Networking: O que é, Importância e Como Ter Sucesso ao Fazer

networking durante um seminario
Compartilhe:

Com certeza você já ouviu falar em networking, não é mesmo? Isso porque, faz toda a diferença ter uma rede de contatos hoje em dia – seja para você mesmo ou para o seu negócio. Este é o principal motivo que leva este termo a se popularizar cada vez mais.

Independente de qual seja a profissão, contatos é algo que deve-se cultivar. Afinal, a pessoa que você ajudou no presente, pode ser aquela que vai te ajudar no futuro, caso esteja precisando.

Seja como for, a verdade é que o networking traz muitos benefícios  para quem quer se destacar no mercado e ser de fato reconhecido por sua profissão. No mercado da medicina, não seria diferente.

E não é difícil fazer uma rede de contatos, pois estamos na era digital. Porém, nem sempre é tão simples.

Por esta razão, trazemos além das vantagens, tanto no ambiente profissional quanto no pessoal, dicas de como fazer um bom networking (mesmo sendo uma pessoa tímida).

Aproveite a leitura!

O que é networking?

networking em conferencia a distancia

Apesar de ser um termo em inglês, a palavra networking é muito popular no país – graças a internet.

Networking é simplesmente o fato desenvolver uma rede de contatos eficiente, especialmente no âmbito profissional. Claro que é possível usá-la nas relações pessoais também.

Porém, temos dois termos: network e networking.

Basicamente, o significado deles é mesmo. A diferença é que network é susbtantivo e se refere à rede de contatos, enquanto networking é verbo e diz respeito ao ato de criar a rede.

Pode parecer complicado, mas não é. Afinal, fazemos network quase a todo momento – quando conhecemos novas pessoas, seja pessoalmente, no ambiente virtual e cultivamos essa amizade.

Na questão profissional, manter uma rede de contatos é ainda mais essencial, visto que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e amplo. Por isso, network é uma ótima chance de fortalecer relações comerciais e encontrar oportunidades novas, se este for o seu objetivo.

Por exemplo, um médico pode desenvolver sua rede de contatos durante congressos e workshops que acontecem no Brasil e pelo mundo. Ou então, simplesmente, se conectar com alguém por meio do Linkedin.

Mas o fato é que uma rede de contatos é útil para todos, independente de suas carreiras e currículo. Lembre-se disso!

E qual termo devo usar: network ou networking?

Network e networking são dois termos que possuem diferenças, apesar de se complementarem, como falamos.

Network vem do inglês e significa “rede de contatos”, muito usada no âmbito profissional. Afinal, é muito importante se conectar com com novas pessoas, que podem vir a te ajudar futuramente.

networking, como falamos, é o ato de construir essa rede.

Ou seja,  network é uma rede de conexões profissionais e networking é o ato de encontrar esses contatos.

Ambos os termos estão corretos se referes a algo extremamente importante atualmente: o processo de desenvolvimento de nossa rede de contatos. Sendo, portanto, um esforço de uma pessoa para se aproximar de outras, mas requer constância para isso acontecer.

Qual a importância de fazer networking?

networking colaboradores conversando na mesa

De acordo com um levantamento feito pela consultoria The Adler Group, 85% das vagas de emprego são preenchidas por meio de networking. O que justifica a importância de cuidar e ampliar a rede de contatos ao longo da carreira.

Networking é ainda mais vantajoso para médicos que buscam dinamizar suas carreiras ou captar mais pacientes para suas clínicas. Além, é claro, de ter contato com outros profissionais para ficar por dentro das novas tendências e inovações do mercado. 

Isso porque a área médica é uma das mais disputadas do mercado, além de estar que está em constante mudança. Em meio a tanta concorrência, usar o network é uma excelente estratégia para conseguir se destacar perante aos demais profissionais da saúde, seja conquistando novos pacientes para sua clínica/consultório ou uma boa vaga de trabalho.

Veja abaixo dicas e os principais benefícios de fazer network para a sua vida pessoal, negócio ou carreira. Entenda também como a Sinaxys pode te ajudar em tudo isso. Continue lendo!

Principais benefícios de fazer networking

Muitas pessoas podem não achar o networking tão eficiente, mas ele é.

Afinal, uma rede de contatos contribui especialmente para o fortalecimento de relações profissionais, pode ajudar médicos a captarem mais pacientes para os seus consultórios e ainda a encontrar novas chances no mercado de trabalho.

Quer mais? Veja a seguir outros benefícios do networking não só para a carreira profissional, mas também para negócios e vida pessoal.

