em colocar a foto da turma nos corredores ou um local especial da faculdade. Este evento pode contar com a participação dos professores homenageados, familiares e amigos dos formandos. No final, geralmente acontece um coquetel de confraternização.

– Jantar dançante ou coquetel pode substituir o tradicional baile de formatura. São eventos menos formais, mas que também exigem planejamento, cronograma e um look muito bem arquitetado.

Simbologia presente na formatura em Odontologia

formatura odontologia dentista instrumento

Como nas formaturas de outras profissões a de Odontologia também é cercada de símbolos.

A cor, a figura que representa a profissão e o anel são os principais. De origem greco-romana, uma serpente envolvida em um cajado, dentro de um círculo é o símbolo da Odontologia.

No desenho o bastão (caduceu) de Esculápio (deus da Medicina e da cura) é tomado pela cobra da esquerda para a direita. Esse símbolo foi oficializado pelo Conselho Federal de Odontologia, por meio da resolução de número 185 de 26 de abril de 1993.

O artigo 275 da Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia detalhou as proporções e as cores dos elementos. O bastão, antes grafado na cor grená passou a ser marrom e a serpente com estrias pretas. A granada em tom avermelhado é a pedra usada no anel de formatura em Odontologia.

Qual o símbolo da Odontologia?

Estudiosos asseguram que uma das primeiras imagens do símbolo da Odontologia apareceu 1914 quando o dentista do exército, Benjamin Constant Nunes Gonzaga, publicou um artigo na revista Odontológica Brasileira com o título “O emblema simbólico da Odontologia”.

Na publicação ele descreveu o emblema, muito próximo ao modelo usado hoje em dia.

Porém somente em 1993 o Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconheceu o símbolo como da Odontologia. Assim como as demais áreas da saúde, a cobra representa a cura, a regeneração e o bastão tem sua origem na mitologia grega, se refere ao profissional da saúde.

Ele era conhecido como bastão de Asclépio ou caduceu de Esculápio, o deus da Medicina. Para diferenciar, o símbolo da Odontologia está inserido em um círculo, que representa a cavidade oral.

Juntos esses elementos estão presentes em convites de formatura, revistas da área, receituários, cartões de visitas, jalecos, entre outros.

Qual a cor do curso de Odontologia?

As cores de cada profissão são fortes e marcantes. E na Odontologia não poderia ser diferente. Um tom forte como o bordô foi o escolhido para representar a carreira.

E está presente na beca, no anel de formatura, entre outros objetos importantes durante as cerimônias festivas. O tom quente remete à autoridade, incentiva a tomada de decisões, indica luxo e até fome.

Pedra do anel de formatura em Odontologia

A granada avermelhada é a pedra escolhida para representar a Odontologia. Povos da antiguidade associavam essa coloração ao coração e ao amor. Um pouco mais escura que o rubi, a granada, conhecida como “pedra que ilumina” representa a vitalidade e a determinação.

É a única pedra que representa apenas uma profissão. Indicando um rito de passagem entre a carreira acadêmica e a profissional, o ritual de usar anel de formatura nasceu na faculdade militar americana de West Point, em 1835.

Na época os alunos queriam ter um símbolo que representasse a passagem deles pelo curso superior.

Hoje em dia, esse costume não está tanto em evidência, mas formandos e formandas continuam gostando de ganhar o acessório.

Ele deve ser usado no dedo anelar da mão esquerda e sempre trazem a pedra representativa do curso frequentado. Ele continua sendo símbolo de dedicação, horas de estudo e também de boas lembranças dos cinco anos de curso.

Dicas para organizar um ótimo baile de formatura

formatura odontologia dentista sentada

Dizem que os tempos passados na universidade são os melhores anos de sua vida. Isso porque, além de uma profissão, a vida acadêmica traz novas oportunidades de conhecimento e de crescimento pessoal e profissional.

Apesar das exigências dos estudos, das provas, das aulas práticas e do estágio, é durante a faculdade que o jovem desenvolve senso crítico e amadurece seus objetivos de vida.

E para coroar e fechar esse ciclo de vida, nada mais certo que uma grande celebração como a formatura em Odontologia.

Em especial o baile, um dos momentos mais esperados pelos formandos, seus familiares e amigos.

Um momento tão especial como esse merece ser cuidado com carinho e zelo em todos os detalhes. Aqui trazemos algumas dicas de como organizar um baile de formatura em Odontologia inesquecível.

1- Planejamento é a palavra chave para o sucesso do evento. A formatura deve ser planejada já nos primeiros anos do curso. Isso evita atropelos e bons resultados na gestão das finanças.

