Franquias de clínicas médicas: vantagens e desvantagens

FRANQUIAS DE CLÍNICAS MÉDICAS
Compartilhe:

As franquias de clínicas médicas são excelentes alternativas para quem deseja empreender na área da saúde a partir de um modelo já pronto. Porém, como qualquer negócio, têm seus prós e contras.

O melhor caminho para você que está em dúvida se monta a própria clínica ou abre uma franquia é entender bem este modelo. Assim, ao conhecer as vantagens e desvantagens, será muito mais simples entrar no mundo do empreendedorismo de maneira assertiva.

Afinal, uma franquia demanda um bom investimento, em termos financeiro e também de tempo. É preciso também estar disposto a entender sobre gestão e organização financeira.

Continue lendo para entender mais sobre as franquias de clínicas médicas. Neste conteúdo, elencamos as principais dúvidas de médicos sobre o assunto. Boa leitura!

Franquias de clínicas médicas: como funcionam?

Franquias de clínicas médicas

As franquias de clínicas médicas funcionam da seguinte forma: a unidade franqueadora, ou seja, a “dona” do modelo de determinado, “vende” unidades da empresa, mediante algumas condições. Pagamento de royallites, cumprimento de padrões de atendimento, identidade visual e tempo de contrato são algumas delas.

Ao abrir uma franquia de clínica, você contará com todo um modelo já pronto. O que é muito prático para quem não tem muita expertise com gestão e quer abrir o próprio negócio. Porém, o investimento pode sair bem mais caro que montar a sua empresa da saúde do zero.

Existem vários tipos de franquias na saúde: clínicas odontológicas, de exames e as clínicas populares, que vêm crescendo ano após ano.

Confira agora vantagens e desvantagens das franquias de clínicas médicas.

Vantagens de apostar em uma franquia de clínica médica

1.Modelo de negócio pronto e testado

As franquias de clínicas médicas já são um modelo pronto, como falamos. Além disso, trata-se de uma empresa que já foi testada. Na prática, uma franquia é a extensão de um negócio que deu certo.

Processos em geral, desde a operação até à comunicação já estão desenhados. A sua tarefa será colocá-los em prática.

2.Acesso aos dados e informações importantes do desempenho da franquia

Antes de abrir uma franquia, você pode ter acesso às informações importantes do desempenho deste negócio. Previsão de lucro e quantidade média de pacientes atendidos são algumas delas. O que não acontece quando se monta uma clínica do zero.

Com isso, fica muito mais fácil se organizar, se planejar financeiramente e, o mais importante: ter uma noção mais clara sobre os ganhos desta empresa.

3.Suporte

Toda franquia conta com uma equipe de suporte e com consultores para ajudar o franqueado a conduzir a empresa. Assim, ao abrir uma empresa como essa, você contará com especialistas para tirar as dúvidas sobre o negócio e propor as melhores soluções.

Agora, as desvantagens deste modelo

Franquias de clínicas médicas

1.Limitação criativa

Como falamos, uma franquia é um modelo padronizado, desde a disposição dos móveis até a identidade visual presente nos materiais impressos e digitais.

Isso significa que você não pode fazer grandes mudanças na clínica sem a aprovação do franqueador. 

2.Pagamento de taxas

Outra desvantagem do modelo de franquias é o pagamento de taxas.

Para você ter uma ideia, apenas para conhecer melhor o formato da empresa e ter acessos aos dados, é necessário para uma taxa. Isso sem contar com o valor mensal pago ao franqueador, independente se você teve lucro ou não.

3.Custo de abertura alto

Por conta de todas as taxas, o custo de abertura de uma franquia de clínica médica acaba sendo bastante alto. Isso porque, além de pagar esses valores, você ainda terá que investir em toda uma estrutura e padronizá-la.

Agora fiquei em dúvida: vale a pena abrir uma franquia clínica médica?

FRANQUIAS DE CLÍNICAS MÉDICAS

Depois conferir os prós e contras das franquias de clínicas, você pode ter ficado com dúvidas sobre em qual modelo apostar. Para escolher a melhor opção, você pode analisar basicamente 3 fatores:

  • O valor disponível para investir: caso você tenha uma boa quantia, a franquia pode ser considerada;
  • Seu conhecimento sobre gestão e processos: se essa não a sua área, contar com um modelo já pronto pode ser interessante;
  • O mercado de saúde na sua região: algumas cidades já possuem uma quantidade muito grande de franquias. Isso significa um esforço maior para se destacar e conquistar mais pacientes;
  • Os diferenciais que a franquia oferece: quanto mais você puder agregar valor aos serviços que oferece, maiores são as chances para fidelizar os pacientes.

Outras dicas importantes para encontrar a melhor opção para você são não agir por impulso, ou seja, estudar bem a sua ideia e conversar com outros franqueados e donos de clínicas próprias. Dessa forma, fica mais simples entender os desafios do dia a dia.

Ter o quadro de colaboradores completo é essencial em qualquer modelo de negócio

Independente se você vai abrir uma franquia ou montar a sua clínica, ter o quadro de colaboradores completo é essencial para o sucesso da empresa. Porém, quando falamos da busca por médicos, isso pode ser um desafio.

Acontece que, assim como você está busca desses profissionais, eles também estão procurando vagas na saúde.

A Sinaxys surgiu justamente para unir médicos às oportunidades de trabalho!

Trata-se de uma plataforma onde clínicas e hospitais divulgam sua vagas disponíveis, por um preço bem acessível. Já os profissionais da saúde não pagam nada, aumentando as chances de candidaturas.

É possível inserir a descrição da vaga, valores pagos, carga horária e até fotos do ambiente.

Hoje, está presente em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além disso, a plataforma conta com mais de 110 anunciantes e mais de 7.000 profissionais cadastrados.

Não perca tempo: anuncie agora na Sinaxys e complete o seu quadro de profissionais!

Leia também

Sinaxys: plataforma para encontrar médicos para trabalhar

Tendências na área da saúde em 2022 que você precisa conhecer

Quanto custa montar uma clínica médica? Descubra aqui!

Como encontrar médicos para trabalhar na sua clínica? 8 dicas!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere, profissional da saúde!

Baixe o app da SINAXYS gratuitamente

medico sinaxys

Encontre as melhores vagas de emprego na área da saúde.

medico sinaxys

Encontre vagas de emprego na área da saúde.