Fortalece os negócios

Mesmo a medicina sendo uma profissão muito humana, não podemos deixar de lembrar que é um negócio que deve gerar lucro ao profissional. Por isso, fazer network é muito importante na captação de novos clientes.

É benéfico para a sua carreira

networking colaboradores

Aquele médico que busca dinamizar sua carreira – seja por meio da captação de novos pacientes para o seu próprio consultório ou na busca por boas oportunidades de emprego – precisa fazer networking.

Afinal, visibilidade faz toda a diferença.

Isso porque manter contatos de outros profissionais da área – não importa que não sejam da mesma especialidade – faz com que você sempre esteja atualizado sobre as tendências e mudanças.

Isso é fundamental para que se consiga se destacar perante um mercado em alta, como é o caso do mercado na área da saúde.

Benefícios para as relações pessoais vida pessoal

Quem não gosta de conhecer gente nova?

O networking também é importantepara a vida pessoal, pois nos torna mais sociáveis e nos ajuda a ter aquela rede de amigos e colegas de profissão que podem nos ajudar futuramente.

Mesmo que você seja uma pessoa tímida ou introvertida, o network pode ser feito de diferentes formas e sempre vão ter pessoas com os mesmos gostos e desejos que você.

Abaixo, você confere como fazer networking mesmo sendo uma pessoa com esse perfil.

Como fazer um networking de sucesso? 6 dicas para iniciar

networking mulheres

Já falamos dos benefícios do network para sua vida pessoal e profissional e se você está interessado em começar a fazer networking, mas não sabe por onde começar. Não se preocupe! Nós separamos 6 dicas infalíveis para você iniciar a sua rede.

Confira!

Compartilhe e contribua com o conhecimento na suas redes sociais

Interação por meio das redes sociais é muito bom, pois é o que está em alta. É difícil encontrar alguém que não acesse nenhuma mídia social atualmente. Seja qual for o seu objetivo com o network, cada rede pode te ajudar da sua maneira.

Para quem busca contatos profissionais tem o Linkedin para ajudar na procura e conexão, por exemplo. Ou se você somente busca por amizades novas e troca de experiências, o Facebook tem grupos e páginas para isso.

Participe de eventos do seu mercado

Palestras, workshops, congressos e até webinars e lives (que se tornaram tendência digital durante a pandemia da Covid-19) são ótimas opções para conhecer pessoas e colegas de profissão e fazer um network efetivo na área – especialmente quando falamos na área da saúde.

Busque pessoas com interesses em comum

Dizem que o oposto se atrai, mas a nossa dica vai em contramão a isso. Afinal, quem busca por um network efetivo profissionalmente, deve buscar por profissionais que tenham interesses em comum, Por exemplo, seu sonho é trabalhar em determinada empresa, porque não fazer contato com alguém que já atue nela?

Mantenha uma lista atualizada de contatos

Seguindo na mesma linha da dica anterior, do que adianta fazer contato com alguém e depois sumir? Sabemos que isso pode acontecer devido às escolhas e mudanças que fazemos em nossas vidas.

Conhecemos pessoas o tempo todo e é importante ter uma lista atualizada dos contatos mais frequentes e atuais que você tem feito.

Comemore as suas conquistas profissionais

Comemorar e compartilhar as suas conquistas profissionais te ajuda a se aproximar da sua rede de contatos e também abrir portas para novas oportunidades. Para quem quer fazer sucesso na área médica, compartilhar conquistas significa mostrar talento e credibilidade para novos e futuros pacientes.

Use uma abordagem sincera e criativa

Conhecer as técnicas para uma boa relação com o cliente ou paciente é ótimo, mas você precisa definir um objetivo com isso antes de qualquer coisa. Ter uma abordagem diferenciada e criativa ajuda a mostrar suas habilidades e a atrair mais pessoas, especialmente nas redes sociais – local onde é possível fazer pode mais network.

Agradeça o apoio de outros profissionais

Pode não parecer grande coisa, mas o simples ato de agradecer as pessoas é algo muito bom e que deve ser cultivado.

Lembre-se de agradecer a alguém que te ajudou em determinada situação ou que pretende te ajudar. Pode simplesmente agradecer por ser seguido nas redes sociais, e então, aproveitar para puxar aquele bate-papo.

Faça perguntas certas no momento certo

Não é bom ser aquela pessoa que pergunta demais ou aquela que pergunta de menos, muito menos aquela que se sente a dona da razão. Isso acaba mais afastando do que aproximando as pessoas, prejudicando a sua rede de contatos. Por isso, faça perguntas quando precisar realmente e no momento certo, nada de ser invasivo.