2- Defina as prioridades da festa. Local, data e horário são os primeiros itens a serem resolvidos. Em seguida escolha o padrão do jantar, das bebidas, qual será o tipo de sonorização e da decoração.

3- Pesquisa é a regra de quem procura fazer um evento glamoroso a um preço justo. Busque ao menos três orçamentos para cada item definido na festa. Verifique também se fechar um pacote de serviços não é mais vantajoso do que montar o evento pagando em separado por cada item, como decoração, bebidas, comida, música, garçons, etc.

Formação de uma eficiente e responsável comissão de formatura

Essa é uma tarefa nada fácil. Os integrantes da comissão de formatura devem ser responsáveis, comprometidos e acima de tudo que tenham tempo hábil para desempenhar a tarefa.

A comissão deve ser formalizada em ata, ter presidente, vice-presidente, tesoureiro, primeiro e segundo secretários, entre outros cargos. Organização e habilidade financeira também são requisitos importantes para quem for compor a comissão, em especial o tesoureiro.

Definir desde já o planejamento financeiro

Quanto mais cedo for definido o cronograma da formatura, mais precocemente devem começar o levantamento dos recursos necessários para tanto. Desta forma ganham tempo e não comprometem o resultado final.

Afinal, um evento desse porte, com tantas cerimônias diferentes, não fica barato e, com planejamento, os alunos podem dividir os valores a que cada um tem responsabilidade em pagar. Se o prazo é maior, as parcelas ficam menores.

Além disso, rifas, bingos, venda de produtos ou festas podem contribuir para levantar os recursos necessários. Afinal, em média, dependendo do curso, cada aluno costuma desembolsar entre R$ 3.000,00 e R$ 20.000,00.

formatura odontologia consulta dentista

Prever a dimensão da festa e o número de convidados por formando

O orçamento da formatura vai depender essencialmente da dimensão da festa e do número de convidados.

Aqui devemos contabilizar todos os envolvidos, formandos e seus convidados, professores, diretores, funcionários entre outros.

Somente a partir desse número é possível dimensionar o tamanho do evento e onde ele poderá acontecer.

Geralmente, o mais em conta é a colação de grau, realizada normalmente no auditório das faculdades. Assim é possível economizar com locação.

Na hora do baile, optar por salões que já oferecem alguns serviços agregados no pacote pode reduzir os custos, quando comparado à contratação individual de cada um deles.

Tudo precisa ser devidamente anotado e comparado. Optar por limitar o número de convidados por formando é uma boa saída.

Caso ele precise de mais convites, o valor deve ser cobrado à parte.  Explorar as habilidades da turma também pode trazer economia na confecção de itens para animar a festa ou lembrancinhas.

Buscar o auxílio de profissionais competentes que auxiliem no planejamento e realização do evento

Diante do tamanho do evento, mesmo o empenho da comissão de formatura pode não ser suficiente para dar conta de tantos detalhes.

Afinal, serão vários dias de eventos – colação de grau, missa, baile -, e muitas atribuições. Buscar ajuda de profissionais capacitados e especialistas na realização deste tipo de festa é importante.

Não dá para improvisar nessa fase, buscando sempre o menor preço. É preciso avaliar a idoneidade desta empresa, bem como dos serviços que ela pretende contratar. E essa responsabilidade é também da comissão de formatura.

Afinal, não são raros os casos em que os alunos depositaram toda confiança na empresa e no dia do evento, simplesmente descobrem que ela e o dinheiro sumiram.

Conclusão

formatura odontologia estudante

A formatura em Odontologia ou qualquer outro curso superior é um dos momentos mais aguardados por alunos, seus familiares e amigos.

São diversos eventos que juntos, simbolizam a passagem da vida acadêmica para a profissional. Momentos cercados de convenções e símbolos. Cada uma das carreiras tem suas peculiaridades e na Odontologia não é diferente.

Organização e planejamento devem andar lado a lado para a realização da festa dos sonhos.

O primeiro passo é definir uma comissão de formatura; seguida pela data, horário e local da festa. Levantar os custos, estabelecer o número de convidados e, assim, chegar a um orçamento final.

Tarefas que ficam mais fáceis com ajuda de empresas de formatura em Odontologia. Mesmo que a turma opte por uma viagem ao invés do tradicional baile, todos os custos devem ser levantados, avaliados e rateados entre os formandos.

Por isso, quando mais cedo se começa a pagar, mais acessível ficam as parcelas. Quando a data chega, é só comemorar e se divertir.

Continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro de todas as dicas na área da saúde!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere, profissional da saúde!

Baixe o app da SINAXYS gratuitamente

medico sinaxys

Encontre as melhores vagas de emprego na área da saúde.

medico sinaxys

Encontre vagas de emprego na área da saúde.