Networking sendo tímido ou introvertido: Como começar?

networking colaboradores conversando

Se você é do tipo de pessoa:

  • tímida e introvertida;
  • que tem uma certa dificuldade em se relacionar com outras pessoas;
  • não sabe como demonstrar carisma nas relações profissionais;
  • e nem consegue se enturmar, saiba que é sim possível fazer networking!

Porém, para pessoas com esse perfil, isso pode parecer um pesadelo e gerar medos incapazes de controlar.

Por este motivo, considerando a importância de um network na sua vida, nós resolvemos te ajudar! Logo a seguir você pode conferir alguns truques básicos que te ajudarão nisso e a dar um novo rumo à sua carreira.

Confira abaixo!

Faça contatos iniciais de forma online

Pessoas tímidas e introvertidas geralmente passam bastante tempo no ambiente virtual. O que pode facilitar um primeiro contato, tanto com pessoas próximas quanto com pessoas desconhecidas, mas que possuem interesses em comum.

Faça uma boa seleção com quem deseja conversar

networking em conferencia

Uma boa rede de contatos não se resume à quantidade de pessoas presentes nela, mas a qualidade e semelhança que elas possuem com o seu perfil. Já até falamos ao longo deste texto, mas vale ressaltar que na questão profissional o que conta é uma boa seleção de contatos e não a quantidade. Se a pessoa segue uma linha que não é a sua, é melhor repensar se vale a pena manter este contato ou não.

Procure conhecer de maneira prévia quem é a pessoa e seus interesses

Isso vale especialmente no ambiente digital, onde somos bombardeados por convites de pessoas aleatórias todos os dias. Porém, muitas delas não compartilham dos mesmos interesses, podem não ser “úteis” futuramente ou até te prejudicar o seu relacionamento com a sua própria rede de contatos já montada.

Portanto, conheça previamente a pessoa que quer se conectar com você, antes de começar essa relação. Saiba quais os objetivos e interesses dela e se este relacionamento tem algum futuro.

Peça que terceiros lhe ajudem apresentando ao contato

Contar com ajuda de terceiros também ajuda bastante a fazer uma rede de contatos eficiente, principalmente para quem é mais tímido e introvertido.

Dessa forma, peça para algum colega ou conhecido lhe apresentar para outras pessoas, o que facilita bastante o primeiro contato.

Chegue mais cedo no local

Muitas pessoas que sofrem com a timidez ou são introvertidas. Por conta disso, um ambiente lotado pode levar a vários medos e prejudicar a socialização.

Dessa forma, se você quer conhecer mais seus colegas e fazer networking, chegar cedo no local de trabalho pode ser uma boa alternativa, visto que terá mais tempo para conversar e mais privacidade para isso – antes de iniciarem suas atividades.

Facilite a sua busca por oportunidades na área da saúde

networking equipe em reuniao

Independente do termo, o que importa é fazer contatos, principalmente quando falamos em negócios e carreira. Afinal, apesar de fazer a diferença em nossa vida pessoal também, o networking é ideal para se destacar profissionalmente no mercado de trabalho.

Para médicos e demais profissionais da saúde é ainda mais essencial, pois ajuda a dinamizar a carreira e captar novos pacientes para clínicas. Ou, até mesmo, a encontrar novas oportunidades de trabalho.

Nem sempre uma grande rede de contatos é eficiente no quesito profissional, porque o que consideramos aqui não é a quantidade mas a qualidade. Deve-se buscar por pessoas que têm o mesmo interesse que você.

Quer ter uma rede de network efetiva? Baixe o App da Sinaxys e confira as vagas que temos disponíveis para vocÊ!

Sem pagar nada, crie o seu perfil e se candidate para várias oportunidades interessantes da área da saúde. Você consegue visualizar os dados sobre a vaga, como horário, valores pagos e ver até fotos do local.

Baixe agora e encontre oportunidades alinhadas com o seu perfil!

Leia mais

Chatbots para WhatsApp de clínicas médicas: o que são, vantagens e como escolher

Gestão de pessoas em clínicas e hospitais: entenda a real a importância

Redes sociais para médico: guia completo atualizado 2022

LGPD para médicos: as 5 violações que você não conhecia

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere, profissional da saúde!

Baixe o app da SINAXYS gratuitamente

medico sinaxys

Encontre as melhores vagas de emprego na área da saúde.

medico sinaxys

Encontre vagas de emprego na área da saúde.